[quote=robsonsilvar][quote=fredferrao]To achando um pouco estranho este teu modelo. Voce trata tudo com item, nao seria o caso de tratar por exemplo como PRODUTO e materia prima? ou Produto e Itens do Produdo?
Por exemplo o item bicicleta NUNCA sera usado para montar outro item.
Acho que voce poderia rever teu modelo, deveria por ex. tratar bicicleta como um produto que necessita de varios itens para se montar.
e ficaria + ou - assim:
Produto M------------contem------------N Itens
A nao ser que a empresa fabrique tudo do zero, ai teria que ver, mas pelo que entendi do teu modelo, todo item que é montado, depois disso NUNCA sera usado para montar outro item, entao poderiamos chama-lo de produto final, e os itens de materia prima.
Deu pra entender :?: :? [/quote]
Fred,
Legal o teu ponto de vista, mas um item que a empresa fabrica pode ser usado para fabricar outro item.
Ex: A empresa pode fabricar bicicleta e pneu de bicicleta. Vc concorda que eu posso usar esse mesmo pneu em um monociclo? (aquelas bicicleta de circo que só tem uma roda e 1 asento).
Não da pra tratar um pneu como materia prima, pq hora ele pode se comportar como materia prima(da bicicleta) e hora como produto final(um pneu que é composto de roda e camera, que são efetivamente materias primas de pneu).
vlw![/quote]
Claro, e esta foi a ressalva que fiz: “A nao ser que a empresa fabrique tudo do zero”.
Levei em consideracao que a empresa poderia apenas estar montando as peças, mas caso ela fabrique desde o pneu ai ja muda de cenario claro.
Neste caso acho que teu relacionamento esta correto.
Agora tambem fiquei na duvida de como ficaria a qtde nas classes.
Tentei reproduzir o exemplo aqui e mandar o Netbeans gerar as Entity classes pra mim, mas ele simplesmente nao faz o many-to-many se a tabela de ligação tiver outros campos que nao sejam apenas as FK das tabelas, neste caso ele cria a entity itens_itens e faz many-to-one dela pra outras.
Um cara fala disso aqui: http://forums.netbeans.org/ntopic3253.html