Dúvida ao projetar classes com UML

Boa tarde pessoal!

Então, estou fazendo um trabalho da faculdade, na fase de dimensionar as classes, relacionamentos etc…

Estou com uma dúvida com os conectores UML. Estou utilizando o Microsoft Visio pra fazer os diagramas.

Existe o conector Agregação(losango vazado, só o contorno) do Visio, e também existe o conector Composição(losango todo “pintado”)…

Em que casos cada um se aplica?

Pergunto pois tenho um caso onde tenho a classe Computador e a classe Porta. Logo, um Computador pode ter uma ou N portas.

E também tenho o caso da classe LeitorCD e a classe CD, onde LeitorCD pode ter zero ou UM CD.

Qual é a melhor forma de abordar este caso? Estes conectores se diferenciam quanto ao número de referências de uma classe dentro de outra?

Obrigado!

[quote=Ruttmann]Boa tarde pessoal!

Então, estou fazendo um trabalho da faculdade, na fase de dimensionar as classes, relacionamentos etc…

Estou com uma dúvida com os conectores UML. Estou utilizando o Microsoft Visio pra fazer os diagramas.

Existe o conector Agregação(losango vazado, só o contorno) do Visio, e também existe o conector Composição(losango todo “pintado”)…

Em que casos cada um se aplica?[/quote]

veja - http://imasters.com.br/artigo/18901/. Qulaquer coisa procure mais sobre o assunto…

[quote=Ruttmann]
Pergunto pois tenho um caso onde tenho a classe Computador e a classe Porta. Logo, um Computador pode ter uma ou N portas.

E também tenho o caso da classe LeitorCD e a classe CD, onde LeitorCD pode ter zero ou UM CD.

Qual é a melhor forma de abordar este caso? Estes conectores se diferenciam quanto ao número de referências de uma classe dentro de outra?

Obrigado![/quote]
Perguntas a cerca de domínios não tem como ser respondida, uma vez que se referem a interpretação da abstração do mundo real…

[quote=FernandoFranzini][quote=Ruttmann]Boa tarde pessoal!

Em que casos cada um se aplica?[/quote]

veja - http://imasters.com.br/artigo/18901/. Qulaquer coisa procure mais sobre o assunto…

[quote=Ruttmann]

Obrigado![/quote]
Perguntas a cerca de domínios não tem como ser respondida, uma vez que se referem a interpretação da abstração do mundo real…[/quote]

Opa, legal esse artigo, Fernando! Muito obrigado.

Estou lendo aqui e acho que vai me ajudar.

Whatever, achei um plugin pro Eclipse muito interessante. Se chama ObjectAid. Ele gera o diagrama UML das suas classes escritas, só clicar e arrastar que ele vai gerando. Muito prático.

Vou continuar a leitura do artigo, mas acho que meu problema se resolve com este plugin, visto que já tenho todos os relacionamentos entre classes devidamente projetado, só faltando a representação gráfica.

Obrigado pela dica!

Boa tarde galera, desculpe mais uma vez “ressuscitar” um tópico.
Mas tenho uma dúvida que acredito ser bem básica, mas ainda não tenho a confiança necessária para saber se estou certo.

Ok, minha pergunta de forma resumida é :

É possível (correto) instanciar um objeto de outra classe, em um Diagrama de Classe, sem esta classe ter algum tipo de LIGAÇÃO (associação, composição, agregação, herança) com a outra classe ?

Vou mostrar um exemplo de onde saiu a minha dúvida.

package br.com.prototype.antipattern;

public class InvestimentoBuilder {

public static FluxoInvestimento criarFluxo() {
FluxoInvestimento fluxo = new FluxoInvestimento();
int totalInv = 20000;
for(int i=0;i<totalInv;i++) {
fluxo.getInvestimentos().add(new Investimento(i));
}
return fluxo;
}
}

>

A questão e dúvida é, a classe INVESTIMENTOBUILDER não teria que ter pelo menos uma LIGAÇÃO de DEPENDENCIA com FLUXOINVESTIMENTO ja que ela usou este objeto pelo menos em uma função ???

ALgo como eu ter uma classe de um lado do digrama e outra no outro extremo, com várias outras classes no caminho sem ser herança e mesmo assim conseguir instanciar o objeto da classe distante naquela classe …

Não sei se conseguir mostar a minha dúvida corretamente.

E acho que não pode, mas vai ver é pq o método é Static ???

Gostaria da opinião e ajuda de vcs … Obrigado !