Dificuldade em entender a Relação JSP/Servlet

Bom… sou recem formado em Tecnico de Informática… e no Tecnico aprendi PHP e ASP apenas… quando comecei a fazer estagio… meu chefe decidiu que deveriamos trabalhar com o Java no desenvolvimento do site da empresa…
Logo, peguei uma apostila de Java e li ela por completo, não fiz muitos aplicativos em Java… mesmo pq preciso começar o projeto do site, e comecei a tentar entender o relacionamento do JSP com os Servlets…
Conversando com amigos consegui entender que o JSP seria uma interface grafica e o Servlet o programa…
porem não consigo entender como isto funcionaria…
como que um JSP chama um Servlet? tem algum tutorial falando deste relacionamento?
realmente perdido

Salve,

primeiro eu recomendo dar uma olhada em outros posts e ir em Artigos e tutoriais para dar uma olhada como desenvolver servlets

Bem como você mesmo disse jsp é uma forma mais fácil de desenvolver parte gráfica de um sistema web, então o servlet ficará responsável mais pelo gerenciamento de solicitações e/ou recebimento e processamento das solicitações.

:okok:

Xaz, minha dica… Para fazer a coisa certa, comece pelo princípio. Antes sinta-se bem a vontade com a tecnologia Java, sintaxe, etc. Após isso comece a estudar Java para a web, é um campo muito vasto, é fácil para alguém q esta começando se perder e fazer sistemas terríveis… qnd for estudar Java para web, comece estudando Servlets, depois Jsp, taglibs, e outras tecnologias para sistemas web em Java, lembrando sempre de padrões de projeto. Vc precisa de tempo pra absorver tudo isso, se for querer fazer logo esse sistema sem anter ter uma base legal sobre isso, vai sair coisa feia… não q tu não vá conseguir fazer, até vai, mas se for só pela experiência q tens em PHP e ASP… não vai sair coisa bonita não :roll:

Obrigado pela ajuda…
vou tentar me esforçar melhor em Java antes de entrar em JSP
porem eh complicado que estou em um momento que não sei o que fazer…
vou tentar ver melhor na parte de Artigos e Tutoriais

O que aconcelharia para mim estudar Servlet e JSP?
creio estar confortavel jah com a tecnologia (pelo menos creio) :razz:

livro? JavaServer Pages - O Guia do Desenvolvedor

na Web?!

na Web?![/quote]

Ah, se é assim tu pode dar uma olhada em Artigos e Tutoriais aqui no Portal Java e no próprio fórum… tb, se tu for no google e escrever algo como “servlet + tutorial” … vai ajudar :joia:

Cara, quando comecei aki onde trabalho tbm nunca havia visto nada de JSP , Servlet entrei totalmente em branco fiquei mais ou menos assim como você tá…desesperado…hoje eu ainda não sei muita coisa, mas já deu pra entender um pouco…
E basicamente, servlet e Jsp trabalham da forma como nossos camarada do portal falaram… com o JSP cuidando da parte gráfica do sitema, e o servlert gerenciando ou processando informações…
, mas não esquenta não que com o tempo você pega o jeito…além de ter dado uma lida em artigos, tutoriais tbm tive um cara pra me ajudar aqui no trampo…alias ele posta bastante coisa aki no portal tbm, é o rcmsj se vc entrar com frequencia vc ve ele…é bom ter alguém pra te ajudar a dar uma luz tbm…, mas esquenta não que a coisa é feia , mas não assusta blz?!

Falou!

[quote=“dumestico”]Cara, quando comecei aki onde trabalho tbm nunca havia visto nada de JSP , Servlet entrei totalmente em branco fiquei mais ou menos assim como você tá…desesperado…hoje eu ainda não sei muita coisa, mas já deu pra entender um pouco…
E basicamente, servlet e Jsp trabalham da forma como nossos camarada do portal falaram… com o JSP cuidando da parte gráfica do sitema, e o servlert gerenciando ou processando informações…
, mas não esquenta não que com o tempo você pega o jeito…além de ter dado uma lida em artigos, tutoriais tbm tive um cara pra me ajudar aqui no trampo…alias ele posta bastante coisa aki no portal tbm, é o rcmsj se vc entrar com frequencia vc ve ele…é bom ter alguém pra te ajudar a dar uma luz tbm…, mas esquenta não que a coisa é feia , mas não assusta blz?!

Falou![/quote]
sim eh exatamente o que esta acontecendo…
tipo…
eu estou com o Eclipse, Tomcat e o Net Beans instalado
queria trabalhar com o Eclipse, achei ele mais leve e talz… mas precisa achar um plug-in…
tipo… pra mim criar uma pagina o que eu preciso fazer? aonde começar… jah tentei ler os tutoriais + artigos mais ainda me sinto perdido…
jah consegui entender a relação… de Servlet com JSP mas o que eu preciso fazer pra ligar um com o outro e talz… estas duvidas matam…
volta a ler os tutoriais

Colega,

Tem um livro, não cobre tudo, mas ajuda bastante.
É muito didático.

Chama-se “Aprenda em 21 dias JAVA 2”.

Para ajudar um pouco, vc consegue fazer nos servlets
coisas que faz nos jsp’s, mas não com a mesma facilidade.

Os jsp surgiram depois, para facilitar a vida do programador. Neles
vc pode inserir seus códigos HTML sem misturá-los com
códigos java, o que não é possível nos servlets.
Vc vai entender melhor a medida que começar a desenvolver
tanto em servlets como em jsp. Mas comece pelos servlets.

Nos jsps vc pode usar, por exemplo, uma ferramenta como
o FrontPage, e outras, que te ajudam a construir
páginas de forma mais rápida.

Espero ter ajudado.

Baixa o Lomboz pra j2ee ele é bão!