Dúvida básica?

Estou fazendo um sisteminha com java e mysql,
tenho uma tabela de Empresas e o chave primária tem que ser o CNPJ,
coloquei o CNPJ como INTEGER e está dando pau,
ai mudei de INTEGER para BIGINTEGER e está aceitando,
porém, mantendo como BIGINTEGER dá problemas em outras manipulações que preciso fazer.
Então a pergunta é:
que tipo deve ser declarado o CNPJ em uma tabela, sendo ele chave primária?

Pior que estou estudando BD agora, mas já tentou Double?

Eu acho que você não modelou corretamente o seu sistema. CNPJ não deveria ser chave primária, poderia ser campo único. Procure por UNIQUE no seu banco de dados que você vai ver o que você quer e não tem como CNPJ ser int, pois são 13 números e o campo INT vai de -2147483648 a 2147483647 ( mais do que um CNPJ ). Vai ter que trabalhar com ele em outra formatação ( até varchar se você não for fazer cálculos com ele ! ).

Até!

Vc tem que manipular ele pra cálculos também?
porque o cpf bruto seria composto por caracteres, o varchar seria uma boa pedida.
E pode ser usado para comparações (a tarefa mais ocasional).
Acho que basicamente seria isso!

maquiavelbona, muitas empresas usam o cpf/cnpj como chave primária por serem números únicos, onde não se repetem para outros indivíduos. Se ele não for manipular o cnpj rolava de ser varchar mesmo.

Então algo está errado. CNPJ é único mas não é imutável. Então ele deveria ser um campo UNIQUE e não chave primária. A chave primária tem que ser algo que você possa ter sem coincidências e nem alterações, pois os relacionamentos serão em cima desse campo.

Até!

Quando trabalho com BDs, tudo o que não for calculável (nome, cnpj e etc…), eu declaro como VARCHAR.

Não sei se os colegas irão concordar, mas trabalhando assim, nunca tive problemas.

agradeço a atenção de todos…
tenho mais uma perguntinha, aonde devo definir um campo com UNIQUE utilizando o MySQL Administrator?