Dúvida de Lógica

Oi Pessoal.

Estou tendo java básico na faculdade e estou com uma dúvida que na verdade é dúvida de lógica mesmo.
Estou aprendendo a programar, mas tenho muita dificuldade na lógica - o que atrapalha muito, mas to estudando kk

Queria que vcs dessem uma olhada no código e me ajudassem a entede-lo. Estamos fazendo um teste para saber se o número é primo ou não.

Minhas dúvidas são:

[list]Porque não se declara a variável i? [/list]
[list]Porque ele criou a linha boolean primo = true; ?[/list]
[list]Tentei fazer um chines desse For, mas não consegui. Podem me ajudar?[/list]

Bom é isso aguardo o help de vcs. :slight_smile:

import javax.swing.JOptionPane; //Biblioteca java

public class CalculaPrimo { // classe sempre com a 1º letra maiúscula

public static void main(String[] args) {
        String str= JOptionPane.showInputDialog("Digite um numero"); // janela
        int p= Integer.parseInt(str); // declara a variável 'p' como integer
            boolean primo = true; //declara a variável 'primo' como boolean recebendo true
              for (int i=2; i<p ;i++){ 
                  if(p%i ==0){
                      primo = false;
                  }
              }
            if(primo){
                System.out.println(p + " é primo");
            }else{
                System.out.println(p + " não é primo");
            }
            }
}

A variável i foi declarada dentro do propio laço do for sendo uma variável de escopo.

for (int i=2; i<p ;i++){

A variável primo foi criada para armazenar o resultado do calculo do resto da divisao das variareis .

Minha duvida , Fazer um CHines do for ?

O algoritmo parte do pressuposto que o número é primo. Só caso haja alguma divisão inteira (sem resto) por qualquer número entre 2 e o número é que ele é considerado não primo.

p.s.: Tem várias formas de otimizar esse algoritmo.