Olá pessoal,
Estive fazendo alguns diagramas de classes e me bateu uma dúvida !
Quando é preciso definir a navegabilidade ?? Ou sempre eu preciso definir a navegabilidade entre duas entidades que se relacionam ??
valeu
Olá pessoal,
Estive fazendo alguns diagramas de classes e me bateu uma dúvida !
Quando é preciso definir a navegabilidade ?? Ou sempre eu preciso definir a navegabilidade entre duas entidades que se relacionam ??
valeu
Olá…
Pense que outra pessoa irá ler esse diagrama, e com certeza ela não está familiarizada com a regras de negócio que o software implementa…então sempre coloque.
Até mais
Patty
Precisa. A navegabilidade é quando uma classe enxerga a outra no relacionamento. Resumindo: se vc quiser que o relacionemento que vc criou resulte numa propriedade na sua classe, vc tem que marcar como isNavigable.
Tente usar uma ferramenta case que gere código (como o Poseidon) e veja o código gerado, vai ficar mais fácil de entender.
[]'s
Rodrigo C. A.
ae parceiro é bastante interessante colocar a negatividade (fluxo de informações) entre as entidades como a nefertiti falou, pois quem vai ler seu fluxo pode ser alguem bastante leigo, mais com uma boa diagramação ele compreende como vai funcionar o sistema.
Agora se vc vai construir um programa o qual nao vai apresentar para ng, que se destina a seus projetos…ai vc defini em q parte do programa vai ter o DFD E OS DER…normalmente uso navegatividade na parte mais complexa! na parte simples de facil compreensão nao utilizo.
Não há obrigatoriedade de colocar a navegabilidade em todo relacionamento entre as classes do diagrama. Porém, partindo do princípio de facilitar a leitura de seu Diagrama de Classe… é ótimo colocar …
[]'s
Vinicius
PS: Já vi em vários livros, que adotam a UML para desenhar o Diagrama de Classes, relacionamentos sem navegabilidade. Porém, aqueles cuja leitura se torna complexa, a navegabilidade é colocada a fim de facilitar a mesma
Uh? DFD? O que exatamente isto tem a ver com um diagrama de classes?
Uh? DFD? O que exatamente isto tem a ver com um diagrama de classes?[/quote]
seria o diagrama de relacionamento entre as entidades!!
[quote=camilolopes]
seria o diagrama de relacionamento entre as entidades!![/quote]
Uhm… sei não mas acho que você se confundiu um pouco.
DFD - Diagrama de Fluxo de Dados, é utilizado em Análise Essencial/Estruturada para mostrar as interações entre processos em alto nível. Os processos trocam dados e utilizam armazenamentos para estes.
Um diagrama de classes é geralmente utilizado em alguma técnica de análise OO e msotra as classes de um sistema. Classes possuem processos e dados integrados. Num diagrama de classes já estão exibidas as relações estáticas entre as classes (não as que são feitas em tempo de execução).
Resumindo: Eles servem basicamente para a mesma coisa mas em metodologias completamente diferentes de desenvolvimento, não se completam sem alguma forçada de barra e geralmente você usa um ou outro.
[quote=Rodrigo Carvalho Auler]Resumindo: se vc quiser que o relacionemento que vc criou resulte numa propriedade na sua classe, vc tem que marcar como isNavigable.
[/quote]
Seguindo esse seu raciocio então, num relacionamento ternario, por exemplo, entre Usuario, Grupo e Filial. Da classe ternaria (a que liga as tres) teria setas apontando para Usuario, Grupo e Filial, uma vez que nessa classe ternaria eu teria as propriedades(atributos) usuario, grupo e filial.
isso está correto ???
valeu …