Boa tarde!
Sou programador Java mas não tenho muito experiência com relação a banco de dados, normalização…esse tipo de coisa. Estou construindo um sistema de contas a pagar e receber para um amigo meu, um sistema simples, onde os relatórios serão dedicados…e fazendo estou exercitando e estudando algumas ferramentas WEB…
mas o propósito do post é se vcs poderiam analisar o MER q eu montei com as tabelas, para ter certeza q não tem algum furo, ou se vcs tem alguma sugestão para melhorar…
Para montar o MER segui essa linha de raciocinio
Cliente esta em uma unica Região, Região pode ter 1 ou mais Clientes;
Cliente possui 1 ou mais Entradas, uma Entrada pertence a somente um Cliente;
Cliente possui 1 ou mais Histórico de Contatos, Hist. Contatos pertence a um unico Cliente;
Fornecedor possui 1 ou mais Saida, uma Saida pertence a somente um Fornecedor;
o campo TIPO nas entidades Entradas e Saidas, seriam valores de uma classe ENUM (mantem a classe ou cria um entidade para persistência desses tipos?)
Cara, dei uma olhada por cima, mas me parece que há redundâncias no teu modelo.
Na entidade Entrada e Histórico vc armazena o id do cliente e o id da região. Se a região for a mesma que a do cliente, está caracterizada a redundância pois essa informação já está contida na entidade Cliente (idRegiao da entidade Cliente).
No mais não notei nada anormal…
Valew bronx, tb tinha reparado nisso tb mas como usei um ferramenta visual (MySQL Workbench) para modelar, no momento q criei as relações a ferramenta colocou as chaves da Cliente para a Entrada…irei retira-las!