[Duvida] App Hibrido x Natívos x WebApp

Ola, pessoal! Estive pensando em um assunto e não consegui chegar em resposta concreta. Acho que aqui será o melhor lugar para debater e chegar a um resultado satisfatório.

Caso eu tenha um site para o consumidor fazer reclamações sobre produtos, serviços e atendimento de qualquer instituição (como o “ReclameAqui”, minha situação é parecida com essa), qual é o melhor tipo de aplicativo a se usar?

Cheguei nos seguintes resultados:

  • O aplicativo precisa ser rápido;
  • Funcionamento é estritamente online;
  • Facilidade de manutenção;
  • Maior forma de ter visibilidade na internet;
  • Precisa de ser facil de usar;
  • Caso precise de download, precisa de ser leve.

Agora surgiram as minhas duvidas:

  • Levando em consideração a situação apresentada, por que eu escolheria aplicativos nativos sendo que não preciso de funcionamento offline, não preciso de aproveitar todas as funcionalidades do sistema operacional do dispositivo, como: câmera, GPS, acelerômetro, bússola, lista de contatos etc.
  • A velocidade de um aplicativo nativo é MUITO maior que a de um hibrido ou uma web app?
  • Se montar em forma de Web App ainda sim é necessário ter o site? Ou a Web App é ideal para todo os dispositivos, incluindo computadores?

Não escolheria… ^^

Não é muito maior. No seu caso, acredito que não haverá diferença significativa de velocidade.

WebApp é algo diferente de site responsivo. Uma WebApp é somente uma aplicação que roda num navegador de forma a usar as facilidades do CSS, HTML… para ficar com uma cara parecida independentemente da plataforma (iOS, Android, WindowsPhone…). Já um site responsivo é um site que se adapta às diferentes telas, então um site responsivo deve ficar bem apresentável na tela do computador e na tela do celular.

Respondendo sua pergunta: WebApp ainda precisa de um site para os computadores. A menos que você faça sua aplicação simplesmente abrir um site responsivo.

1 curtida

Muito obrigado, Felipe!
Sua resposta foi muito bem feita, conseguiu responder minhas duvidas.

Você sabe algum exemplo de WebApp que possa ser similar a minha situação? Se não souber, sem problemas! Consegui entender pela sua explicação, é somente para eu poder ver mesmo.

Mais uma vez, muito obrigado!

Talvez o aplicativo do banco Bradesco seja parecido com o que procura. Só conheço esse.

1 curtida