Bom Dia a Todos
Estou começando neste mundo de servlets e jsp e gostaria de tirar algumas dúvidas.
Em que situação é bom você ter seu próprio servlet e assim mapea-lo?
Posso fazer mais de um mapeamento no arquivo web.xml? Como ficaria ( um exemplo)!!!
Percebi em um dos livros que estou lendo, que o código html está sendo colocado em conjunto com um servlet, isso nao deixaria o código sujo? Qual a maneira correta de se utilizar o Servlet, com puro java ou com html imbutido tb?
Desde já agradeço a todos que me ajudarem!!!
uau… bela confusão.
Vamos lá:
A melhor situação para se ter um servlet é quando vc precisa, de alguma forma, interagir com código Java puro (acesso a banco de dados, lógica de negócio, etc., etc.)
Um mapeamento para vários serlvets no web.xml fica + ou - assim:
Servlet1
br.com.guj.MeuServlet
Servlet2
br.com.guj.MeuServlet2
Servlet1
jsp/svlt1
Servlet2
jsp/svlt2
O que acontece é que você PODE colocar código html no seu servlet, mas não APENAS isso (e aí é que está a graça). E se você quiser gerar um relatório, por exemplo, e enviar para o usuário em forma de PDF?? existem vários exemplos…
Para desassociar o código html do servlet é que existem JSP´s. estude melhor JSP e Servlets e depois tire novas dúvidas, OK?
Primeiro… muito obrigado pela atenção…
Agora uma última dúvida… já que voce ja respondeu as outras…
entao a prática de incluir html em um arquivo é válida!!! eu não consigo por exemplo, criar um arquivo .jsp e dentro do código jsp eu direcionar funções para o mapeamento?
É que assim deixa eu explicar se nao vc nao vai entender… eu aprendi jsp, mas quando eu queria usar os códigos java, eu tinha que fazer o tal do import dentro do jsp, colocando o caminho onde meu .class estava. Está com a prática de mapeamento voce estaria fazendo isso automáticamente e sem a necessidade de instancia (o feijao) ou nada a ver?
O mapeamento é usado para se chamar um servlet a partir de um endereço. Posto isso, você pode chamá-lo da sua página JSP colocando um link para ele. Por exemplo, vamos supor que o seu servlet está mapeado para /servlet . Então, você pode colocar um link na sua página (que pode ser HTML puro) assim:
Meu servlet!
E pronto! O servlet vai fazer o que tiver que fazer, e pronto. Dessa forma, você não precisa se preocupar com instâncias (o container cria a instância do servlet pra você), nem com imports (o servlet está mapeado pra um endereço como outro qualquer, portanto, ninguém precisa saber que ele não é uma página )
Espero ter solucionado sua dúvida!
porra… solucionou e muito bem po… só faltou voce dizer que o nenem tem q colocar a teta na boca…srsrsrsr… valeu meu velho… valeu mesmo