Dúvida - Criando Classes de Entidade a partir do Banco de Dados

[color=blue]Galera…

Alguém sabe ou desenvolveram algum codigo, cujo este se conecta ao Banco,
le a estrutura e a partir dae, cria uma classe de entidade (ou POJO) com o todos
os atritutos, com os seus tipos de valores, com ORM e todo o resto… ??? hehe…

Valeu!!![/color]

O Hibernate faz isso. Obviamente que não é perfeito e vc vai ter que consertar e personlizar algumas coisas. Dê uma olhada na documentação ou no livro Manning Java Persistence with Hibernate

use o HibernateTools.

Cara, pra fazer algo desse tipo você primeiro deve descobrir informações sobre as tabelas do banco em tempo de execucão, com essas informacoes em mãos você escreve a classes POJO; Os nomes das tabelas do banco seriam as classes, e os atributos da tabela os atributos de classe. Essas informacoes acerca do banco você pode conseguir usando o metodo getMetadata() de um objeto de conexão…

Eu nunca tentei fazer algo desse tipo, mas ja pensei em fazer isso :slight_smile:

Eu pensei mais ou menos assim…

1 - Primeiro devemos colher as informacoes da base de dados que a aplicacao ira usar
2 - Depois geramos os arquivos .java apartir dessas informacoes (metodos get e set e atributos privados): Cada tabela uma classe, cada classe um .java diferente
3 - Depois escreve esses arquivos em um local do disco escolhido pelo usuario (teria uma opcao para o usuario escolher)
4 - Depois e so compilar os .java (essa parte pode ser feita pela propria aplicação ou nao)

obs: Essa aplicacao que eu imaginei seria usada apanas para gerar os .java automaticamente sem precisar escrever tudo. Nao acho interessante que esse processo seja integrado com a aplicação, para evitar problemas…

Espero ter ajudado :slight_smile:

netbeans faz isso no estilo Windows … NEXT > NEXT > NEXT > NEXT > FINISH … muito easy mode…

tem um post meu, explicando passa a passo como fazer => http://www.guj.com.br/posts/list/121687.java#658423

Eu dei uma pesquisada no assunto e achei o seguinte topico aqui mesmo no guj:
http://www.guj.com.br/posts/list/64636.java

Vou fazer uso da carta mágica para reabrir este tópico.

Bem para nao colocar coisas repetitivas no forum, então lá vai… Eu estou tendo problemas para importar as classes de entidade do banco de dados com o netbeans. Depois de quebrar um pouco a cabeça percebi que o problema acontece quando a tabela tem uma chave estrangeira. No netbeans diz que a classe nao possui chave primaria e quando eu importo nao tras nenhum relacionamento. Tentanto recriar as chaves estrangeiras percebi que quando coloco a chave estrangeira na tabela no MySQL pelo Administrator ele nao fica com a informacao da tabela referenciada. Provavelmente essa é a causa do problema. Alguem sabe o que pode ser esse problema?

Grato,

Thiago Moreno