Draw com java

Há algum tempo estou analisando a possibilidade de criar um aplicativo que permita, a partir de determinados comandos (como pressionar um botão, marcar um radiobutton, etc) seja possível gerar imagens em 2D ou 3D.
Explico, eu pretendo desenvolver uma solução para emular a construção de caixas acústicas e montagens de som automotivo.
Para tanto, eu preciso de um ambiente que me permita criar novos desenhos (painéis, portas, porta-malas, etc) e que me permita, após a seleção de um item (porta, por exemplo) inserir um novo elemento, como um alto falante, twitter, etc.
Andei procurando, encontrei o JHotDraw que, a princípio, permite manipular eventos do mouse e interagir com o usuário.
Se alguém já tem algo nesse sentido ou se pode me indicar alguma bibliografia, será de extrema ajuda.

Saludos, best regards, agradecimentos,

Se você vai fazer aplicações 3D, talvez seja uma boa procurar um game engine, como o JMonkey:
http://www.jmonkeyengine.com/

Para desenhos 2D, o Java2D também costuma a atender muito bem.

Até onde sei, o JHotDraw é um framework para gráficos como diagramas, gráficos de área, etc.

Já vou avisando. Seu projeto não é simples e nem fácil (mas pode ser muito divertido).

É por isto mesmo que eu estou querendo colocá-lo em desenvolvimento.
O JHotDraw seria um ponto de partida, pretendia tê-lo como propulsor, afinal, ele possui alguns recursos que gostaria de ter neste projeto.
Irei pesquisar e começar a brincar com isso, quem sabe em breve não posto algo aqui para todos.