Diploma x Certificações

Boa noite pessoal…

Estava lendo num tópico aqui no fórum mesmo, sobre esse assunto, mas como o tópico é de 2003 resolvi perguntar de novo.

Gostaria de saber o que vale mais: se é o diploma de Ensino Superior ou se as certificações garantem mais o emprego?

Não estou perguntando especificamente sobre Java ou dev, mas sim todas as áreas da TI

Faço Sistemas de Informação e tenho muitas dúvidas. :?: :?: :?:

Obrigadaa :slight_smile:

Oi ThammyOscarino,

Vou te dizer o que realmente vale nessa área… Ter um bom QI… :wink:

Bom já fui em várias oportunidades de emprego, estágio na aréa de TI, seja pra programador ou para aréa de suporte técnico, que inclui as aréas de cabeamento estruturado. Muitas empresas exigem que você além de formado, tenha sim as certificações, não são todas as empresas, mas as que pagam melhor e as que tem mais beneficios é que exigem um profissional invejável por todos.
Acredite se você quer ter um belo salário no final do mês, seu diploma de curso superior ajuda, mas o que vai dar um UPCAST no seu salário são as certificações!!! :slight_smile: :slight_smile:

Tente ter os dois.

Eu acho que o diploma do curso superior é fundamental, pesquise nos sites de empregos eles sempre pedem curso superior.

A experiência é o que tem mais peso na hora de contratar.

Oi ThammyOscarino,

Vou falar sério agora…

O que o Marcio falou é verdade, experiência pesa mais que diploma e certificados, o estágio é fundamental para entrar na área e conta como experiência…

Desculpe a “brincadeira”… :oops:

Tah sendo bom saber disso…

até pq tenho mtas dúvidas de como vai ser o mundo pós-universidade.

Vlw galera :smiley:

English.
Invista bastante pois em algumas empresas é o primeiro requisito.

^^

já tenho inglês avançado… qro agora um intercambio, mas devo esperar me formar…

se você for procurar emprego depois de formada, vai ser bem osso

as empresas vão cobrar bastante de você, seria interessante procurar um estagio, ou um emprego na área que pague menos do que o esperado para conseguir experiencia…

experiencia é o mais importante de todos…

curso superior x ingles x certificações x experiencia

pela ordem de importancia eu colocaria dessa forma:

  1. experiência
  2. inglês
  3. curso superior
  4. certificações

mais pra conseguir experiência você tem que ter ingles e curso superior, e pra conseguir certificações você tem que ter experiência.

ou seja a ordem de aprendizado seria essa:

  1. ingles (entrar na faculdade avançado/fluente)
  2. Faculdade (cursar a faculdade, inglês e intercâmbios até o 3ºano)
  3. conseguir estagio entre 3 e 4 ano
  4. ser promovido ou mudar de emprego até o final da faculdade.
  5. se manter em um emprego, quando perceber que pode crescer e aprender bastante coisa (2 anos)
  6. tirar as certificações
  7. Cursar alguma pós graduação…mestrado etc…
  8. ser professor de curso superior, cursar doutorado e trabalhar durante o dia.
  9. daqui pra frente é buscar crescer na carreira…etc…

tenho buscado oportunidades de emprego…

mas a cidade de Joao Monlevade MG não tem campo pra isso… então tá mto dificil… nem estágio tah rolando…

não sei mais o q devo fazer…

to no meio do curso, mas jah to preocupada

Depende da empresa, tem muitas que nem olham sua experiencia se virem que voce não tem diploma. Outras já colocam no filtro de cara a certificação. Inglês, tem umas que é pre requisito e outras que nem se importam.

Se tiver de escolher, dá uma pesquisada na sua região e nas empresas de seu maior interesse.

Em último caso, eu priorizaria o diploma por abrir mais portas, porque nessas portas voce irá adquirir experiência.

a minha intenção é ir pra BH msm…

mas é impossivel fazer isso enqnto eu cursar a faculdade… a UFMG já naum abre transferencia ha 2 anos…
o campus da UFOP em JM é mto pequeno… ou seja poucas oportunidades…

mas vamo ver… ainda tenho tempo de correr atras disso… me falta um pouco de sorte tb…
mas é a vida… mas uma hora rolaa
:smiley:

[quote=Anime]Oi ThammyOscarino,

Vou te dizer o que realmente vale nessa área… Ter um bom QI… :wink: [/quote]

Jovem,

De onde você menos espera é que não vem nada mesmo.

Sem mais,

[quote=ThammyOscarino]Boa noite pessoal…

Estava lendo num tópico aqui no fórum mesmo, sobre esse assunto, mas como o tópico é de 2003 resolvi perguntar de novo.

Gostaria de saber o que vale mais: se é o diploma de Ensino Superior ou se as certificações garantem mais o emprego?

Não estou perguntando especificamente sobre Java ou dev, mas sim todas as áreas da TI

Faço Sistemas de Informação e tenho muitas dúvidas. :?: :?: :?:

Obrigadaa :slight_smile: [/quote]

Curto e grosso: “o que o c* tem a ver com as calças?”

São coisas distintas. Se vc pretende apenas ser uma programadora e escovar código pelo resto da sua vida, talvez uma certificação baste. Com diversas formas de se ter um diploma de nível superior, vc acredita que apenas meia dúzia de certificações irão bastar daqui uns anos?

Abs.

padcoe

O mercado brasileiro tem a seguinte cultura - CERTIFICAÇÃO SEM DIPLOMA NÃO TEM VALOR.
Por isso, faça a graduação, uma boa especialização na area selecionado e depois disso corra paras certificações.
Tenho certeza que os empregos vão correr atraz de vc! :smiley:

[quote=FernandoFranzini]O mercado brasileiro tem a seguinte cultura - CERTIFICAÇÃO SEM DIPLOMA NÃO TEM VALOR.
Por isso, faça a graduação, uma boa especialização na area selecionado e depois disso corra paras certificações.
Tenho certeza que os empregos vão correr atraz de vc! :smiley: [/quote]

Isso não é somente no Brasil, amigo. Uma certificação com uma puta experiência profissional pode te garantir uma vaga no mercado de trabalho mas apenas uma certificação ( que não deixa de ser a simples decoreba de um livrou um test killer da vida ) não garante nada.

Jovem,

Felizmente neste tópico tem pessoas que compartilham da minha opinião.

Alguns fizeram comentários totalmente desnecessários ou equivocados.
Jamais uma certificação terá um peso maior que um diploma. Afinal, você demora cerca de dois ou tres meses, em média, para se preparar para o certificado, já um diploma, temos uma teoria aplicada durante anos até sua conclusão.

Brincadeiras à parte, a certificação apenas atesta o conhecimento em uma ferramenta ou metodologia espeficíca já um diploma comprova até um nivel de maturidade pessoal. É necessário saber buscar as soluções para seus problemas, nunca em uma graduação, você obtem do seu orientador, as informações prontas, você é sempre incentivado a buscar o complemento do conteúdo.
Infelizmente, pelos tópicos que acompanhamos, muitas pessoas não entendem o objetivo de uma graduação e visam somente o diploma, como se fosse uma “obrigação”.

Claro que os certificados são necessário e agregam grande valor a um profissional, nunca desencorajei a obtenção destes, visto minha formação.

Espero sempre sucesso a todos e que suas carreiras sejam promissoras. Não seja apenas “mais um” no mercado de trabalho.

Abs.

Não tenho nenhuma certificação e ainda naum pretendo tirar alguma

ainda naum sei em q área vou me especializar…
Estou msm curiosa e buscando informaçoes pra poder ter uma noçao…

Segue ai um post sobre o assunto http://fernandofranzini.wordpress.com/2010/12/09/profissional-paraquesdista/