Duvida em Aplicação de Patterns

Bom pessoal tenho umas duvidas aqui … para uma aplicação gráfica, que meche com banco de dados e diversos objetos e nos erros geram logs … nada de impossivel …

Qual combinação de pattenrs vocês usariam para isso? um para controle de banco, outro para a gráfica e outro para objetos? seriam algo mais ou menos assim?

Agradeço a atenção, não precisa ser nada mt explicativo =) só os nomes já adiatam e o motivo da escolha =D … vlw!

Acho que você quer fazer uma aplicação com Swing !? Você pode utilizar o MVC e DAO.

Esses são os principais mas dependendo da sua arquitetura, outros podem ser incluídos.

Li sobre o MVC e não me pareceu uma grande jogada para a construção da Swing, vi que é bastante usado para a parte web … no que realmente ela influenciaria?

O Dao ajudaria na parte do banco de dados?

Li sobre o Vo … eles são tipo “transportes” para os objetos irem p/ os bancos?

Li sobre o Façade tb … ele parece deixar organizadinho a parte de varias janelas swings e té fazer um controle nelas

Minha idéia:
Faço uma classe inicial para login e senha, logo ela instanciaria uma classe “principal” que teria um subconjunto de interfaces ligadas nela (Façade), criaria todas as classes dos objetos separados e bunitinhos com get’s e set’s para interagir com o banco de dados.
Essa parte do banco de dados eu fiquei um pouco com duvida de como poderia fazer … se criaria uma geral com todos os metodos dentro e conforme a ação eu seto uma String sql, mas ae ficaria junto com a interface … não queria isso =/ … acho que deu para entender bem né?

q q acham? eheh varias duvidas o.O

O MVC pode ser aplicado em diversos tipos de aplicações, tanto em web quanto desktop.

Se você leu, você deve ter visto que o DAO serve para concentrar o acesso a dados(XML, JDBC, etc…) em uma camada, tornando a manutenção muito melhor.

Na verdade você deve precisar apenas de POJOs para encapsular alguns dados.

Alguns links interessantes:

http://www.developer.com/java/ent/article.php/3336761

Valeu!