Boa Tarde,
Gostaria de saber se numa Diagrama de Classe, por exemplo, Classe Cliente, precisa ter como atributo todos os campos projetados na Entidade Cliente da DER.
E depois preciso projetar as operações Set/Get desses atributos?
Obrigado
Boa Tarde,
Gostaria de saber se numa Diagrama de Classe, por exemplo, Classe Cliente, precisa ter como atributo todos os campos projetados na Entidade Cliente da DER.
Obrigado
[quote=Lucas Emanuel]Boa Tarde,
Obrigado[/quote]
Teoricamente sim, mas se você não utilizar ferramentas que fazem essa sincronização pra você, o trabalho fica impraticável e perde o propósito dos diagramas, que são ajudar o desenvolvedor. E acaba que seu projeto além de ganhar tempo vai é perder. Vai ter muita gente no fórum contando casos de gente que perdeu um projeto porque ‘se perderam’ nos diagramas.
Acaba que o pessoal vai pelo lado prático: quando não tem uma ferramenta que ajuda, trabalha só em cima do que precisa.
[quote=marcosalex][quote=Lucas Emanuel]Boa Tarde,
Obrigado[/quote]
Teoricamente sim, mas se você não utilizar ferramentas que fazem essa sincronização pra você, o trabalho fica impraticável e perde o propósito dos diagramas, que são ajudar o desenvolvedor. E acaba que seu projeto além de ganhar tempo vai é perder. Vai ter muita gente no fórum contando casos de gente que perdeu um projeto porque ‘se perderam’ nos diagramas.
Acaba que o pessoal vai pelo lado prático: quando não tem uma ferramenta que ajuda, trabalha só em cima do que precisa.[/quote]
Você se refere à Ferramenta que gera o Código com a Diagrama?
Minha técnica para trabalhar com diagramas é:
faça um diagrama somente para a necessidade
Caso vc esteja desenvolvendo a parte de algum calculo com medidas, não tem pq vc diagramar a integração entre as peças da sua máquina com a bancada.
Não sei se consegui expressar a minha idéia, mas eu sigo a regra do KISS: Keep It Simple Stupid
[quote=clone_zealot]Minha técnica para trabalhar com diagramas é:
faça um diagrama somente para a necessidade
Caso vc esteja desenvolvendo a parte de algum calculo com medidas, não tem pq vc diagramar a integração entre as peças da sua máquina com a bancada.
Não sei se consegui expressar a minha idéia, mas eu sigo a regra do KISS: Keep It Simple Stupid[/quote]
Se for seguir o caso da simplicidade, essa Classe Clientes, por exemplo, dentro da Diagrama nao coloco todos os atributos, msa somente os essenciais para entender o funcionamento das classes no sistema?
[quote=Lucas Emanuel]
Você se refere à Ferramenta que gera o Código com a Diagrama?[/quote]
E que faça a sincronia do código. Daí você não vai ter retrabalho.
[quote=Lucas Emanuel]
Se for seguir o caso da simplicidade, essa Classe Clientes, por exemplo, dentro da Diagrama nao coloco todos os atributos, msa somente os essenciais para entender o funcionamento das classes no sistema?[/quote]
Mas, antes de tudo: vc quer esse diagrama para oq?
É para ser a ‘documentação’ do sistema? Ou é para auxiliar um programador na implementação?
Se for para ajudar um desenvolvedor, sou totalmente a favor de colocar somente os atributos necessários àquela funcionalidade.
Agora se for para usar como documento referência para toda e qualquer funcionalidade, dai vc não vai escapar de colocar todas as features.
Eu sou totalmente favorável a se criar diagramas enxutos e concisos a um determinado problema.
Obrigado a todos.
Usarei para Documentar
Classes e objetos são diferentes de Tuplas e Tabelas…
Modele classes se seu sistema é orientado a objetos. Faça suas tabelas como simples repositórios de dados, consequencia do seu modelo de objetos, e não o contrário.
(BTW, com tecnologias como o Hibernate no Java e no .NET e Migrations no Rails, faz uns bons 5 anos que não modelo tabelas no green field)