Dúvida comunicação servidor-cliente

Boa noite galera,

preciso implementar algo,por exemplo,no estilo de um Internet Banking,onde se eu mandar imprimir um DOC é feita a comunicação com o periférico instalado no cliente.Como isso é feito?Só é possivel acessando as API´s do SO?

Grato?

Está falando do comprovante de um DOC?

Pode usar diretamente a função javascript windows.print() que vai chamar a página de impressão nativa do browser.
Nesse caso recomendo criar uma página apenas com o comprovante já preparada para o formato de impressão.

Se quiser ter certeza e maior controle de como o usuário verá o comprovante, pode gerá-lo em PDF.
Pode até dar opções para o usuário baixar, enviar por email, etc.

[quote=AbelBueno]Está falando do comprovante de um DOC?

Pode usar diretamente a função javascript windows.print() que vai chamar a página de impressão nativa do browser.
Nesse caso recomendo criar uma página apenas com o comprovante já preparada para o formato de impressão.

Se quiser ter certeza e maior controle de como o usuário verá o comprovante, pode gerá-lo em PDF.
Pode até dar opções para o usuário baixar, enviar por email, etc.
[/quote]

Na verdade isso foi só um exemplo,o que eu preciso mesmo é entender como funciona esse fluxo de um aplicativo no servidor startar um processo numa máquina cliente.

Pelo que entendi você poderia utilizar um mecanismo similar a callbacks, por exemplo na sua requisição enviar um callback que sabe o que
deve fazer depois de terminar o que foi feito no servidor.
Não sei que tipo de arquitetura está trabalhando mas no callback pode ter informações do cliente, para que possa
iniciar algum tipo de processo no mesmo.

Desconheço tal estilo…
Mas parece que vc precisa um conexão PER-TO-PER…
Tem varias formas…vc pode usar SOCKET, RMI com JNI para acessar o SO local da estação…
Mas me parece que não é necessário tudo isso para imprimir um relatório simples…
Qual é o cenário e os requisitos?

Amigo,

O que vc deve estar querendo, se for em Java:
http://jxfs.net/

Espero ter ajudado!

:wink:

[quote=raf4ever]Boa noite galera,

preciso implementar algo,por exemplo,no estilo de um Internet Banking,onde se eu mandar imprimir um DOC é feita a comunicação com o periférico instalado no cliente.Como isso é feito?Só é possivel acessando as API´s do SO?

Grato?[/quote]