Ola, pessoal! Estive pensando em um assunto e não consegui chegar em resposta concreta. Acho que aqui será o melhor lugar para debater e chegar a um resultado satisfatório.
Caso eu tenha um site para o consumidor fazer reclamações sobre produtos, serviços e atendimento de qualquer instituição (como o “ReclameAqui”, minha situação é parecida com essa), qual é o melhor tipo de aplicativo a se usar?
Cheguei nos seguintes resultados:
O aplicativo precisa ser rápido;
Funcionamento é estritamente online;
Facilidade de manutenção;
Maior forma de ter visibilidade na internet;
Precisa de ser facil de usar;
Caso precise de download, precisa de ser leve.
Agora surgiram as minhas duvidas:
Levando em consideração a situação apresentada, por que eu escolheria aplicativos nativos sendo que não preciso de funcionamento offline, não preciso de aproveitar todas as funcionalidades do sistema operacional do dispositivo, como: câmera, GPS, acelerômetro, bússola, lista de contatos etc.
A velocidade de um aplicativo nativo é MUITO maior que a de um hibrido ou uma web app?
Se montar em forma de Web App ainda sim é necessário ter o site? Ou a Web App é ideal para todo os dispositivos, incluindo computadores?
Não é muito maior. No seu caso, acredito que não haverá diferença significativa de velocidade.
WebApp é algo diferente de site responsivo. Uma WebApp é somente uma aplicação que roda num navegador de forma a usar as facilidades do CSS, HTML… para ficar com uma cara parecida independentemente da plataforma (iOS, Android, WindowsPhone…). Já um site responsivo é um site que se adapta às diferentes telas, então um site responsivo deve ficar bem apresentável na tela do computador e na tela do celular.
Respondendo sua pergunta: WebApp ainda precisa de um site para os computadores. A menos que você faça sua aplicação simplesmente abrir um site responsivo.
Muito obrigado, Felipe!
Sua resposta foi muito bem feita, conseguiu responder minhas duvidas.
Você sabe algum exemplo de WebApp que possa ser similar a minha situação? Se não souber, sem problemas! Consegui entender pela sua explicação, é somente para eu poder ver mesmo.