[quote=FernandoFranzini][quote=Ruttmann]Boa tarde pessoal!
Então, estou fazendo um trabalho da faculdade, na fase de dimensionar as classes, relacionamentos etc…
Estou com uma dúvida com os conectores UML. Estou utilizando o Microsoft Visio pra fazer os diagramas.
Existe o conector Agregação(losango vazado, só o contorno) do Visio, e também existe o conector Composição(losango todo “pintado”)…
Em que casos cada um se aplica?[/quote]
veja - http://imasters.com.br/artigo/18901/. Qulaquer coisa procure mais sobre o assunto…
[quote=Ruttmann]
Pergunto pois tenho um caso onde tenho a classe Computador e a classe Porta. Logo, um Computador pode ter uma ou N portas.
E também tenho o caso da classe LeitorCD e a classe CD, onde LeitorCD pode ter zero ou UM CD.
Qual é a melhor forma de abordar este caso? Estes conectores se diferenciam quanto ao número de referências de uma classe dentro de outra?
Obrigado![/quote]
Perguntas a cerca de domínios não tem como ser respondida, uma vez que se referem a interpretação da abstração do mundo real…[/quote]
Opa, legal esse artigo, Fernando! Muito obrigado.
Estou lendo aqui e acho que vai me ajudar.
Whatever, achei um plugin pro Eclipse muito interessante. Se chama ObjectAid. Ele gera o diagrama UML das suas classes escritas, só clicar e arrastar que ele vai gerando. Muito prático.
Vou continuar a leitura do artigo, mas acho que meu problema se resolve com este plugin, visto que já tenho todos os relacionamentos entre classes devidamente projetado, só faltando a representação gráfica.
Obrigado pela dica!