Diferenças - Entre Vector , Array , List

como estou iniciando nesse mundo gostaria de saber a diferença entre esses meios do JAVA

Array , vector , Array , List

Se quiserem me ajudar eu agradeço!

ninguem se candidata

pesquise no Google sobre “Java Collections”

aaaaaaaaaaa então isso é java collection …

po pra que pesquisar no google se só tem fera aqui…^^

seu eu digitar no google o google vai me mandar pra cá mesmo . :lol:

Velho tem que haver mais esforço seu, to vendo um monte de topicos que você ta criando, não espere tudo de graça, uma hora alguem estressa contigo.

da uma olhada em colleções aqui:
http://www.javafree.org/javabb/viewtopic.jbb?t=847654

[quote=shadowjava]
como estou iniciando nesse mundo gostaria de saber a diferença entre esses meios do JAVA

Array , vector , Array , List

Se quiserem me ajudar eu agradeço![/quote]

Array é um conjunto dados do mesmo tipo.
Vector é um conjunto também porem possui metodos sincronizados ou seja, é mais lento
List é uma lista de dados, como vc faz uma lista de casamento a diferença aqui é que vc pode ter em uma lista elementos diferentes… e nao do mesmo tipo. Vc vai fazer uma festa e na lista vc poe as pessoas, pode vim gente gorda, magra tipos diferentes… mais todas sao objetos.

Array X List(ArrayList) - é que no array os elementos devem ser do mesmo tipo… vc nao pode colocar um double dentro de um array q recebe int. mais dentro de um ArrayList(List) posso colocar elementos diferente… um Double. um Integer… desde que na saida faca os cast corretos nao tem problema nenhum.

:smiley:
espero ter ajudado!

Vanzella isso aqui é um fórum e possue moderadores , e eu sei das regras . com relação a se estressarem comigo acho isso muito natural , pois eu quero aprender , podem achar minhas perguntas idiotas e o que for , vou continuar querendo a aprender .

nada contra sua observação vlw …

[quote=shadowjava]Vanzella isso aqui é um fórum e possue moderadores , e eu sei das regras . com relação a se estressarem comigo acho isso muito natural , pois eu quero aprender , podem achar minhas perguntas idiotas e o que for , vou continuar querendo a aprender .

nada contra sua observação vlw …
[/quote]

Que isso Shadowjava, não estou te restringindo a nada, o que te falei só foi uma dica, até coloquei um link pra te ajudar.
Quer saber acho que todo mundo deveria ler isso antes de começar a perguntar, até por uma questão de respeito, com quem ta tentando ajudar.
http://www.celiojunior.com.br/comofazerperguntas.htm

abraço…

Quem quer as respostas prontas, sem antes pesquisar, não quer aprender.

[quote=LPJava][quote=shadowjava]
Array X List(ArrayList) - é que no array os elementos devem ser do mesmo tipo… vc nao pode colocar um double dentro de um array q recebe int. mais dentro de um ArrayList(List) posso colocar elementos diferente… um Double. um Integer… desde que na saida faca os cast corretos nao tem problema nenhum.
[/quote]

Object[] array = {"String",50,0.1f}; //Um array com objetos diferentes

List<String> = new ArrayList<String>();//Agora ela não aceita qualquer coisa apenas Strings

[quote=Mark_Ameba][quote=LPJava][quote=shadowjava]
Array X List(ArrayList) - é que no array os elementos devem ser do mesmo tipo… vc nao pode colocar um double dentro de um array q recebe int. mais dentro de um ArrayList(List) posso colocar elementos diferente… um Double. um Integer… desde que na saida faca os cast corretos nao tem problema nenhum.
[/quote]

[code]
Object[] array = {“String”,50,0.1f}; //Um array com objetos diferentes

List = new ArrayList();//Agora ela não aceita qualquer coisa apenas Strings
[/code][/quote]

Sim a questao do Lista cima é uma caracteristica do java 1.5 e sabemos que em tempo de execucao ele nao possui os tipos… que servem apenas para tempo de compilação.

E a questao de Object como sabemos todas as classes extends a ela… mais eu nao quis me referir a ela… e sim aos array tradicionais: int[], double[] que é um array de primitivos (que no fundarray é um objeto). Porem para quem está começando isso no fica na teoria… e na pratica se perde… eu quando começei a estudar java isso era um inferno… pq sempre me confudia. .e talz. pq em outras linguagens quando usava array, sempre foi usando os primitivos… e cheguei em java vi um array diferente e talz… acredito que o no inicio do aprendizado para qualquer pessoa é interessante sempre passar a informacao que interessa no momento, la na frente ele vai se deparar com isso… que vc colocou ai ele vai ficar com duvida e vai postar… algo do tipo ou vai entender nem precisar postar… mais para ele entender vai ser preciso que tenha compreendido o que é um array inicialmente…

foi o que tentei passar da maneira simplificada para nao atrapalhar os estudos dele nesse momento…pois a pior coisa para qualquer estudante é quando chega em um assunto e trava ali pq nao consegue entender a essencia daquilo… compromete todo o aprendizado…

flw!

Hehe… Eu me matei com essa parte de arrays também.
Mas agora ta tudo mais fáçil, mas de qualquer modo é bom começar a estudar o Generics desde o principio.