Dúvida com MVC

Boa tarde pessoal,

Estou começando em Java e quebrando a cabeça pra entender onde colocar cada coisa, considerando uma abordagem MVC.

Sendo assim, suponha que seja requerida uma interface com o usuário com botões de navegação do tipo “Primeiro”, “Próximo”, “Anterior” e “Ultimo”.

Eu criei a interface grafica (esse seria meu componente View ?) que utiliza um objeto do tipo Usuario e seta cada JTextField com o valor do atributo correspondete do objeto, esse valor do é acessado através de um método getXXXX (esse objeto Usuário seria meu Controller ?).

Bom, se eu não estiver falando muito bobagem e esquecenco do Model por enquanto tudo parece bem. Agora o dúvida:

Considerando que cada um dos meus botões de navegação, “Primeiro”, “Próximo”, “Anterior” e “Ultimo”, possuem um método do tipo:

private void btPrimeiroActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {                                           
 //Esse médoto deveria retornar ou atualizar a interface com o primeiro 
 //elemento da tabela Usuario

}                                     

O que devo colocar nesse método para que, mantendo a estrutura MVC, eu retorne respectivamente o primeiro, próximo, anterior e último elemento da minha tabela ?

Eu deveria alterar minha View para receber um array de Usuário no lugar de um Objeto ?

Será que alguem vai entender a minha dúvida ?!

É que sou meio enrolado mesmo…

De qualquer forma, obrigado.

Um abraço a todos

Bem no conceito de mvc, o model, é quem trabalha diretamente com o negócio, ou seja, provavelmente a clase “Usuario” faz parte do model, o que eu estou sentindo falta é de uma parte intermediária, que justamente seria o controller. é uma parte do seu softweare que faz a comunicação entre a interface e as classes de negócio, pra deixar as classes de negócio independentes.

mOska:

Model não é a camada responsável pela persistencia dos dados ? Ou seja, não é onde vamos colocar a conexão com o banco, insert´s, delete’s, etc ?