Diferenças e vantagens entre JFrame, JPanel e JDialog

Olá Pessoal!

Estou desenvolvendo uma tela para cadastro de cliente. O meu projeto inicia com um JFrame + JMenuBar com as opções de acesso as telas. Tive um problema, de que quando eu invocava a tela de cadastro, o foco não permanecia na mesma, possibilitando que essa tela podesse ser invodada várias vezes. Pesquisando em alguns dos forum do GUJ.com.br descobri que com o JDialog eu conseguiria bloquear o foco da tela utilizando o metodo setModal(true). A partir disso, comecei a criar minhas telas com JDialog ao invez de JFrame.

Alguém vê problema nisso?
Não sei ao certo a diferença e vantangens entre ambos.

Aqui está parte do código onde crio o JDialog

public metodoConstrutor(){

JDialog dialog = new JDialog();
        dialog.setDefaultCloseOperation(JDialog .DISPOSE_ON_CLOSE);
        dialog.setSize(width, heigth);
        dialog.setResizable(false);
        dialog.setLocationRelativeTo(null);
        dialog.setTitle(title);
        dialog.setModal(true);
        jFrame.setVisible(true);

.
        .
        .
        .

}

Valeu Obrigado!!!

Problemas a princípio eu não vejo nenhum e a diferença básica entre os dois é justamente essa, o JDialog fica mais indicado para telas que realmente precisam ser preenchidas antes de retornar à janela anterior (geralmente um JFrame).

Quanto ao JPanel, ele serve para organizar melhor os componentes na sua tela, seja ela JFrame ou JDialog.

Quanto ao comportamento de “várias janelas invocadas” como você citou, isso se dá porque cada vez que você clica num menu para chamá-la, está criando uma nova instância (lembre-se que em Java tudo é objeto, inclusive os componentes).

Você consegue resolver isso usando condições como exemplo:

public class Sistema {

private JFrame janela1;

public static void main(String[] args) {

if (janela1 == null)
            janela1 = new JFrame("Janela carregada");

janela.setVisible(true);

// ...
   }

}

Já que em aplicações desktop você consegue controlar melhor instâncias e elas sobrevivem até o fim de sua aplicação.