tenho um sistema q está dividido em 2 partes, o cliente q é o sistema q roda no dispositivo movel e o servidor q roda no tomcat.
o usuario faz solicitações de alteracoes e seleção dos dados q estão em um banco de dados. para acessar essas informações o usuario escolhe a opção no dispositivo movel e esse se comunica com o servidor, e esse por sua vez busca elas no banco. Algumas informações q são estaticas ficam gravadas no celular e outras são adquiridas a cada requisição.
gostaria de saber os atores dessa aplicação.
sei q um é o usuario do sistema q o acessa através do dispositivo móvel. minha dúvida é saber se a aplicação q roda no servidor tbm é um ator já q ele faz as solicitações para o banco e não o dispositivo movel diretamente.
Casos de usos refletem a interação dos usuários com os sistemas . No caso que você explicou , o cliente acessando um programa em um dispositivo móvel é um ator que interagem com o sistema . O sistema que roda no celular acessando um servidor pode ser considerado um ator para o sistema que roda no servidor já que seria uma aplicação externa .
atores
Pessoas
Departamentos
Sistemas
Horarios
Casos de Uso são independentes de tecnologia. O ator é alguém que tem um objetivo com relação ao sistema, casos de uso são requisitos, não importando o que está “atrás”. Trecho tirado da apostila da ASPERCOM:
“Aquilo que é responsabilidade interna do sistema não pode ser extraído como Ator”.
Se seu ator está efetuando uma funcionalidade no dispositivo móvel, para ele não interessa se está conectado a um Tomcat, Jerrymouse, JBoss, JEmpregado, nem se é via WiFi ou transmissão de pensamento. Casos de Uso mapeiam o problema e não a solução.
Recomendo o nosso curso. Lição 2.