Disponível para download versão beta do Demoiselle Framework 2.0

O time de desenvolvedores do Demoiselle Framework liberou hoje o primeiro beta da versão 2.0. Ele está disponível para download no repositório SVN do projeto em http://demoiselle.svn.sf.net/svnroot/demoiselle/framework/tags/demoiselle-2.0.0-BETA1.

A versão 2.0 é baseada em JEE6 e representa uma evolução significativa para o framework. Todas as propostas de mudança dessa versão foram criadas como se fosses JSRs, com os relatos associados a posts no fórum do Demoiselle. Todo o processo de implementação foi discutido abertamente, e agora os programadores Java tem a oportunidade de usar, testar e criticar o produto dessas discussões.

O objetivo é que os resultados dos testes relatados sirvam para a construção de um Release Candidate, a ser lançado o mais breve possível.

Mais informações sobre o projeto Demoiselle podem ser obtidas no portal www.frameworkdemoiselle.org.br.

Gosto da forma que é documentado esse projeto e a forma que o site propõe sua arquitetura com um grande incentivo ao desenvolvimento, só me questiono porque as empresas não tem a mesma inciativa de disseminar seus cases também e fornecer informações integrar com redes sociais junto com suas experiências e projetos.

Legal… logo que tiver um tempo vou conferir melhor este framework… muito interessante. :smiley:

Att.

Justamente porque o time de desenvolvedores em considerável número vem de uma empresa Pública ,isso é um bom indício quando se comenta a questão do livre mercado e a ingerência do Poder Público no mercado de TI. Que interesse empresas privadas teria de distribuir seus cases ? Formalizar conhecimento e disseminá-lo? Completamente utópico, ca$o não venha um real retorno. Agora pega quanto essa mesma empresa Pública afere de lucro por ano pra você perceber a diferença;

Justamente porque o time de desenvolvedores em considerável número vem de uma empresa Pública ,isso é um bom indício quando se comenta a questão do livre mercado e a ingerência do Poder Público no mercado de TI. Que interesse empresas privadas teria de distribuir seus cases ? Formalizar conhecimento e disseminá-lo? Completamente utópico, ca$o não venha um real retorno. Agora pega quanto essa mesma empresa Pública afere de lucro por ano pra você perceber a diferença;[/quote]
Vamos aprender com o criador da www Tim Berners-Lee, eu vejo a sua visão como Monopolista, segue a matéria.

Diferentes maneiras em artigo na revista Scientific American publicado nesta segunda-feira. Lee afirmou que precisamos defender a abertura da internet para não “perdermos a liberdade de conectar qualquer site que gostaríamos” e disse que as redes sociais estão “emparedando informações enviadas pelos seus usuários do resto da web”.
Lee disse que a web evoluiu para uma “ferramenta poderosa e onipresente, pois foi construída em princípios igualitários e por milhares de indivíduos”, mas que alguns dos “mais bem sucedidos habitantes da internet” começaram a esquecer esses princípios.

Para o “pai da web”, os provedores de internet sem fio estão tentados a “diminuir o tráfego para sites com os quais eles não tenham relações” e os governos - totalitários e democráticos - estão “monitorando os hábitos online das pessoas, colocando em risco direitos humanos importantes”.
Ele ainda criticou a “fragmentação da informação” criada pelas redes sociais, já que “quando você coloca suas informações nesses sites, você não pode facilmente usar essas informações em outros sites”. “Essas páginas estão na internet, mas seus dados não”, disse. Lee afirmou ainda que outro perigo relacionado é uma rede social, um motor de busca ou um navegador ficarem tão grandes a ponto de se tornarem um monopólio, o que, segundo ele, “limita a inovação”.

A Apple também foi criticada por criar “ilhas de informação” e ficar isolada do resto da rede, já que estimula a publicação de conteúdos em aplicativos, e não na web. Mas essa não é uma característica unicamente da Apple, já que, segundo Lee, outras empresas estão preferindo criar aplicativos exclusivos para smartphones - o que é “perturbador” - em vez de criar aplicativos para web que rodem nesses dispositivos.

“Por que vocês deveria se importar? Porque a web é sua. É um recurso público em que você, sua empresa, sua comunidade e seu governo dependem. A web também é vital para a democracia, um canal de comunicação que torna possível uma conversa contínua em todo o mundo”, escreveu.

:arrow: FONTE: revista Scientific American publicado nesta segunda-feira

Lembrando que o Demoiselle não é só um framework, mas uma arquitetura padrão dentro das empresas públicas, justamente pra padronizar o trabalho entre as centenas de projetos.

Achei positivo eles terem atendido um monte de sugestões e críticas que o pessoal fazia sob o framework. E queria que a gestão das finanças do governo tivesse esse grau de transparência pra gente também ‘sugerir mudanças’.

Não sei vocês, mas eu ando super desanimado com os rumos políticos do país, independente de qual partido esteja no poder.

So uma correção o link para o site do projeto não é www.frameworkdemoiselle.org.br e sim www.frameworkdemoiselle.gov.br

Cuidado . . .

O Deimoselle é uma arquitetura voltada para aplicações Web monolíticas…é a característica dele, não um defeito, mas é sempre conveniente deixar os desenvolvedores avisados…rs

Att,

Olá pessoal,

Sugiro assistir ao vídeo do Demoiselle no JavaOne Brasil 2010. Acho que vai ajudar a conhecer melhor o que de fato é a versão 2.0 e a esclarecer alguns mitos. :wink:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=cAmOM7XkYVc[/youtube]

Os slides coloquei aqui: http://www.slideshare.net/zyc/demoiselle-20-no-javaone-brasil-2010

uma palavra: medo