Desvantagens do Desenvolvimento Ágil(SCRUM)

Olá pessoal, eu estive estudando alguns conceitos do SCRUM, preciso fazer uma apresentação sobre essa metodologia. Gostaria de saber, de vocês que já trabalham com o SCRUM, quais seriam as desvantagens do modelo ágil em comparação ao modelo clássico de desenvolvimento, mais especificamente em relação ao SCRUM.

A meu ver, nenhuma.

Olá, meu ponto de vista é o seguinte:

• Primeiramente SCRUM é uma metodologia agil de Desenvolvimento e não de Gerenciamento, a gerencia do projeto pode ou não ser agil tambem;

• Pelo pouco que trabalhei utilizando scrum, não consigo ver um projeto grande todo feito em scrum, mas como disse antes scrum é para desenvolvimento e nada impede que na divisão de tarefas uma atividade grande seja dividida em atividades menores (sprint) para durar como dizem uma a duas semanas;

-Todos os modelos foram feitos para ajudar e nada impede tambem de pegarmos o melhor de cada um e adaptar ao projeto, ainda acho importante ter um diagrama de sequencia e classe pelo menos;

• Resumindo compartilho com a opinião do colega, se bem feito não existe praticamente desvantagem entre um e outro;

Abraço

Uma das desvatangens é quando se trabalha em uma empresa e queremos adotar scrum. A estimativa em pontos, geralmente é mal vista pela gerência da empresa.

Não sei se entendi sua colocação, mas SCRUM é para o gerenciamento, não engenharia, tanto que ele não diz como fazer nada, apenas como organizar/gerenciar o que será feito e o que tem a fazer.

Pode explicar melhor seu ponto de vista? O que seria um projeto grande e um pequeno nesse cenário?

Divisão de “tarefas” é apenas uma das partes do SCRUM, tarefas pequenas ou grandes não moldam o tamanho das sprints, as tarefas precisam ser bem definidas e escolhidos tamanhos “máximos” pra evitar ter tarefas que sejam gigantes e outras minúscula.

Se isso for importante pra empresa pode entrar normalmente nas sprints, e mostra pro cliente que ele vai receber funcionalidades a menos pois tem diagramas/documentos sendo feitos também.

[]s

Jovem,

Metodologia Ágil é o assunto do momento e até parece a bala de prata para todos os problemas no desenvolvimento do projeto, gerência, etc.

É complicado citar desvantagens ou vantagens, pois creio que isso é muito particular e vai de projeto pra projeto ou até mesmo, de empresas para empresas.

Abs,

Não existem “desvantagens”. O que existem são situações em que o desenvolvimento ágil pode não ser o mais adequado.
É como dizer que a desvantagem do martelo é não conseguir apertar parafuso… não é desvantagem, é apenas questão de usar a ferramenta certa para a atividade certa.
Ou usando a frase da moda, “não existe bala de prata” rsrsrs

Gostaria de indicar algumas leituras:

Essa é uma longa e interessante discussão sobre o assunto, aqui no GUJ mesmo:
http://www.guj.com.br/java/209473-processo-em-cascata-ou-processos-ageis

Esse é um post do André, gestor que conduziu um processo de implantação do Scrum em uma empresa onde trabalhei. Ele fala um pouco sobre a diferença entre os processos e comenta um caso em que infelizmente a aplicação do Scrum não deu certo (mais infelizmente ainda, eu estava nesse projeto :frowning: ). Muito bom post!
http://blog.anascimento.net/2011/02/08/entrega-cascata-vs-entrega-incremental/

Tem razão, essas questões políticas atrapalham bastante.
O “Pobrema” é que o scrum deixa muito em evidência algumas questões que são mascaradas em metodologias mais tradicionais. Por exemplo o fato de que não há como ter estimativas exatas em horas para algo que nunca se fez antes. Às vezes é mais confortável para a gerência manter essa ilusão.

A estimativa em pontos é mal vista por um bocado de gente dentro do mundo Agile também.

A estimativa de pontos é um pouco desanimadora no começo, mas conforme a equipe vai tendo experiência no SCRUM e no desenvolvimento, as tarefas vão sendo pontuadas de forma natural.

A desvantagem não está no SCRUM, mas sim na postura da equipe. Se a equipe não tem pensamento ágil o SCRUM não terá efeito positivo. Independente do tamanho do projeto/equipe.

IMHO, o SCRUM foi pensado justamente para atingir pontos críticos na gerencia de projetos, e é adequado sim. Não querendo atacar ninguém, mas falar mal de metodologia ágil é não ter uma postura/cultura ágil.

Scrum é legal pra tarefas onde o escopo costuma variar muito durante o desenvolvimento.

Mas eu vejo algumas desvantagens conforme a situação: o Scrum parte do cenário onde o escopo varia, isso é positivo porque algumas metodologias tentam colocar o escopo fixo. Mas o Scrum também assume que pra haver uma comunicação a equipe tem de estar bastante integrada e em sintonia. Em algumas situações, poucas, isso não vai ser totalmente verdade.

Nem sempre esse cenário acontece, tem hora que seu cliente vai querer impor prazo fixo, não porque desconhece o dinamismo do desenvolvimento de software, muito pelo contrário: ele sabe e quer induzir o desenvolvimento ao erro pra ganhar no preço. Outras vezes, ele vai querer falar oralmente pra ‘agilizar’, sendo que depois vai desmentir o que te disse porque agiu de má fé, daí você não documentou nem formalizou os pedidos pra ser ágil e saiu prejudicado. É muito bonito falar que não podemos tratar nem o cliente nem os parceiros como inimigos, mas em algumas situações eles agirão assim e você será limitado pra mudar.

Essas e outras situações do tipo podem acontecer, principalmente em um projeto com muita gente envolvida. Nesses cenários, quem pensa no Scrum a ferro e fogo como bala de prata começa a ficar limitado na hora de agir.

Gosto do Scrum, mas sempre enfatizo que a pessoa precisa estudar bem a cultura organizacional e os stakeholders envolvidos pra não cair em armadilhas.

Isto é verdade, e estou atualmente passando por esta situação. Mas acho que seria o caso de dizer assim: "olha, trabalho desta forma, por causa disso, e por sempre entregar meus produtos dessa forma, etc…"
Não é fácil adotar esta postura, pois cada cliente tem uma percepção diferente, e uma reforma cultural na área comercial da empresa é um tanto complicado também.