assim eu queria validar como o ano que vc esta e não deixa como 1111, vo fazer um cadastro com esse ano logico que não néh …isso seria logica !
por isso como posso fazer se ele fizer isso dar um erro ,e teria que ser o ano que ele esta… entendeu!
[quote=lokit"s]assim eu queria validar como o ano que vc esta e não deixa como 1111, vo fazer um cadastro com esse ano logico que não néh …isso seria logica !
por isso como posso fazer se ele fizer isso dar um erro ,e teria que ser o ano que ele esta… entendeu![/quote]
Acho que estou ficando analfabeto. Não estou conseguindo entender o que está escrito.
[quote=entanglement][quote=lokit"s]assim eu queria validar como o ano que vc esta e não deixa como 1111, vo fazer um cadastro com esse ano logico que não néh …isso seria logica !
por isso como posso fazer se ele fizer isso dar um erro ,e teria que ser o ano que ele esta… entendeu![/quote]
Acho que estou ficando analfabeto. Não estou conseguindo entender o que está escrito. [/quote]
é cara vc não entendeu pq , tenta ler com mais calma !!! ja que diz que é um analfabeto certo!
// ano é tua variavel iteira que o cara digito no caso se for diferente de 2010 vai entrar no if
// digito no caso se for diferente de 2010 vai entrar no if
//java.util.Calendar.getInstance().get(Calendar.YEAR) --- isso retorna o ano atual
// Aqui tu faz oque tu quiser para da o erro...
// pode ser um return false;
GregorianCalendar thisday = new GregorianCalendar();
Date d = thisday.getTime();
DateFormat df = DateFormat.getDateInstance();
String s = df.format(d); //System.out.println("Hoje é " + s);
lb_datave.setText(s);
[/code]
tipo para gera uma data com o dia de hoje é muito Simples
public static String getToday(){
Calendar calendar = Calendar.getInstance();
String hoje = calendar.get(Calendar.DAY_OF_MONTH) + "/" +
calendar.get(Calendar.MONTH) + "/" +
calendar.get(Calendar.YEAR) ;
return hoje;
// isso geraria uma String com 24/8/2010
// caso tu queira que o 8 fique 08... faz um if para se for menor que 10 adicionar um 0 na frente do numero...
Pra pegar a data atual (data do SO onde a JVM está rodando) é só chamar o construtor default da classe Date ou Calendar.getInstace();
Tudo bem deixar os formulários com String, mas depois converta e trabalhe com datas mesmo.
Para converter fazendo as devidas formatações use o SimpleDateFormat. Pra não deixar o usuário entrar com valor inválido invoque setLenient(false).
Pra comparar uma data com outra, a atual inclusive use equals(), before(), after(), compareTo() de acordo com sua necessidade. Se quiser comparar datas com apenas alguns campos (dia, mês e ano, por exemplo), uma das possíveis soluções é dar um clear() num Calendar e settar os valores apropriados.
O pessoal sempre indica o uso da biblioteca JodaTime.
public static void testaData(String dataString) {
try {
DateFormat sdf = new SimpleDateFormat(“dd/MM/yyyy”);
sdf.setLenient(false);
Date data = sdf.parse(dataString);
Calendar cal = Calendar.getInstance();
int ano = cal.get(Calendar.YEAR);
int mes = cal.get(Calendar.MONTH);
int dia = cal.get(Calendar.DATE);
cal.clear();