Divulgado os novos planos para futuro do Seam Framework

Shane Bryzak, Project Lead do Seam Framework anunciou os novos planos para o futuro do framework.

No seu anuncio foi justicado o porque da criação dos projetos Seam 2 (na verdade isso tbm inclui a primeira versão do framework) e do Seam 3.
A idéia inicial do Seam 3 era criar um conjunto de extensões a tecnologias não inclusas na especificação CDI, parecido com o conjunto de extensões não JavaEE existentes no Seam2 (integrações com Drools, jBPM, GWT, Spring, etc). No entanto notou-se que o melhor ponto de extensão era estas residirem nos próprios frameworks de apoio em vez de um único projeto agregador, sendo assim muitas tecnologias como Drools e Hibernate possuem seus próprios sets de plugabilidade através da API CDI em sua biblioteca nativa, não necessitando de um framework agregador.

Mas para usuarios que precisam de um framework unificado, foi anunciado o Apache DeltaSpike, fruto da colaboração de projetos como JBoss Seam3 + Apache MyFaces CODI + CDISource.

O anuncio completo esta disponivel em:
http://relation.to/Bloggers/SeamNextAnnouncement

Boa notícia. A possibilidade de escolher somente um “subconjunto” de um framework é algo que busco a algum tempo. Muito interessante a proposta. Tenho “fugido” de Seam já a algum tempo, quem saiba isto motive utilizar. :wink:

Uso o MyFaces CODI desde de que adotei CDI nos meus projetos e só tenho elogios.