Devs X Corona Virus

O que me apaixona em tecnologia da informação é a capacidade de ajudar as pessoas resolvendo problemas através de recursos tecnológicos.

Então coloco aqui uma reflexão:

O que seria possível fazer um programador ou programadores pra tentar ajudar as pessoas frente a um grave problema global que é o COVID-19?

1 curtida

Não acho que exista muita coisa que um programador possa fazer que nessa ocasião, que não possa ser feito por outras pessoas. O que imagino é:

• instruir e ajudar com pagamentos online e via aplicativos (algo que idosos em especial tem bastante dificuldade). Isso diminui a necessidade de sair de casa;
  • mesma coisa com compras online;
  • se atentar à spams, mensagens falsas e golpes, direcionando as pessoas para informações confiáveis. Já vi alguns golpes por aí, fora a avalanche de mensagens duvidosas;
  • manter canais de comunicação: por não poder visitar parentes e amigos, é importante ter canais de comunicação. Em uma era de WhatsApp e afins isso não é tanto problema, mas mesmo assim é bom poder ajudar;
  • ajudando com a coordenação de home office para colegas de trabalho, amigos e familiares;
  • trabalhando de casa: cada pessoa a menos nas ruas já ajuda;
  • oferecer opções de entretenimento: isso é uma dica geral, mas a maioria de nós conhece bastante vídeos e filmes, livros, jogos e afins que pode indicar pra quem vai ficar em casa.

Nada de especial mas, por estarmos normalmente mais informados nesses tópicos, é um bom começo.

Soube que o pessoal do Folding@Home está ajudando na pesquisa. Não é algo que eu particularmente participe, mas é uma opção pra quem pode doar tempo de processamento do computador.

Abraço.

1 curtida

Ficando em casa.

2 curtidas

Ficando em casa j-menezes é a primeira coisa a ser feito. Mas e depois?

digo: 'Vamos comer elefantes por bifes…" aprendi uma coisa com a programação: quando o problema é muito complexo temos que quebrar em pedaços pequenos e resolver por partes.

Uma coisa que me ocorreu: As pessoas estão se ajudando, pois existem pessoas que precisam de ajuda e existe outras que querem ajudar.

Na midia tem exemplos de varias ações nesses sentido: tipo se você mora num condomínio ajudar os idosos para fazer compras etc… etc…

E se houvesse um repositório com esses exemplos catalogados e organizados com um tipo passo a passo para implementação? Isso poderia ser desde de um Instagram ou app, entendeu?

Então volto a perguntar: O que você DEV pode fazer frente a pandemia para ajudar o próximo?

1 curtida

Cara, tô mais preocupado com a economia.
Veja, sem o país falir o SUS quebra, então saúde, educação e segurança também morrem.
Fora o cenário de recessão = desemprego que pode durar anos.
O correto era afastar o grupo de risco e correlacionados dos postos de trabalho.
Há, mas o vírus vai abarrotar o sus e vai morrer muita gente.
O sus sempre foi um cocô e pessoas morrem todos os dias.
A gripe é real?
É.

Tem gente evoluindo pra pneumonia rapidamente?
Tem, mas é esperado pois organismos diferentes reagem de forma diferente a exemplo do processo alérgico.

Mas pensando como programador, utilizando programação defensiva, se vc tem uma empresa com 1000 funcionários, afasta o grupo de risco e co-relacionados dos postos de trabalho.

Se a empresa falir, depois de passada a crise de saúde, temos uma crise humanitária.

Se houver uma falência em massa, não haverá dinheiro para manter o SUS, saúde, educação, segurança e previdência.

Imagine o cenário de inflação, o aposentado que vive de remédios, não terá o suficiente para se alimentar.
Então, se o cenário é de guerra, prepare-se para a guerra.
Minha saúde nem é tão boa assim, mas sol, atividade física e boa alimentação por três dias e o sistema imunológico agradece.

Me diga, com um país quebrado, como o governo vai conseguir empréstimo no exterior?

Então senhores, os grupos de risco já estão cientes, fiquem em casa.

Mas se falirem a economia, espere uma crise muito pior.

No tocante ao que podemos fazer como desenvolvedores, pense em uma plataforma de triagem.

Por exemplo, vc preenche um formulário com seu estado de saúde.
O empregador verifica quais são os empregados afetados.
Os hospitais alimentam a aplicação informando quem está doente.
O município tem acesso à evolução da contaminação e o endereço dos afetados.
Com geolocalização vc pode ver quais bairros estão com surto e pode dar mais atenção a estes locais.
A população pode acompanhar a evolução em tempo real.
Outras ideias são bem vindas.
Ou seja, é a informatização do sistema de atendimentos.
Sabe aquele prontuário de papel, basicamente vc o troca por um digital com alimentação em tempo real, não só para está pandemia, mas para qualquer outra, isso permite inclusive prever o surto em locais inesperados com base em estatísticas.

Há aí muitas considerações jurídicas, como pro exemplo o sigilo médico, etc.

Imagine vc saber como está a situação de seu bairro.
Depois de um tempo vc vê que a quantidade de doentes decaiu.

Imagine que o médico já saiba com base em estatísticas quais bairros são mais afetados, como os pacientes seriam recebidos?

Surtos de malária, dengue, zika, etc, também seriam observados.

Etc.

Minha análise é desumana?
Não, avalia um cenário mais amplo do que somente o da doença.
Lembre que para salvar alguém que está se afogando, vc não pode morrer junto, tem que saber nadar lembrar que a pessoa pode te enforcar durante o salvamento.

Não sou imune e tenho pessoas para cuidar.

Sim, conhecimento é poder.

2 curtidas