Dificuldade em adicionar o banco derby no netbeans

Oi pessoal,
estou com dificuldades em conectar o banco derby no netbeans.
estou usando o Ubuntu, baixei e instalei o netbeans, agora quero criar uma aplicação standalone. Só tenho uns diagramas de UML, preciso conectar para começar a criar as tabelas pela própria IDE.
já li arquivos do site do Apache e os doc que vem no zip do derby, o problema é que não são tão específicos para o que preciso e assim me confundo com tantos arquivos e scripts para criar, principalmente pq esses são para cliente/servidor e se a aplicação é standalone, vou criar variáveis no sistema? quando estiver em produção de nada vão servir(certo?)
tenho dificuldade em saber onde e quais os arquivos colocar dentro das pastas do projeto. Eu coloquei os jar derby, derbyLocale_pt_BR, derbyclient, derbynet e derbyrun, está certo?
na aba serviço eu apontei para os arquivos e pasta do projeto(parecido com a arrumação que fica no zip), quando tento conectar ele faz o link como se fosse para rede, se tento usar o driver “EmbeddedDriver” eu não consigo terminar, a confecção da conexão.
alguém sabe de algum tutorial que faça isso? só encontro copiar/colar e mesmo assim incompleto para isso.

copiado os arquivos derby, derbyLocale_pt_BR e derbyrun, fui na aba serviços, lá em Drivers, eu criei e personalizei o “Java DB(Embedded) local” e apontei arquivo de driver para o drby.jar de dentro do projeto, criei uma nova conexão mas com a propriedade create=true, ai ele criou um banco novo(só espero que esse banco criado seja o certo, alguém pode confirmar???).
olhem o meu DAO de teste…

public class DAO {

public void abrirConexao(){
                String driver = "org.apache.derby.jdbc.EmbeddedDriver";
                String url = "jdbc:derby:/agenda/banco/bdAgenda/derby";
                String usuario = "";
                String senha = "";

System.out.println("iniciado!!!");
                try {
                        Class.forName(driver);
                        System.out.println("driver achado!!!");
                } catch (ClassNotFoundException ex) {
                        new Exception("Driver do banco não encontrado:\n" + ex.getMessage());
                }
                try {
                        Connection conexao = DriverManager.getConnection(url);
                        System.out.print("conecatado!!!");
                } catch (SQLException ex) {
                        new Exception("Driver do banco não encontrado:\n" + ex.getMessage());
                }          
        }
}

na classe principal ao executar, esse DAO, não aparece erro e apenas o primeiro System.out.println().
a url está certa? devo usar “/” mesmo? a intenção é ficar independete do local ou SO.
O que estar errado?

ALGUÉM POR AI???
consegui adicionar o derby no Netbeans, não precisei (mas n sei se adianta) adicionar ele na aba serviço, acredito que ali ele trata sempre como uma aplicação web, ou parecido, sempre que ia por ali ele criava uma conexão localhost:porta/banco que não é o meu caso, consegui tudo por código java e adicionando o banco como pasta/biblioteca na propriedade do projeto.
agora estou procurando uma ferramenta visual para o derby, não estou conseguindo nem chegar perto do editor sql do netbeans(botaõ de contexto/executar scrit n funciona, o banco n está como serviço), como eu o ativo ou alguém pode me indicar outra ferramenta?

alguém que conheça?

errei… ainda não consegui, ele coecta mas criou uma pasta onde não devia, num caminho parecido.
quando usado, o arquivo derby estufa ou é criado um conjunto de partas e arquivos? qual é propriamente o banco?

adm do forúm… estou com o assunto na área certa?

Primeira dica coloca System.out.println(“mensagem”); dento do catch ai vc vera os erros, outra coisa que pode estar acontecendo, se estiver usando o netbeans o seu BD não pode estar conectado verifique na aba serviços pois ele só aceita uma conexão por vez.

String url = “jdbc:derby:/agenda/banco/bdAgenda/derby”; == Url deve conter o endereço do banco Ex: String url = “jdbc:derby:\caminhopasta\nomebanco”;

Oi amigo tudo bem?

Não fiz teste aqui pois não uso esse banco.

Mas no link abaixo tem vários vídeos ensinando como configurar o que você quer.

http://www.youtube.com/results?search_query=derby+of+netbeans&oq=derby+of+netbeans&gs_l=youtube.3…52870.64445.0.65345.17.17.0.0.0.0.166.2184.4j13.17.0…0.0…1ac.1.11.youtube.4HxcxMkisdk

Por favor veja se resolve teu problema e nos dá um retorno.

[quote=JavaDreams]Oi amigo tudo bem?

Não fiz teste aqui pois não uso esse banco.

Mas no link abaixo tem vários vídeos ensinando como configurar o que você quer.

http://www.youtube.com/results?search_query=derby+of+netbeans&oq=derby+of+netbeans&gs_l=youtube.3…52870.64445.0.65345.17.17.0.0.0.0.166.2184.4j13.17.0…0.0…1ac.1.11.youtube.4HxcxMkisdk

Por favor veja se resolve teu problema e nos dá um retorno.[/quote]