Divulgação de Apps Android

Pessoal, venho divulgar os android apps já desenvolvidos por mim: https://play.google.com/store/apps/developer?id=rbertani

Gostaria da opinião de todos profissionais do Guj para me ajudar a aprimorá-los. Um deles foi o resultado de meu TCC e o outro foi um projeto pessoal. Criticas e sugestões serão muito bem vindas. Caso não funcione em seu aparelho ou qualquer outro problema deste tipo favor informar.

Muito Obrigado pela atenção.

Abraço,
Ricardo.

[quote=ricardomb2011] Pessoal, venho divulgar os android apps já desenvolvidos por mim: https://play.google.com/store/apps/developer?id=rbertani

Gostaria da opinião de todos profissionais do Guj para me ajudar a aprimorá-los. Um deles foi o resultado de meu TCC e o outro foi um projeto pessoal. Criticas e sugestões serão muito bem vindas. Caso não funcione em seu aparelho ou qualquer outro problema deste tipo favor informar.

Muito Obrigado pela atenção.

Abraço,
Ricardo.[/quote]

A interface do Tudo em suas mãos está muito boa, parece ter sido feita pra móbile, mas a proposta do app parece ir contra a tendência, que é ter aplicativos diferentes pra cada caso.

Já o Sonata parece ser útil pra músicos. Você só precisa dar uma melhorada na interface e publicar uma versão pra iOS, que é uma plataforma mais popular entre músicos.

[quote=pfk66]

A interface do Tudo em suas mãos está muito boa, parece ter sido feita pra móbile, mas a proposta do app parece ir contra a tendência, que é ter aplicativos diferentes pra cada caso.

Já o Sonata parece ser útil pra músicos. Você só precisa dar uma melhorada na interface e publicar uma versão pra iOS, que é uma plataforma mais popular entre músicos.[/quote]

Olá pfk66, primeiramente muito obrigado pelo feedback!
Na verdade o “Tudo em suas Mãos” vai um pouco além na proposta, ele é um app mas tb um site para desktop ( http://tudoemsuasmaos.com.br ), se puder inclusive dar um feedback do site eu ficaria muito grato :slight_smile:
Trata-se de um sistema que consolida algumas APIs e distribui suas informações de forma organizada. Realmente, está um pouco contra a tendência de ter aplicativos específicos para cada finalidade, porém é em prol de uma boa causa, pois permitir o acesso de forma direta a conteúdos finais, sem a necessidade de navegação, como nos mecanismos de busca atuais.

Sim, o Sonata na verdade foi fruto de meu TCC na faculdade, ele foi criado inicialmente em versão desktop e posteriormente portado para android. Porém, na época, não consegui aprimorar muito sua interface…mas tenho essa intenção no futuro, inclusive seria possível a criação de uma versão web dele também, além da versão iOS (obrigado pela sugestão).

Abraço,
Ricardo.

[quote=ricardomb2011]Olá pfk66, primeiramente muito obrigado pelo feedback!
Na verdade o “Tudo em suas Mãos” vai um pouco além na proposta, ele é um app mas tb um site para desktop ( http://tudoemsuasmaos.com.br ), se puder inclusive dar um feedback do site eu ficaria muito grato :slight_smile:
Trata-se de um sistema que consolida algumas APIs e distribui suas informações de forma organizada. Realmente, está um pouco contra a tendência de ter aplicativos específicos para cada finalidade, porém é em prol de uma boa causa, pois permitir o acesso de forma direta a conteúdos finais, sem a necessidade de navegação, como nos mecanismos de busca atuais.
[/quote]

se você consolida tudo na mesma app, não vai precisar de algum mecanismo pro usuário escolher (navegar) entre as diferentes finalidades do app? De fato você usou um menu de navegação em ambos app e site.

[quote=pfk66]
se você consolida tudo na mesma app, não vai precisar de algum mecanismo pro usuário escolher (navegar) entre as diferentes finalidades do app? De fato você usou um menu de navegação em ambos app e site.[/quote]

Este mecanismo não seria o próprio menu de navegação ?

Olá Ricardo, instalei seus Apps em um Moto G terceira geração modelo XT1544 com Android 5.1.1:

• Tudo em suas mãos: O app abriu corretamente, achei a interface bem simples e intuitiva, a proposta do app no entanto talvez não seja muito boa pois existem vários aplicativos para cada função específica que desempenham melhor cada uma dessas funções, seria difícil competir. Uma coisa que achei interessante que pode ser um diferencial no seu app é a função “O que as pessoas estão…” que dão sugestões do que as pessoas mais estão fazendo com o app, lendo tal livro, escutando tal música, etc. Ao testar uma das músicas o player deu um bug esquisito onde ela tocava com a função pause e pausava apertando o play, depois de um tempo (como se a musica tivesse terminado de ser carregada) as funções ficaram normais. A parte de previsão do tempo funcionou bem, porém a previsão estava incorreta porque o tempo estava fechado e previa como céu claro, também não aparece o horário, algo que é comum em apps com essa função. Testei o chat e pedia o nick, coloquei um mas ele não aceitou e saiu colocando no chat como Guestxxx ou algo do gênero. Não testei muito mais além disso. Não houve problemas de incompatibilidade ou do app encerrar sozinho ou coisa do tipo. A divulgação do app em inglês no Google Play está horrível, pelo menos a pronúncia.

Edit: Esqueci de comentar um bug, ao sair do app a música continuou tocando mesmo com o app fechado.

• Sonata: Achei a proposta do App muito interessante, na minha opinião se você investir nesse pode ter um grande potencial. Achei bem simples de usar mas não gostei dele obrigar você a iniciar importando um arquivo de mid já que você pode alterar a partitura (deveria ser possível criar uma do zero), o ponto positivo é que ele já salva dois arquivos de mid na sua pasta de músicas. As vezes as musicas demoram um certo tempo para iniciar a tocar, você não consegue avançar a musica na barra de progresso, tendo sempre que esperar, mesmo que você só queira ouvir um determinado trecho da música. O app funcionou razoavelmente bem, não pude testar muito pois a maioria das funções só estão disponíveis na versão paga. Ah sim, os botões do player são muito estáticos, não se alteram quando clicados.

A interface dos dois precisa ser melhorada antes de realmente serem explorados comercialmente, mas parabéns pelo trabalho pois sei que deve ter dado muito. Desculpa se pareceu que fui muito crítico, tentei ser o mais sincero possível, ainda estou aprendendo a desenvolver para Android, nem sei fazer o que você fez ainda, minha avaliação foi feita mais como usuário.

[quote=Javalente]Olá Ricardo, instalei seus Apps em um Moto G terceira geração modelo XT1544 com Android 5.1.1:

• Tudo em suas mãos: O app abriu corretamente, achei a interface bem simples e intuitiva, a proposta do app no entanto talvez não seja muito boa pois existem vários aplicativos para cada função específica que desempenham melhor cada uma dessas funções, seria difícil competir. Uma coisa que achei interessante que pode ser um diferencial no seu app é a função “O que as pessoas estão…” que dão sugestões do que as pessoas mais estão fazendo com o app, lendo tal livro, escutando tal música, etc. Ao testar uma das músicas o player deu um bug esquisito onde ela tocava com a função pause e pausava apertando o play, depois de um tempo (como se a musica tivesse terminado de ser carregada) as funções ficaram normais. A parte de previsão do tempo funcionou bem, porém a previsão estava incorreta porque o tempo estava fechado e previa como céu claro, também não aparece o horário, algo que é comum em apps com essa função. Testei o chat e pedia o nick, coloquei um mas ele não aceitou e saiu colocando no chat como Guestxxx ou algo do gênero. Não testei muito mais além disso. Não houve problemas de incompatibilidade ou do app encerrar sozinho ou coisa do tipo. A divulgação do app em inglês no Google Play está horrível, pelo menos a pronúncia.

Edit: Esqueci de comentar um bug, ao sair do app a música continuou tocando mesmo com o app fechado.

• Sonata: Achei a proposta do App muito interessante, na minha opinião se você investir nesse pode ter um grande potencial. Achei bem simples de usar mas não gostei dele obrigar você a iniciar importando um arquivo de mid já que você pode alterar a partitura (deveria ser possível criar uma do zero), o ponto positivo é que ele já salva dois arquivos de mid na sua pasta de músicas. As vezes as musicas demoram um certo tempo para iniciar a tocar, você não consegue avançar a musica na barra de progresso, tendo sempre que esperar, mesmo que você só queira ouvir um determinado trecho da música. O app funcionou razoavelmente bem, não pude testar muito pois a maioria das funções só estão disponíveis na versão paga. Ah sim, os botões do player são muito estáticos, não se alteram quando clicados.

A interface dos dois precisa ser melhorada antes de realmente serem explorados comercialmente, mas parabéns pelo trabalho pois sei que deve ter dado muito. Desculpa se pareceu que fui muito crítico, tentei ser o mais sincero possível, ainda estou aprendendo a desenvolver para Android, nem sei fazer o que você fez ainda, minha avaliação foi feita mais como usuário.[/quote]

Olá Javalente, primeiramente obrigado pelo feedback tão completo, acho muito válido cada comentário (positivo ou negativo) feito aos apps.

Sim, deram trabalho sim sem dúvidas, mas valeu a pena! Se quiser mais detalhes sobre os desenvolvimentos, pode encontrar em meu portfolio: http://ricardombertani.com.br/ Lá mantenho informações sobre projetos pessoais nos quais já atuei.

Realmente o Sonata é um projeto mais promissor e mais maduro, foi fruto de meu TCC, na realidade antes mesmo dele existir na versão android, ele foi desenvolvido em Java para Desktop (o core dele foi feito em Java). Então decidi portá-lo para android, só faltou uma versão para iOS, quem sabe um dia, rs.

Pelo fato de ele ser mais amadurecido evidentemente o app também é mais estável. Com relação a seu comentário do Sonata, obrigamos a abrir um midi hoje, pois o software em sua essência foi criado para converter uma partitura para uma estrutura de dados própria e rescreve-la utilizando técnicas de rearmonização, para criar uma partitura do zero imagino que precisaríamos alterar muitas funcionalidades do core permitindo a escrita da mesma em baixo nível (através da biblioteca Jmusic). Não seria fácil, talvez compensasse ser um outro projeto, mas a ideia é muito boa.
Quanto a escolha do formato midi, foi porque construí um conversor de midi para a estrutura de dados propria, se fosse outro formato eu precisaria construir outro conversor. Não me lembro dos detalhes de implementação na barra de progresso, precisaria ver com calma para entender o porque não permite avançar, mas valeu pela observação.

Com relação ao “Tudo em suas Mãos”, foi um projeto pessoal (nada acadêmico, rs), que partiu da ideia de criar um meio de consumo e disponibilização de diversos serviços de forma transparente ao usuário final. Existe um site para desktop também, além do app ( tudoemsuasmaos.com.br ).
As informações obtidas pelos serviços são provindas de APIs, de forma que a informação de data-hora não foi considerada neste caso, mas nada que não pudesse ser alterado para permitir exibi-la. Com relação ao player de música, com certeza é algo relacionado a scripts que rodam no app, se puder faça o mesmo teste acessando tudoemsuasmaos.com.br ao invés de ir pelo .apk e veja se tem diferença, por favor. O problema do chat também estaria relacionado a scripts, se possível acesse a url e faça o mesmo teste. Estes pontos serão revistos no app, em breve.

Com relação a divulgação no Google Play, irei rever.

Boa sorte com seus desenvolvimentos em Android.

Abraço,
Ricardo.

Olá pessoal, apenas para informar que o todo o código do projeto “Tudo em suas mãos” encontra-se disponível no Github . Trata-se de uma iniciativa para que o software possa ser aprimorado. Qualquer dúvida com relação a configurações de ambiente, me informem.