Pessoal, agradeço se puderem me ajudar.
[ 1º ]
Dada uma variável x que recebe um número inteiro, eu gostaria de entrar em um while que criasse um número x de variáveis.
Se x recebe 3, por exemplo, depois desse while eu gostaria que fossem criadas 3 variáveis.
O problema é escrever essa “criação automática e sequencial” de variáveis, mas mais do que isso: o nome dessas variáveis.
Escrevi algo como:
x = 3
c = 0
while c < x:
c = c + 1
z = input("Digite um nome: ")
A partir desse ponto eu gostaria de saber como criar uma variável que tenha como nome a string guardada em z, guardar um float nela, seguir adiante, criar outra variável que tenha como nome a nova string guardada em z, guardar um float nela, seguir adiante, criar outra variável que tenha como nome a nova string guardada em z, guardar um float nela… e estourar o while porque a condição (c < x) passa a ser False.
[ 2º ]
Dada uma variável x que recebe um número inteiro, eu gostaria de entrar em um while que criasse um número (x * 2) de variáveis.
Se x recebe 3, por exemplo, depois desse while eu gostaria que fossem criadas 6 variáveis:
n1 = input("Digite um nome: ")
v1 = float(input("Digite um valor: "))
n2 = input("Digite um nome: ")
v2 = float(input("Digite um valor: "))
n3 = input("Digite um nome: ")
v3 = float(input("Digite um valor: "))
A ideia é que além da automatização na criação das variáveis, se estabeleça uma padronização no que se refere à nomeação das variáveis criadas: n1, v1, n2, v2, n3, v3… e assim por diante (dependendo do valor de x).
///
Como programar essas duas possibilidades?!
///
Mais uma dúvida que surgiu durante a tentativa de solucionar esse problema:
- Como renomear uma variável? Mudar seu nome, não seu valor.
///
Grato desde já!