Opa… um olá a todos… me deparei com uma situação e surgiu uma dúvida em minha cabeça… gostaria de fazer uma classe genérica de GUI onde
contesse toda a funcionalidade básica de meus formulários, como posicionamento dos botões e demais conteúdos que fossem se repetir para telas
com esse mesmo modelo, para depois, ao montar minha telas funcionais, eu apenas herdasse essa classe que por sua vez extenderia JFrame.
Até aí tudo ok… o problema surgiu quando pensei em criar alguns métodos de configuração de telas que todas as demais terão… e esses métodos serão
abstratos pois só têm sentido sua funcionalidade nas sub-classes… logo eu pergunto: Crio apenas os métodos abstratos na minha classe abstrata de
Formulário, ou crio uma interface que conterão esses métodos ??
Ao pensar na hipótese de criar uma interface, me surgiu outra dúvida… se eu Implementar minha Interface na classe pai, as classes filhas tbm terão
as mesmas funcionalidade, ou terei que implementá-la em todas as minhas classes filhas para ter o efeito desejado ? ou seja se “A” Extende “B” e “B”
implementa “I”, por herança “A” também implementa “I” ?? se eu esperar polimorficamente um “I” em algum método qualquer posso passar “A” ??
E então gente vocês acham que essa maneira de projetar GUIs está correta ? eu estou meio que perdido…
Abraços