Esta gráfico da TIOBE mostra uma migração de alguns desenvolvedores Java para as linguagens C#, Objective-C e Python. Se observar a linha de cada uma destas linguagens, perceberá que elas também tendem a descer ou estabilizar logo.
O mercado de programadores Java praticamente esteve saturado conforme o gráfico, mas dizer que o Java está sendo menos optado é muito relativo porque o mercado de smartphones por ser “novo” e bastante carente de mão-de-obra e paga salários altos demais e isso realmente promove um deslocamento do Java para Objective-C por exemplo.
O C# sempre esteve “disputando” com o Java, pois qual programador Java nunca pensou na vida em atuar com .Net, especificamente C#? São poucos que não pensaram nisso. O ponto relevante aqui não é o desenvolvedor, mas a necessidade das empresas desenvolverem projetos cada vez mais rápidos e com menores custos, realmente a plataforma de desenvolvimento da Microsoft sempre focou em produtividade e por isso pode colher bons frutos neste estágio do Java e da economia mundial.
Mas quem realmente trabalha com Java e sabe de sua versatilidade, dificilmente pretende trabalhar tão cedo com outras linguagens, isso realmente criará uma resistência para migração de Java a qualquer outra linguagem.
Em relação a futuro, com a Oracle detendo e explorando comercialmente o Java, isso é uma grande dúvida em relação a tamanho de mercado para o Java. A Oracle não pratica preços justos e isso causa grande aversão em empresas e automaticamente gera incerteza em todos nós quando pensamos em Java.
Esperava que a Google trouxesse vida própria ao Java novamente, mas tá demorando, principalmente por causa de brigas judiciais por direitos do Java e ainda a Google só fez versão para smartphones.
Esta Oracle realmente atrofia o Java, não me admira as vezes este bombardeio especulatório contra o Java.
Se quiser saber mais sobre mitos e verdades sobre segurança do Java, leiam este artigo http://oracle2java.blogspot.com.br/2013/02/o-fim-do-java-e-um-sensacionalismo-epico.html.
wiliamps