Discussão sobre o TISSNet, Web Services e Ponto-a-ponto

Lucas, explica seu problema p/ q eu possa tentar ajudar.

Abraços[/quote]

Uma alma santa!! Obrigado pela atenção.

Seguinte, consegui avançar uma boa parte da implementação. Só que estou apanhando feio na parte da Certificação Digital. Está meio confuso. Eu ja gerei as chaves privadas (jks) e pública(x509) através do Keytools, etc, mas de tanto ler tutorial por aí ficou meio confuso.

No caso eu sou o fornecedor do serviço. Eu tenho que pegar as chaves dos prestadores? Estou tentando implementar um cliente para teste e só enrosquei nessa parte.

Eu até li seu tutorial no seu site, acho que falta pouca coisa.

Se puder dar uma luz…

Obrigado!

Lucas, beleza?

Uma vez trabalhei com um cara que implementou certificação digital em java card. Cara se deu bem e abriu uma empresa. Rs

Segue o blog dele, tenta mandar um e-mail pra ele, que ele te ajuda cara

Abraço

Depois de muita briga consegue matar a parte de certificado digital, agora falta implementar os digestores e manipular o DOM.

Valeu!

Eae pessoal, tudo bem?!

seguinte, estou com um problema aqui…
espero que alguém possa me ajudar…

é um problema de comunicação com o webservice…
eu estou conseguindo transmitir os dados via webservice, mas no momento de receber a resposta, ela não esta vindo completa.
é como se viesse somente metade do arquivo, fica faltando um pedaço.

dessa forma não consigo fazer o marshal pro objeto e dar continuidade no fluxo…

será que ta faltando alguma configuração???

valew!!!

Boar tarde,
Estou começando com o TISS agora…
Estou com problema e quem puder me ajudar, agradeço muito.
Já fiz meu WebService, meu problema é com o TISSNet (client)… eu executo ele e quando eu coloco um xml para ser enviado, da o seguinte erro:

TISS Schema: file:./schemas/tissV2_02_01.xsd
++ Versao atual produziu erro: schema_reference.4: Falha ao ler o documento do esquema ‘file:./schemas/tissV2_02_01.xsd’ porque

1. nÒo foi possÝvel encontrar o documento;
  2. nÒo foi possÝvel ler o documento;
  3. o elemento-raiz do documentonÒo Ú xsd:schema.

o arquivo no qual estou “colocando” esta validado certinho pelo Altova.

Espero ajuda, vlw

Olá pessoal,

Eu postei isso lá no forum de Java Avançado, mas ainda sem resposta, estou postando aqui, quem sabe tem alguem que acompanha este tópico que sabe resolver, ou que já passou por isso.

Estou tentando extrair classes java de um modelo XSD, o modelo da ANS para o TISS 3.0.

Normalmente eu faria isso com um comando simples do JAXB, o xjc, mas esta dando erro, tentei fazer varias vezes de formas diferentes, até fiz um download do site da ANS, mas nada.

Eu tentei assim, vejam os erros:

D:\Documents\Raimundo\TISS_3.0\padrao_tiss_comunicacao030001>C:\"Program F  
iles"\Java\jdk1.7.0_09\bin\xjc -p br.gov.ans.padroes.tiss.schemas tissV3_00_01.x  
sd  
parsing a schema...  
[WARNING] schema_reference.4: Failed to read schema document 'xmldsig-core-schem  
a.xsd', because 1) could not find the document; 2) the document could not be rea  
d; 3) the root element of the document is not <xsd:schema>.  
  line 10 of file:/D:/Documents/Raimundo/TISS_3.0/padrao_tiss_comunicacao0  
30001/tissAssinaturaDigital_v1.01.xsd  

[ERROR] src-resolve: Cannot resolve the name 'ds:SignatureType' to a(n) 'type de  
finition' component.  
  line 13 of file:/D:/Documents/Raimundo/TISS_3.0/padrao_tiss_comunicacao0  

Failed to parse a schema.  

ou assim:

iles"\Java\jdk1.7.0_09\bin\xjc tissV3_00_01.xsd  br.gov.ans.padroes.tiss.schemas  

parsing a schema...  
[WARNING] schema_reference.4: Failed to read schema document 'xmldsig-core-schem  
a.xsd', because 1) could not find the document; 2) the document could not be rea  

[ERROR] src-resolve: Cannot resolve the name 'ds:SignatureType' to a(n) 'type de  
finition' component.  

[ERROR] schema_reference.4: Failed to read schema document 'file:/D:/Documents/R  
aimundo/TISS_3.0/padrao_tiss_comunicacao030001/br.gov.ans.padroes.tiss.sch  
emas', because 1) could not find the document; 2) the document could not be read  
; 3) the root element of the document is not <xsd:schema>.  
unknown location  

ou até:

iles"\Java\jdk1.7.0_09\bin\xjc -d D:\ -p br.gov.ans.padroes.tiss.schema tissV3_0  
0_01.xsd  
parsing a schema...  

finition' component.  

D:\Documents\Raimundo\TISS_3.0\padrao_tiss_comunicacao030001>  

alguma ideia pra resolver?

valew pela ajuda.

So de operadora e estou começando a implementar o webservice do tiss 3.00.01 e estou meio sem saber pra onde ir. alguma luz de como gerar as classes ?

Tem tempo que não pego nada do TISS para implementar, mas vou dar uma olhada pra ver se ainda consigo ajudar.

Estou com o mesmo erro!!
Conseguiu resolver??

c-resolve: Cannot resolve the name 'ds:SignatureType' to a(n) 'type definition' component.

[quote=rbcneto]Olá pessoal,

Eu postei isso lá no forum de Java Avançado, mas ainda sem resposta, estou postando aqui, quem sabe tem alguem que acompanha este tópico que sabe resolver, ou que já passou por isso.

Estou tentando extrair classes java de um modelo XSD, o modelo da ANS para o TISS 3.0.

Normalmente eu faria isso com um comando simples do JAXB, o xjc, mas esta dando erro, tentei fazer varias vezes de formas diferentes, até fiz um download do site da ANS, mas nada.

Eu tentei assim, vejam os erros:

iles"\Java\jdk1.7.0_09\bin\xjc -p br.gov.ans.padroes.tiss.schemas tissV3_00_01.x  
sd  
parsing a schema...  

finition' component.  

ou assim:

iles"\Java\jdk1.7.0_09\bin\xjc tissV3_00_01.xsd  br.gov.ans.padroes.tiss.schemas  

parsing a schema...  

finition' component.  

[ERROR] schema_reference.4: Failed to read schema document 'file:/D:/Documents/R  
aimundo/TISS_3.0/padrao_tiss_comunicacao030001/br.gov.ans.padroes.tiss.sch  
emas', because 1) could not find the document; 2) the document could not be read  
; 3) the root element of the document is not <xsd:schema>.  
unknown location  

ou até:

iles"\Java\jdk1.7.0_09\bin\xjc -d D:\ -p br.gov.ans.padroes.tiss.schema tissV3_0  
0_01.xsd  
parsing a schema...  

finition' component.  

D:\Documents\Raimundo\TISS_3.0\padrao_tiss_comunicacao030001>  

alguma ideia pra resolver?

valew pela ajuda.[/quote]

Pessoal, boa tarde.
Resolvi usar esse post pois ja existe um grupo de pessoas relacionadas com o TISS

Estou desenvolvendo uma solução para atender o padrão TISS 3.02.00.
Hoje já validei meu XML de Monitoramento informando Consultas e SADS e agora estou trabalhando no caso de uso Internação. Só que estou com uma duvida, quando não tenho procedimentos para informar nessa guia, como vocês montaram o xml sem procedimento?

pensei em informar assim:

<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?> <mensagemEnvioANS xsi:schemaLocation="http://www.ans.gov.br/padroes/tiss/schemas http://www.ans.gov.br/padroes/tiss/schemas/tissMonitoramentoV3_02_00.xsd" xmlns="http://www.ans.gov.br/padroes/tiss/schemas" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance"> <cabecalho> <identificacaoTransacao> <tipoTransacao>MONITORAMENTO</tipoTransacao> <numeroLote>0001</numeroLote> <competenciaLote>201409</competenciaLote> <dataRegistroTransacao>2015-02-09</dataRegistroTransacao> <horaRegistroTransacao>15:16:27</horaRegistroTransacao> </identificacaoTransacao> <registroANS>00000</registroANS> <versaoPadrao>3.02.00</versaoPadrao> </cabecalho> <Mensagem> <operadoraParaANS> <guiaMonitoramento> <tipoRegistro>1</tipoRegistro> <indicadorEnvioPapel>S</indicadorEnvioPapel> <dadosContratadoExecutante> <CNES>00000</CNES> <identificadorExecutante>1</identificadorExecutante> <codigoCNPJ_CPF>0000000</codigoCNPJ_CPF> <municipioExecutante>5208707</municipioExecutante> </dadosContratadoExecutante> <dadosBeneficiario> <identBeneficiario> <dadosSemCartao> <sexo>3</sexo> <dataNascimento>1972-02-17</dataNascimento> <municipioResidencia>5201405</municipioResidencia> </dadosSemCartao> </identBeneficiario> <numeroRegistroPlano>0000000</numeroRegistroPlano> </dadosBeneficiario> <tipoEventoAtencao>3</tipoEventoAtencao> <origemEventoAtencao>1</origemEventoAtencao> <numeroGuia_prestador>449983</numeroGuia_prestador> <numeroGuia_operadora>00000</numeroGuia_operadora> <identificacaoReembolso>00000000000000000000</identificacaoReembolso> <dataSolicitacao>2014-08-28</dataSolicitacao> <dataAutorizacao>2014-08-28</dataAutorizacao> <dataRealizacao>2014-10-20</dataRealizacao> <dataInicialFaturamento>2014-10-29</dataInicialFaturamento> <dataFimPeriodo>2014-10-15</dataFimPeriodo> <dataProtocoloCobranca>2014-10-15</dataProtocoloCobranca> <dataPagamento>2014-11-20</dataPagamento> <dataProcessamentoGuia>2014-10-20</dataProcessamentoGuia> <indicacaoRecemNato>N</indicacaoRecemNato> <indicacaoAcidente>9</indicacaoAcidente> <caraterAtendimento>U</caraterAtendimento> <tipoInternacao>2</tipoInternacao> <regimeInternacao>1</regimeInternacao> <tipoFaturamento>2</tipoFaturamento> <motivoSaida>12</motivoSaida> <valoresGuia> <valorTotalInformado>321.48</valorTotalInformado> <valorProcessado>321.48</valorProcessado> <valorTotalPagoProcedimentos>0.00</valorTotalPagoProcedimentos> <valorTotalDiarias>0.00</valorTotalDiarias> <valorTotalTaxas>0.00</valorTotalTaxas> <valorTotalMateriais>321.48</valorTotalMateriais> <valorTotalOPME>0.00</valorTotalOPME> <valorTotalMedicamentos>0.00</valorTotalMedicamentos> <valorGlosaGuia>0.0000</valorGlosaGuia> <valorPagoGuia>321.48</valorPagoGuia> <valorPagoFornecedores>0.00</valorPagoFornecedores> <valorTotalTabelaPropria>0.00</valorTotalTabelaPropria> </valoresGuia> <procedimentos> <detalhePacote> <quantidade>0</quantidade> </detalhePacote> </procedimentos> </guiaMonitoramento> </operadoraParaANS> </Mensagem> <epilogo> <hash>47c1fb58cf1ba01fdb50c8248b219783</hash> </epilogo> </mensagemEnvioANS>

Obs:
quando retiro ela tenho a seguinte msg na hora de validar: ERROR: Element ‘{http://www.ans.gov.br/padroes/tiss/schemas}procedimentos’: Missing child element(s). Expected is ( {http://www.ans.gov.br/padroes/tiss/schemas}identProcedimento ).

. . . . <valoresGuia> <valorTotalInformado>321.48</valorTotalInformado> <valorProcessado>321.48</valorProcessado> <valorTotalPagoProcedimentos>0.00</valorTotalPagoProcedimentos> <valorTotalDiarias>0.00</valorTotalDiarias> <valorTotalTaxas>0.00</valorTotalTaxas> <valorTotalMateriais>321.48</valorTotalMateriais> <valorTotalOPME>0.00</valorTotalOPME> <valorTotalMedicamentos>0.00</valorTotalMedicamentos> <valorGlosaGuia>0.0000</valorGlosaGuia> <valorPagoGuia>321.48</valorPagoGuia> <valorPagoFornecedores>0.00</valorPagoFornecedores> <valorTotalTabelaPropria>0.00</valorTotalTabelaPropria> </valoresGuia> <procedimentos> </procedimentos> </guiaMonitoramento> </operadoraParaANS> . . .

Agora quando tiro tbm a tag tenho a seguinte mensagem:

cvc-complex-type.2.4.b: The content of element ‘guiaMonitoramento’ is not complete. One of ‘{“http://www.ans.gov.br/padroes/tiss/schemas”:declaracaoNascido, “http://www.ans.gov.br/padroes/tiss/schemas”:declaracaoObito, “http://www.ans.gov.br/padroes/tiss/schemas”:procedimentos}’ is expected.

Pessoal consegui resolver meu problema, a tag procedimentos é obrigatório mesmo, vou ter que informa-la de qualquer forma

[quote=cadevinicius]Pessoal, boa tarde.
Resolvi usar esse post pois ja existe um grupo de pessoas relacionadas com o TISS

Estou desenvolvendo uma solução para atender o padrão TISS 3.02.00.
Hoje já validei meu XML de Monitoramento informando Consultas e SADS e agora estou trabalhando no caso de uso Internação. Só que estou com uma duvida, quando não tenho procedimentos para informar nessa guia, como vocês montaram o xml sem procedimento?

pensei em informar assim:

<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?> <mensagemEnvioANS xsi:schemaLocation="http://www.ans.gov.br/padroes/tiss/schemas http://www.ans.gov.br/padroes/tiss/schemas/tissMonitoramentoV3_02_00.xsd" xmlns="http://www.ans.gov.br/padroes/tiss/schemas" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance"> <cabecalho> <identificacaoTransacao> <tipoTransacao>MONITORAMENTO</tipoTransacao> <numeroLote>0001</numeroLote> <competenciaLote>201409</competenciaLote> <dataRegistroTransacao>2015-02-09</dataRegistroTransacao> <horaRegistroTransacao>15:16:27</horaRegistroTransacao> </identificacaoTransacao> <registroANS>00000</registroANS> <versaoPadrao>3.02.00</versaoPadrao> </cabecalho> <Mensagem> <operadoraParaANS> <guiaMonitoramento> <tipoRegistro>1</tipoRegistro> <indicadorEnvioPapel>S</indicadorEnvioPapel> <dadosContratadoExecutante> <CNES>00000</CNES> <identificadorExecutante>1</identificadorExecutante> <codigoCNPJ_CPF>0000000</codigoCNPJ_CPF> <municipioExecutante>5208707</municipioExecutante> </dadosContratadoExecutante> <dadosBeneficiario> <identBeneficiario> <dadosSemCartao> <sexo>3</sexo> <dataNascimento>1972-02-17</dataNascimento> <municipioResidencia>5201405</municipioResidencia> </dadosSemCartao> </identBeneficiario> <numeroRegistroPlano>0000000</numeroRegistroPlano> </dadosBeneficiario> <tipoEventoAtencao>3</tipoEventoAtencao> <origemEventoAtencao>1</origemEventoAtencao> <numeroGuia_prestador>449983</numeroGuia_prestador> <numeroGuia_operadora>00000</numeroGuia_operadora> <identificacaoReembolso>00000000000000000000</identificacaoReembolso> <dataSolicitacao>2014-08-28</dataSolicitacao> <dataAutorizacao>2014-08-28</dataAutorizacao> <dataRealizacao>2014-10-20</dataRealizacao> <dataInicialFaturamento>2014-10-29</dataInicialFaturamento> <dataFimPeriodo>2014-10-15</dataFimPeriodo> <dataProtocoloCobranca>2014-10-15</dataProtocoloCobranca> <dataPagamento>2014-11-20</dataPagamento> <dataProcessamentoGuia>2014-10-20</dataProcessamentoGuia> <indicacaoRecemNato>N</indicacaoRecemNato> <indicacaoAcidente>9</indicacaoAcidente> <caraterAtendimento>U</caraterAtendimento> <tipoInternacao>2</tipoInternacao> <regimeInternacao>1</regimeInternacao> <tipoFaturamento>2</tipoFaturamento> <motivoSaida>12</motivoSaida> <valoresGuia> <valorTotalInformado>321.48</valorTotalInformado> <valorProcessado>321.48</valorProcessado> <valorTotalPagoProcedimentos>0.00</valorTotalPagoProcedimentos> <valorTotalDiarias>0.00</valorTotalDiarias> <valorTotalTaxas>0.00</valorTotalTaxas> <valorTotalMateriais>321.48</valorTotalMateriais> <valorTotalOPME>0.00</valorTotalOPME> <valorTotalMedicamentos>0.00</valorTotalMedicamentos> <valorGlosaGuia>0.0000</valorGlosaGuia> <valorPagoGuia>321.48</valorPagoGuia> <valorPagoFornecedores>0.00</valorPagoFornecedores> <valorTotalTabelaPropria>0.00</valorTotalTabelaPropria> </valoresGuia> <procedimentos> <detalhePacote> <quantidade>0</quantidade> </detalhePacote> </procedimentos> </guiaMonitoramento> </operadoraParaANS> </Mensagem> <epilogo> <hash>47c1fb58cf1ba01fdb50c8248b219783</hash> </epilogo> </mensagemEnvioANS>

Obs:
quando retiro ela tenho a seguinte msg na hora de validar: ERROR: Element ‘{http://www.ans.gov.br/padroes/tiss/schemas}procedimentos’: Missing child element(s). Expected is ( {http://www.ans.gov.br/padroes/tiss/schemas}identProcedimento ).

. . . . <valoresGuia> <valorTotalInformado>321.48</valorTotalInformado> <valorProcessado>321.48</valorProcessado> <valorTotalPagoProcedimentos>0.00</valorTotalPagoProcedimentos> <valorTotalDiarias>0.00</valorTotalDiarias> <valorTotalTaxas>0.00</valorTotalTaxas> <valorTotalMateriais>321.48</valorTotalMateriais> <valorTotalOPME>0.00</valorTotalOPME> <valorTotalMedicamentos>0.00</valorTotalMedicamentos> <valorGlosaGuia>0.0000</valorGlosaGuia> <valorPagoGuia>321.48</valorPagoGuia> <valorPagoFornecedores>0.00</valorPagoFornecedores> <valorTotalTabelaPropria>0.00</valorTotalTabelaPropria> </valoresGuia> <procedimentos> </procedimentos> </guiaMonitoramento> </operadoraParaANS> . . .

Agora quando tiro tbm a tag tenho a seguinte mensagem:

cvc-complex-type.2.4.b: The content of element ‘guiaMonitoramento’ is not complete. One of ‘{“http://www.ans.gov.br/padroes/tiss/schemas”:declaracaoNascido, “http://www.ans.gov.br/padroes/tiss/schemas”:declaracaoObito, “http://www.ans.gov.br/padroes/tiss/schemas”:procedimentos}’ is expected.[/quote]

Olá cadevinicius,

Estou aqui do lado da Operadora, o que manda nesses casos é o que esta definido nos .xds.
http://www.ans.gov.br/padroes/tiss/schemas/

Algum de vocês teve problemas de serialização do XMLGregorinCalendarImpl ?

Acabei de encontrar esse tópico que criei a 11 anos atrás, deu até saudade.
Muito aprendizado e muita união da comunidade.

1 curtida

Boa tarde Rafael @rbamartins, tudo bom? Direto do túnel do tempo!
Sou novo no desenvolvimento SOAP. Preciso muito da sua ajuda! Estou desenvolvendo um WS TISS20201 com maven e springboot com jaxws. É para o lado da operadora, fiz o import dos xsds e wsdls.
Criei o seguinte endpoint:

@Endpoint
public class TissTransmiteMensagemV20201EndPoint {

@PayloadRoot(namespace="http://www.ans.gov.br/tiss/ws/tipos/tissTransmiteMensagem/v20201", localPart="mensagemTISSString")

@ResponsePayload

public MensagemTISS mensagemTISSResposta(@RequestPayload MensagemTISS req)  {
    MensagemTISS resposta = new MensagemTISS();
    resposta = req;

return resposta;
}

}

deu erro

SOAP-ENV:Fault
SOAP-ENV:Server
<![CDATA[elemento inesperado

uri:“http://www.ans.gov.br/tiss/ws/tipos/tissTransmiteMensagem/v20201”, local:“mensagemTISSString”). Os elementos esperados são <{http://www.ans.gov.br/tiss/ws/tipos/tissVerificaElegibilidade/v20201}DestinatarioInvalido