Dicas SCWCD 1.4

Fiz minha certificação SCWCD 1.4 essa semana e vou deixar essas dicas p/ quem está estudando:

:arrow: Faça uma revisão de conceitos de programação concorrente em Java.
Na minha prova caiu uma questão de acesso concorrente que eu quase errei de bobeira por não prestar atenção e não me ligar nas regras de sincronização do Java.

:arrow: Faça anotações durante a prova.
Muitas questões abordam conceitos de outras questões, vá anotando tudo que você não decorou e que possa ser útil durante a prova (você recebe um bloco de notas e caneta).

:arrow: Marque as questões p/ revisão.
Durante a prova é possível marcar as questões para revisão posterior. Como mencionado acima, é possível esclarecer questões em que você não está com 100% de certeza com alguma outra questão da prova (o enunciado ou alguma resposta de uma questão ajuda a responder outra questão).

:arrow: Cuidado com os code-magnets.
Algumas questões são de arrastar-e-colar, o problema é que ao revisar a prova o sisteminha some com a resposta (ele exibe um alerta p/ confirmar). Na prova é possível registrar reclamações e comentários, mas eu acabei esquecendo, quem fizer a prova registre sua reclamação, acho uma mancada essa falha do sistema de prova.

:arrow: Faça a prova com calma.
O tempo (2 horas e 15 minutos) é mais que suficiente. Fiz a minha prova na maior calma em 50 minutos e usei mais meia hora p/ revisão.

Boa tarde!
Primeiramente, parabéns!
Cara… pretendo tirar essa certificação também! Que livro vc sugere?! Quais simulados são aconselháveis a serem feitos? Vc utilizou o material do Whizlabs? Como foi seu plano de estudo? Ufa… rs!!!
Agradeço desde já!!!

[quote=jlearner]Boa tarde!
Primeiramente, parabéns!
Cara… pretendo tirar essa certificação também! Que livro vc sugere?! Quais simulados são aconselháveis a serem feitos? Vc utilizou o material do Whizlabs? Como foi seu plano de estudo? Ufa… rs!!!
Agradeço desde já!!![/quote]
Li o Head First, que todo mundo recomenda. Fiz os mocks do livro e do JDiscuss e usei essas anotações também: SCWCD 1.4 Study Guide. Não se esqueça de pegar a errata do Head First no site da O’Reilly (o livro está cheio de erros).

Li na internet umas críticas ao Whizlab, se é p/ gastar dinheiro acho melhor comprar o pacote de mocks da Sun que é oficial.

Interessante. Também li a respeito. Apesar das críticas, eles elaboraram um processo muito burocrático para se adquirir uma licença, caso você não queira efetuar o pagamento via cartão de crédito. Eles poderiam fazer como a sun, um preço mais acessível. Se não me engano fica em torno de $ 59,95 enquanto o da SUN, aproximadamente R$ 60,00 no boleto, ligue para 0800-55-7863 para se informar. É como fcmartins falou é oficial, não têm do que desconfiar.

Enquanto na whizlabs estão garantido 150% de garantia ao passar nas provas pretendidas, apesar de ter convertida todas as aplicações novas para tecnologia flash, por outro lado a sun estabeleceu com a mesma perspectiva de incentivo como sempre em um simulado oficial e garantindo um mesmo nível de acordo com exame desejado. Já ouvi falar também que esses simulados são baseados no mesmo banco de dados em que você fará a prova. Não tenho certeza, mas gostaria que alguém falasse mais a respeito.

O lado mais positivo dos e-pratices da sun, é que você não precisa se preocupar onde fará o exame. Basta um computador com web e pronto! Seja na faculdade, seja em casa, seja no trabalho ou até na casa da sua sogra, quem sabe.

Quanto aos livros preparatórios para o SCWCD, gostaria que alguém comentasse sobre o livro Scwcd Exam Study Kit: Java Web Component Development Certification, estou pensando em adquirí-lo, mas estou indeciso. Já possuo o Head First Servlets and JSP. É muito engraçado, os ninjas, os caras são muito loucos!!!

:lol:

Sim Rafael, ainda tem o livro “Guia de Java na WEB: Preparatório para Certificação SCWCD”, disponivel em http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=170282

Gostaria da opiniao de vocês também sobre o livro.

[quote=abella]Sim Rafael, ainda tem o livro “Guia de Java na WEB: Preparatório para Certificação SCWCD”, disponivel em http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=170282

Gostaria da opiniao de vocês também sobre o livro.[/quote]

Esse livro é ruim!

[quote=Grinvon][quote=abella]Sim Rafael, ainda tem o livro “Guia de Java na WEB: Preparatório para Certificação SCWCD”, disponivel em http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=170282

Gostaria da opiniao de vocês também sobre o livro.[/quote]

Esse livro é ruim![/quote]

Baseado no que você afirma isso? Você acha que não da para agregar nenhum conhecimento para a certificação SCWCD com ele?