Distribuição da Aplicação Java

Bom dia pessoal,

Estou com um problema que talvez seja fácil de se resolver, porém, como sou iniciante em java estou tendo muitas dificuldades.

Quero distribuir a aplicação para o ‘cliente’.

Criei um projeto no eclipse com a seguinte estrutura:

projeto
|
->src[contém a classe man]
|
|->H2[Banco de Dados]
|
|->images[Imagens/icones da aplicação]
|
|->lib[jar do H2, Jar biblioteca serial rxtx]
|
|->messages[mensagens para internacionalização]

1º O que eu entendi consultando pela net é que devo criar uma arquivo .jar para rodar no meu cliente sem ter a IDE do Eclipse. É isso mesmo?

2º O que vou ter que ter na máquina cliente? É a JRE? Como faço para simplificar a instalação disso no meu ‘cliente’ ?

3º Dentro da pasta ‘messages’ na estrutura do meu projeto tenho os arquivos responsáveis pela internacionalização ( message.pt_Br.properties, etc ]. Eu gostaria de poder acrescentar mais aqrquivos sem ter que gerar o arquivo .jar. Porém, quando eu gero o arquivo .jar, tudo fica dentro do mesmo, inclusive a pasta ‘messages’.Apenas o banco de dados tem uma pasta criada à parte assim que inicio a aplicação pelo .jar.

projeto.jar [ Aqui fica tudo do meu projeto, inclusive imagens e mensagens ]
H2

#########

Bom, resumindo, gostaria de uma orientação de como fazer a distribuição da aplicação java quando se usa banco de dados, imagens, mensagens. Sendo que, imagens e mensagens quero ter liberdade para poder adicionar conforme necessidade sem ter que gerar o arquivo .jar novamente.

Gente, é isso, não sei se consegui expressar minhas dúvidas, ou se fiz da melhor forma.

Aceito sugestões inclusive para criar melhor as perguntas.

Obrigado!!!

Bom dia Rodrigo Ribaldo, cara a distribuição e sempre em desktop e .jar e quanto as imagens vc pode
criar outro arquivo .properties onde o programa va buscar as imagens tipow eu tenho uma aplicação
onde ele vai buscar todas as propriedades num arquivo.

olha o exemplo.