A alguns anos atrás eu fiz um curso de java EE onde vi JSF. na época o instrutor apresentou o JSF com uma interface semelhante ao delphi, .net e swing, ou seja, eu podia arrastar os componentes e montar toda a minha pagina com o drag and drop.
Hoje, já passado alguns anos eu to precisando fazer uma pagina web a empresa de um parente e me lembrei dessa facilidade do JSF. O porém disso tudo é que eu não estou conseguindo fazer aparecer essa “interface” para que eu possa programar. Já baixei a ultima versao do netbeans, eclipse, já coloquei os jars do JSF mojarra e do rich faces e nada dessa encrenca aparecer. Sei que dá para programar colocando os códigos tudo na mão grande , mas tava buscando alguma coisa que me facilitasse a vida e me polpasse tempo de desenvolvimento.
Da uma olhada no Jboss Tools plugin para eclipse ele tem drag and drop, só que e mais produtivo escrever com ajuda da IDE do que arrastar por incrivel que pareça
leonardobhbr, agora que tu falou no Jboss plugin eu me lembrei que eu havia usado o red hat developer antes de se tornar pago. Com essa ferramenta Jboss plugin eu consigo pelo menos “ver” a tela ser montada?
Para a camada de view o JSF é a melhor opção de desenvolvimento java para web?
Ok, consegui fazer funcionar tudo o que eu queria para desenvolver só que a versão do JSF é a antiga, 1.2 e não a atual 2.0. Alguém sabe como posso fazer para ter a 2.0 e manter a opção de desenvolvimento drag and drop?
Olá, amigo, você conseguil resolver seu problema? pois estou com a mesma dúvida, realmente eu achei para a versão antiga, 1.2 e gostaria de usar essa facilidade de arrastar e soltar os campos igual no java pra desktop… usando netbeans…