Discussão no IBM DeveloperWork sobre o futuro do Java

[quote]Muito se fala sobre o futuro da linguagem Java, se ela vai ou não evoluir drasticamente para conseguir acompanhar as demais. É notável que a linguagem Java está perdendo alguma força no mercado, devido ao crescimento e popularização de outras linguagens. A IBM developerWork resolveu juntar nove desenvolvedores Java de nome onde foi abordado diversos tópicos sobre o futuro da linguagem.

Com nomes como Neal Ford, Arquiteto da Toughtworks, Dan Allen, Engenheiro Sênior da RedHat, entre outros. Foram abordados tópicos relacionados ao Java e seu futuro. Abaixo seguem algumas citações dessa discussão:

Complexidade

Alex Miller:

[quote]Uma aplicação Java Web típica utiliza entre 15 e 20 MB de framework, isso tudo antes de você escrever qualquer código! Começar com toda essa "sujeira" me incomoda, e isso que eu tenho 1 década experiência com Java.[/quote]

Linguagens na JVM

Neal Ford:

[quote]Java está morto . Mas o futuro das programação poliglota é brilhante. Veja como exemplo o desenvolvimento com swing: você pode usar uma DSL no JRUBY (Swiby) ou no Groovy (SwingBuilder) para criar a interface com o usuário, construir as partes critícas que são thread-safe em uma linguagem funcional "artística" como Clojure, e deixar todas as suas blibliotecas Javas que você acrescentou ao decorrer dos anos para os mainframes."[/quote]

[quote]A linguagem Java deve parar na versão 7. a Linguagem Java irá se tornar uma espécie de assembly da JVM : você irá utilizar para acesso de baixo-nível, pois você precisa escrever uma biblioteca de baixo-nível, e para manutenções.[/quote]

Closujes e concorrência

Dan Allen:

[quote]O sucesso do Groove é um grande sinal que as pessoas gostariam de closure no Java. Anotações são brilhantes, porém é apenas o rascunho do suporte a metadata que deveria ser suportado, não é o suficiente.[/quote]

Implementações Open Source do Java (OpenJDK e Apache Harmony)

Ted Neward

Rich Hightower:

[quote]OpenJDK e Apache Harmony são como pará-quedas. Eu estou feliz por eles existirem; Eu espero nunca ter que usar nenhum deles. Eu espero que a Oracle seja um bom mordomo da plataforma Java e que não tenhamos que confiar no plano de backup (OpenJDK e Apache Harmony).[/quote]

Java nas novas empresas

Andrew Glover

[quote]Mobile é o caminho a ser seguido.[/quote]

Dan Allen

[quote]Abraçar e reforçar o Android é a chave. Mas isso significa evoluir e padronizar o problema de multimedia com Java.[/quote][/quote]

fonte: http://www.infoq.com/br/news/2010/05/discussao-futuro-java

Até que enfim algo interessante.

Ao invés de prever o fim do java, discute-se para onde vai a plataforma.

Acredito também que a linguagem deve estabilizar na versão 7, e que a JVM vai se desenvolver no sentido de suportar várias linguagens.

O QUE ? :shock: :shock: :shock:

Neal Ford metendo o pau em qualquer coisa que não rode sobre Ruby ? :cry:

Que estranho ! :lol:

[quote=chun]O QUE ? :shock: :shock: :shock:

Neal Ford metendo o pau em qualquer coisa que não rode sobre Ruby ? :cry:

Que estranho ! :lol:[/quote]

Fuja para as montanhas, não importa qual seja.

chega a ser ridículo, dentro da própria comunidade java ficarem tanto assim falando mal da linguagem… de vez em quando ouço dizerem que o java está morto, mais o que se ve na verdade é ele sendo usado em um monte de lugares…

só para comprovar isso fiz umas pesquisas por palavra chave na APINFO, de 12 a 19 desse mês (uma semana):

http://www.apinfo.com/pesqn4.htm

java 201 vagas

ruby 2 vagas

c# 137 vagas

vb, visual basic, vb.net 101 vagas

.net 273 vagas (agora pegando qualquer linguahem com isso no nome…)

c++ 28 vagas

php 54 vagas

[quote=maior_abandonado]chega a ser ridículo, dentro da própria comunidade java ficarem tanto assim falando mal da linguagem… de vez em quando ouço dizerem que o java está morto, mais o que se ve na verdade é ele sendo usado em um monte de lugares…

[/quote]

Na verdade falam de muitas possibilidades pra linguagem e plataforma exceto Neal Ford o que ja era de se esperar, os trechos da discussão que foram selecionados para parecer uma critica a linguagem como de costume sendo postado por um ruby boy.

As vezes acho que o pessoal que é referência ou foi referência na linguagem java para a comunidade ou até mesmo no desenvolvimento da linguagem em si, dizem uma série de bobagens , você pode perfeitamente escolher groovy para um projetinho…porém quando o sistema já nasce grande …opa é preciso um pouco mais … também rola aquela parada de modismo , pois estes mesmos caras que foram referência em java , hoje estão se voltando para outra linguagem e por isto com certeza o cara vai vender sua sardinha …
Acredito que todas as linguagens são importantes desde que atendam suas necessidades , se você consegue fazer um sistema em 5 dias em ruby ou em 30 em java , o importante é avaliar o custo X beneficio que cada momento trouxe para o seu negócio.
Java pelos próximos 5 anos terá muito mercado ainda … é aquela velha história quantas linguagens já morreram …rs…e quando você faz uma pesquisa …encontra inúmeras aplicações rodando e a linguagem tá lá firme e forte …enfim …acho que este pessoal que critica …muitas vezes o faz por interesse próprio e ou comercial …

Grande abraço

Lekão

Os próprios desenvolvedores estao "acabando com a linguagem"de tanto que falam.
Ainda não “enchergo” uma linguagem / plataforma para substiuir o java completamente neste nicho corporativo.

Essas falacias ao menos deveriam ser mais segmentadas ex:
A “linguagem” Java e sua especificação de Servlet estão ultrapassados para “Desenvolvimento Web”. LINDO. LINDO. LINDO.

Bater no peito e falar que a linguagem em geral está acabada é no minimo sensacionalismo.

Boa tarde

Concordo com o Mauricio, para você dizer que a linguagem vai morrer antes é necessário ter uma outra linguagem que seja melhor, hoje não vejo nenhuma linguagem melhor ou pelo menos do nível do Java.

Falou.

mas falar que Java resolve todos os problemas é maluquice também…

a questão é que nenhuma linguagem é perfeita… java tem seus pontos fortes e seus pontos fracos…

mas se java “morresse” hj e nenhum projeto novo fosse criado utilizando java, daqui 10 anos ainda teria milhares de legados por ai e milhares de programadores java empregados… onde eu trabalho tem mais programador C do que Java ou outra coisa… tirando que está cheio de programador COBOL (nossa, isso existe ainda?)

[quote=ceb10n]mas falar que Java resolve todos os problemas é maluquice também…

a questão é que nenhuma linguagem é perfeita… java tem seus pontos fortes e seus pontos fracos…

mas se java “morresse” hj e nenhum projeto novo fosse criado utilizando java, daqui 10 anos ainda teria milhares de legados por ai e milhares de programadores java empregados… onde eu trabalho tem mais programador C do que Java ou outra coisa… tirando que está cheio de programador COBOL (nossa, isso existe ainda?)[/quote]

Linguagem perfeita para todos problemas eu acho que nunca vai existir

Gente vamos deixar torcida apaixonada para a copa do mundo que começa mes que vem. Java morreu e como disse o artigo ficara restrito como linguagem de baixo nivel para a JVM. Hoje em dia é preciso um motivo muito forte para desenvolver aplicações em Java. Principalmente se a aplicação for web.

kkkkkkkk todo mundo gosta de falar isso mas suas realidades não passam de Struts 1.2 + EJB 2 + Maven e Oracle RAC.

Vixe…pelo visto tem muitaaa empresa com motivos fortes então!

hã?

Vixe…pelo visto tem muitaaa empresa com motivos fortes então![/quote]

Sim, principalmente empresas que nao estão na vanguarda da tecnologia com sistemas legado pra dar manutenção.

Quando dizem que Java morreu é no contexto da evolução da linguagem, ninguém esta falando que nao vai ter mais empregos em consultorias 3 letrinhas.

[quote=Caio Vinicius]Boa tarde

Concordo com o Mauricio, para você dizer que a linguagem vai morrer antes é necessário ter uma outra linguagem que seja melhor, hoje não vejo nenhuma linguagem melhor ou pelo menos do nível do Java.

Falou.[/quote]

Agora você apelou também. Falou que outras não servem.

[quote=Mauricio de Mello][quote=ceb10n]mas falar que Java resolve todos os problemas é maluquice também…

mas se java “morresse” hj e nenhum projeto novo fosse criado utilizando java, daqui 10 anos ainda teria milhares de legados por ai e milhares de programadores java empregados… onde eu trabalho tem mais programador C do que Java ou outra coisa… tirando que está cheio de programador COBOL (nossa, isso existe ainda?)[/quote]

Linguagem perfeita para todos problemas eu acho que nunca vai existir[/quote]

Eu já acho o contrário. A linguagem boa é aquela que você se sente a vontade codificando.

Lembrando bem para separar “Linguagem java” de “Plataforma java”.

No caso da linguagem java eu creio que possa sim a ser menos usada com os anos(varios anos…), tem cada vez mais linguagens rodando dentro da JVM, linguagens estas que resolvem o “problema” do java no desenvolvimento web, como JRuby, Clojure, Jython, Scala etc. Principalmente podendo se usar toda a base ja montada de frameworks quando necessario, até que tais frameworks sejam substituidos por outros feitos diretamente nas novas linguagens.

Agora outra coisa totalmente diferente é dizer que a Plataforma, diga-se JVM, esta morta, ninguem em sã consciencia ira trocar toda a robustes dela por algum hype, e esta sim podemos arriscar dizer que nao tem outra a altura, talvez .NET.