Dificuldade em entender a Relação JSP/Servlet

Bom… sou recem formado em Tecnico de Informática… e no Tecnico aprendi PHP e ASP apenas… quando comecei a fazer estagio… meu chefe decidiu que deveriamos trabalhar com o Java no desenvolvimento do site da empresa…
Logo, peguei uma apostila de Java e li ela por completo, não fiz muitos aplicativos em Java… mesmo pq preciso começar o projeto do site, e comecei a tentar entender o relacionamento do JSP com os Servlets…
Conversando com amigos consegui entender que o JSP seria uma interface grafica e o Servlet o programa…
porem não consigo entender como isto funcionaria…
como que um JSP chama um Servlet? tem algum tutorial falando deste relacionamento?
realmente perdido

Salve,

primeiro eu recomendo dar uma olhada em outros posts e ir em Artigos e tutoriais para dar uma olhada como desenvolver servlets

Bem como você mesmo disse jsp é uma forma mais fácil de desenvolver parte gráfica de um sistema web, então o servlet ficará responsável mais pelo gerenciamento de solicitações e/ou recebimento e processamento das solicitações.

:okok:

Xaz, minha dica… Para fazer a coisa certa, comece pelo princípio. Antes sinta-se bem a vontade com a tecnologia Java, sintaxe, etc. Após isso comece a estudar Java para a web, é um campo muito vasto, é fácil para alguém q esta começando se perder e fazer sistemas terríveis… qnd for estudar Java para web, comece estudando Servlets, depois Jsp, taglibs, e outras tecnologias para sistemas web em Java, lembrando sempre de padrões de projeto. Vc precisa de tempo pra absorver tudo isso, se for querer fazer logo esse sistema sem anter ter uma base legal sobre isso, vai sair coisa feia… não q tu não vá conseguir fazer, até vai, mas se for só pela experiência q tens em PHP e ASP… não vai sair coisa bonita não :roll:

Obrigado pela ajuda…
vou tentar me esforçar melhor em Java antes de entrar em JSP
porem eh complicado que estou em um momento que não sei o que fazer…