Dificuldade!

Por quê é tão difícil instalar as ferramentas para se programar em Java?

Oi

Jucca, seja bem vindo ao PJ

Olhe, qual está sendo a sua dificuldade?

De uma olhada nos tutoriais do PJ, se nao conseguir da um grito aqui que vamos ajudar vc

http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Content

T+

Fala irmao, tb gostaria d dar as boas vindas a vc tb!! :razz:

Olha, eu n acho dificil d c instalar ferramentas para programar em java n, tp…

doque vc precisa de d setar as variaveis e ter um editor ASCII como bloco d notas ou kwrite!!

Abracao e te +

Motivos:

:arrow: Muitas ferramentas usam recursos como variáveis de ambiente que são bem chatas para os iniciantes. Mas depois, torna-se normal.

:arrow: As ferramentas são feitas para usuários de computador avançados, isto é, programadores. Para este público, configurações manuais não são tão horríveis quanto para usuários normais.

:arrow: Quando estamos usando ferramentas gratuitas temos o direito de reclamar?

Cara no windows até que é simples… Seguindo os tutoriais de PJ você consegue sem problemas, mas no linux a coisa é bem mais chata… É um tal de link simbólico pra lá, libs pra lá, e acabou de depois de 3 dias tentando eu desisti de instalar o eclipse no linux!

:roll:

[quote=“alaorbarroso”]Cara no windows até que é simples… Seguindo os tutoriais de PJ você consegue sem problemas, mas no linux a coisa é bem mais chata… É um tal de link simbólico pra lá, libs pra lá, e acabou de depois de 3 dias tentando eu desisti de instalar o eclipse no linux!

:roll:[/quote]

alaorbarroso, mas é o mesmo esquema como no Windows, primeiro, tu não precisa de link simbólico nenhum pra instalar o eclipse… e, as libs, é só ficarem inclusas no caminho do classpath, assim como no windows, nao se esqueça de colocar o “.” (ponto) no classpath… é só setar direitinho, como vc faz no windows, não tem erro :slight_smile:

[quote=“matheus”][quote=“alaorbarroso”]Cara no windows até que é simples… Seguindo os tutoriais de PJ você consegue sem problemas, mas no linux a coisa é bem mais chata… É um tal de link simbólico pra lá, libs pra lá, e acabou de depois de 3 dias tentando eu desisti de instalar o eclipse no linux!

alaorbarroso, mas é o mesmo esquema como no Windows, primeiro, tu não precisa de link simbólico nenhum pra instalar o eclipse… e, as libs, é só ficarem inclusas no caminho do classpath, assim como no windows, nao se esqueça de colocar o “.” (ponto) no classpath… é só setar direitinho, como vc faz no windows, não tem erro :)[/quote]

Acredite, eu fiz tudo certinho, mas não funcionou! Quer dizer, no slack ele instalou fácil e funcionou, mas no kurumin é praticamente impossível, eu fiz tudo como manda o figurino e neca!

:sad:

Só uso o Kurumin para emergências (como live-cd), então nunca instalei nada nele, mas no Gentoo e no Fedora não tive nenhum problema na instalação do eclipse. Basta ter um sdk java propriamente instalado (JAVA_HOME declarado e ${JAVA_HOME}/bin no PATH), aí é só descompactar o arquivo do eclipse e mandar rodar.

[quote=“alaorbarroso”][quote=“matheus”][quote=“alaorbarroso”]Cara no windows até que é simples… Seguindo os tutoriais de PJ você consegue sem problemas, mas no linux a coisa é bem mais chata… É um tal de link simbólico pra lá, libs pra lá, e acabou de depois de 3 dias tentando eu desisti de instalar o eclipse no linux!

alaorbarroso, mas é o mesmo esquema como no Windows, primeiro, tu não precisa de link simbólico nenhum pra instalar o eclipse… e, as libs, é só ficarem inclusas no caminho do classpath, assim como no windows, nao se esqueça de colocar o “.” (ponto) no classpath… é só setar direitinho, como vc faz no windows, não tem erro :)[/quote]

Acredite, eu fiz tudo certinho, mas não funcionou! Quer dizer, no slack ele instalou fácil e funcionou, mas no kurumin é praticamente impossível, eu fiz tudo como manda o figurino e neca!

:sad:[/quote]

Qual foi o erro que deu?

dificil? onde?

eu jah usei o kurumin, se vc tiver com o mesmo “problema” (entre aspas pq eh algo realmente simples) q eu tive, eh soh vc dar uma olhada no profile, e ve em q parte da linha vc ta adicionando o path, tem q ser a ultima pasta da linha, pq o kurumin jah tem uma vercao do compilador java, soh q do gcc… dai se vc por o primeiro comando ele vai usar o compilador java do gcc nao da sun…

e tipo, vc por acaso nao instalou pelos “icones magicos”?? pq akele lah, se n me engano, eh soh o plugin pros browsers…

mas no linux eh facil… baixa o jdk, executa e adiciona o path…

[quote=“alaorbarroso”][quote=“matheus”][quote=“alaorbarroso”]Cara no windows até que é simples… Seguindo os tutoriais de PJ você consegue sem problemas, mas no linux a coisa é bem mais chata… É um tal de link simbólico pra lá, libs pra lá, e acabou de depois de 3 dias tentando eu desisti de instalar o eclipse no linux!

:sad:[/quote]

Tp, so usuario do Kurumin kra, me fala a versao q vc ta usando e ai da pra eu t ajuda, tp…

Mas n tem segredo n, a… pra editar o profile vc tem q ta com o root ta ??