Isso é somente minha opinião:
Programar Java utilizando o Swing ou framework que use o Swing é igual a ir de bicicleta para o trabalho pensando que vai salvar o planeta.
O Máximo que vai ocorrer é você chegar todo molhado de suor no trabalho, pois teve muito mais esforço, trabalho mecânico e estresse para chegar à Empresa.
Traduzindo…
Java Swing está obsoleto e não vou escrever texto que explique isso.
É melhor dar um exemplo bem mais simples do tipo…
Por que você faz o seu programa de computador utilizando o Eclipse ao invés de utilizar o Notepad ou o Prompt do Dos?
Simples né? Já descobriu a resposta?
Agora falando em termos de tecnologia:
O mundo não para e quem fica andando de fusca, fica mesmo é para trás.
Novas tecnologias estão sendo lançadas enquanto estamos aqui aprendendo sobre este tema…rsrsrs
Porque vou perder meu tempo tendo 50 vezes mais trabalho para criar, atualizar, dar suporte e administrar projetos que usam Swing, se eu posso criar facilmente o mesmo projeto utilizando frameworks que já diminuem e muito meu trabalho?
Porque o Flex e o Flash da Adobe morreram?
Lembra quando o Jobs da Apple disse que o novo modelo do celular super moderno que eles iam lançar não ia usar Flash?
Pois é minha gente, se apegar à determinada tecnologia é assinar a própria sentença de morte. Se ela morrer, você vai junto.
Prova disso são as vagas de emprego para Estagiário, Programador, Desenvolvedor, Analista Java que não me deixam mentir.
Eu risquei Java Swing e JavaFx do meu cardápio, pois usando um Projeto Web dá para atender e muito bem.
Java Swing pois é um fusca nos dias de hoje…
JavaFx pois é o novo modelo do fusca que lançaram aí uns tempos atrás…
Prova disso são as Lambda que na minha opinião são uma verdadeira lambança que só ajuda a preguiçosos.
Caso precise rodar local então você coloca no seu cliente o seu servidor protegido com senha para somente você acessar. Assim todos que precisarem acessar vão ir no browser e acessar a url que aponta para o servidor interno lá.
Abraço.