Tenho que desenvolver um diagrama de classe e não sei por onde começar
o diagrama baseia-se em um sistema de monitoramento de computadores
… dem exemplos parecidos
Se precisa realmente do que?
Se tem o software para desenvolver o Diagrama de Classes?
NÃO. estou fazeNdo um Trabalho de Conclusão de Curso, e me encontro na parte escrita dentro do croonograma acordado e em uma disciplina que no ajuda na preparação, um professor disse que enriqueceria o trabalho com um diagrama de classe, isso porque daqui duas semanas temos uma pre-apresentação para mostrar o que fizemos ate agora e no meu caso ele achou que foi pouco.
Obrigado pela atenção
Eu sei que é disciplina de faculdade, porque, já passei por isso. Agora sem o contexto fica difícil montar o diagrama de classes, tem que redigir o contexto na sua pergunta, porque o que está no TCC tem que está no diagrama, não pode ser inventado, entendeu.
Se puder colocar um enunciado, talvez alguém ajude!
Algumas considerações sobre isso:
Teu professor só pode cobrar algo no TCC se este algo está na ementa do curso. Caso contrário, como exigir algo que não foi cobrado durante o período em que você esteve estudando?
Caso você tenha tido alguma disciplina que abordasse a construção de diagramas e não aprendeu a fazer um diagrama de classes, o ideal é ir até o professor que lecionou e pedir a ele que o ajude. Caso ele se negue, vá à coordenação do curso e relate o caso. Lógico que isso não deve resolver teu problema, mas evita que outros tenham tal dificuldade.
Para começar a desenvolver um diagrama de classes você vai precisar de:
- Uma lista de requisitos para o sistema (o que o sistema deve fazer, quem vai utilizar o sistema, etc)
- O escopo deste sistema (o que o sistema faz e o que não faz)
- Um detalhamento de cada funcionalidade que o sistema terá, as famosas especificações de casos de uso (elas trarão os detalhes de tudo o que poderá ser convertido em classes, atributos e funcionalidades).
Se ainda não baixou, baixe o Astah Community, uma ferramenta para criação de diagramas UML. Não é das melhores, mas é gratuita e fácil de usar.
Software de monitoramento que captra caracteres digitados, url acessada e faz Screamshoot em um tempo determinado.
Já baixei o astha
e sim ja tive disciplina que me enssino a desenvolver diagrama, mas o problema e que não consigo colocar meu sitema no diagrama.
Existem várias linhas filosóficas que defendem esta ou aquela abordagem na hora de criar um diagrama de classes.
Fato é que, em todas, se você não consegue identificar quais são as classes, significa que tua especificação tem falhas e precisa ser melhorada (talvez este tenha sido o intuito do teu orientador).
Lembro das aulas de AOO 2, onde a professora dizia que “a especificação trará elementos repetidos e estes, normalmente, se tornam classes” e “o diagrama de classes contém todas as principais classes do sistema”.
Pelo tipo de sistema a ser desenvolvido, vejo que você teria as seguintes classes:
Screenshot - representado todos os tipos de captura de tela
Url - representando todos os tipos de urls
Caractere - que representa todos os caracteres capturados
Identificar quais são os atributos, quais são as ações de cada uma das classes acima e quais são as demais classes a serem mapeadas, aí é contigo.
obg