Destino do Java Plugin é incerto

A medida que os browsers dão suporte ao HTML5, querem cada vez mais remover o suporte a plugins de Rich Client Applications, como o Flash e os Applets. Plugins, ou o seu suporte, são muitas vezes os responsáveis por vulnerabilidades de segurança.

A Mozilla e o IE10 já anunciaram que o suporte ao Java Plugin será restrito seus navegadores.

Fonte: http://www.infoworld.com/d/application-development/last-call-client-side-java-190228

[quote=ViniGodoy]A medida que os browsers dão suporte ao HTML5, querem cada vez mais remover o suporte a plugins de Rich Client Applications, como o Flash e os Applets. Plugins, ou o seu suporte, são muitas vezes os responsáveis por vulnerabilidades de segurança.

A Mozilla e o IE10 já anunciaram que o suporte ao Java Plugin será restrito seus navegadores.

Fonte: http://www.infoworld.com/d/application-development/last-call-client-side-java-190228[/quote]

Pior que existem uma infinidade de softwares que necessitam de applets. Um desses são impressoras fiscais.

dificilmente se precisa desse plugin mesmo… acho que so precisei dele pra sites de bancos… fora isso nunca precisei!

O plugin do Java não é diferente de nenhum outro plugin. Ou os browsers aceitam plugins, todos eles, ou nenhum. No segundo caso todas as plataformas que usam esse tipo de recurso serão prejudicadas, assim como Flash.

O que o Firefox fez foi bloquear por default versões que existem falhas. Isso é diferente de impedir o funcionamento do plugin.

Quando fizerm um HTML x que acesse tudo que é periférico na máquina pode até ser.

Agora se restringirem o applet do Java muito sistema vai parar de funcionar.

Tudo que é sistema Web que imprime etiqueta, rótulo, acessa catraca e etc.

Claro dá pra resolver pelo BackEnd, mas é retrocesso.

[quote=guerios]Quando fizerm um HTML x que acesse tudo que é periférico na máquina pode até ser.

Agora se restringirem o applet do Java muito sistema vai parar de funcionar.

Tudo que é sistema Web que imprime etiqueta, rótulo, acessa catraca e etc.

Claro dá pra resolver pelo BackEnd, mas é retrocesso.[/quote]

Sim, com certeza. Isso que eu quis passar lá em cima. A maioria dos periféricos é acessada com applets(assinados) no caso do java. Se bloquearem esse plugin, vai quebrar a perna de bastante gente.

[quote=Longino]O plugin do Java não é diferente de nenhum outro plugin. Ou os browsers aceitam plugins, todos eles, ou nenhum. No segundo caso todas as plataformas que usam esse tipo de recurso serão prejudicadas, assim como Flash.

O que o Firefox fez foi bloquear por default versões que existem falhas. Isso é diferente de impedir o funcionamento do plugin.[/quote]

A reportagem é um pouco mais detalhada.
Ela comenta o fato do atualizador do Java ser incômodo. Que muitas vezes ele diz que está “pronto para instalar” e, na hora do vamos ver, não está. Que várias vezes ele sugere a instalação de outros softwares (como o MacAfee ou toolbars) junto, ou deixa a telinha aberta para poder te mostrar propaganda.

Bem diferente do instalador do Flash, por exemplo, que é rápido e praticamente indolor.

A crítica é que enquanto o updater parecer um malware, os usuários não vão atualizar seus Javas como deveriam, e vão acabar barrados.

A reportagem também cita o fato do Java ter mais vulnerabilidades de segurança do que muitos outros plugins comuns, como o Flash Player.

Por fim, claro que a tendência é que os plugins com acesso a máquina do usuário praticamente sumam também.
Mas isso não elimina o fato de que a notícia tem impacto diretamente sobre os Java Applets.

Também acho que vai ser difícil eliminar completamente esse suporte. O Chrome, quando saiu, era muito restritivo em plugins e add-ons e acabou tendo que ceder em vários aspectos.

[quote=ViniGodoy][quote=Longino]O plugin do Java não é diferente de nenhum outro plugin. Ou os browsers aceitam plugins, todos eles, ou nenhum. No segundo caso todas as plataformas que usam esse tipo de recurso serão prejudicadas, assim como Flash.

O que o Firefox fez foi bloquear por default versões que existem falhas. Isso é diferente de impedir o funcionamento do plugin.[/quote]

A reportagem é um pouco mais detalhada.
Ela comenta o fato do atualizador do Java ser incômodo. Que muitas vezes ele diz que está “pronto para instalar” e, na hora do vamos ver, não está. Que várias vezes ele sugere a instalação de outros softwares (como o MacAfee ou toolbars) junto, ou deixa a telinha aberta para poder te mostrar propaganda.

Bem diferente do instalador do Flash, por exemplo, que é rápido e praticamente indolor.

A crítica é que enquanto o updater parecer um malware, os usuários não vão atualizar seus Javas como deveriam, e vão acabar barrados.

A reportagem também cita o fato do Java ter mais vulnerabilidades de segurança do que muitos outros plugins comuns, como o Flash Player.

Por fim, claro que a tendência é que os plugins com acesso a máquina do usuário praticamente sumam também.
Mas isso não elimina o fato de que a notícia tem impacto diretamente sobre os Java Applets.

Também acho que vai ser difícil eliminar completamente esse suporte. O Chrome, quando saiu, era muito restritivo em plugins e add-ons e acabou tendo que ceder em vários aspectos.[/quote]

parece um malware mesmo. Isso era um ponto a ser revisto.

Quanto ao instalador, realmente precisa melhorar e muito

No dia que o HTML 5 permitir que o cliente selecione n arquivos com ctrl+c e faça upload com ctrl+v, para um sistema web, ou permita que um site faça download para uma pasta especifica da maquina cliente, sem abrir a opção de download do browser, ou outras tantas fucnionalidades que o aplet faz e permiti com que um sistema intranet se aproxime mais de sistema desktop, tirando a tela bonitinha, que isso o HTML 5 resolve realmente, talves tenha a chance do java plugin deixar de ter sua utilidade.

Oi Viny,

sabe, eu me pergunto se o plugin do Java REALMENTE é disponível e, indo um pouco além, se a vida não seria melhor para nós Javeiros SEM ele. E a razão é muito simples: pra criarmos aplicaçoes ricas, precisamos de basicamente duas coisas:

• Uma área de desenho no formato bitmap ou vetorial
  • Audio

E os browsers já nos fornecem isto com o canvas e suporte a audio do HTML 5 (podem incluir video também na lista, os browsers já deveriam dar suporte). Acredito que o futuro do “applet” esteja melhor se o mesmo for executado do lado servidor ao invés do lado cliente.

A idéia não é nova, se não me engano, o Gtk já tem algo similar. A aplicação seria executada do lado servidor, enviando os comandos para renderização que seriam executados no canvas E o audio também pelo browser. Resultado? Renascimento do Applet desta vez com suporte universal SEM plugin. Tudo o que precisaríamos seria uma biblioteca javascript pra fazer esta sincronização.

Fica a idéia!

Também sou dessa opinião.

Mas, no caso, o servidor fica em Java puro e matamos mesmo o Applet. :slight_smile:

No máximo, para o cliente, faria como o Java o que a Adobe fez com o flex.
Possibilidade de escrever as UIs na linguagem Java (ou melhor ainda, em JavaFX) e então compilação do resultado em HTML5.

[quote=ViniGodoy]Também sou dessa opinião.

Mas, no caso, o servidor fica em Java puro e matamos mesmo o Applet. :slight_smile:

Possibilidade de escrever as UIs na linguagem Java (ou melhor ainda, em JavaFX) e então compilação do resultado em HTML5.
[/quote]

Sabe Vinícius, acho que com a maturidade vêm o desapego. Esse negócio de “ficar com medo porque minha tecnologia favorita vai morrer” é tão tolo depois que algum tempo se passa, porque quando você olha pra trás, percebe que se foram abandonadas, normalmente coisas muito melhores vieram pro lugar.

Ta na hora do plugin do Java morrer. O nicho em que é usado é tão pequeno, e tão sem sentido quando olho pro modo como minha irmã mais nova, por exemplo, usa o celular e o computador.

[quote=kicolobo][quote=ViniGodoy]Também sou dessa opinião.

[/quote]

Sabe Vinícius, acho que com a maturidade vêm o desapego. Esse negócio de “ficar com medo porque minha tecnologia favorita vai morrer” é tão tolo depois que algum tempo se passa, porque quando você olha pra trás, percebe que se foram abandonadas, normalmente coisas muito melhores vieram pro lugar.

Ta na hora do plugin do Java morrer. O nicho em que é usado é tão pequeno, e tão sem sentido quando olho pro modo como minha irmã mais nova, por exemplo, usa o celular e o computador.[/quote]

Em questão de multimídia o html5 é praticamente auto suficiente. O que ainda falta é os browser darem suporte a captura tanto de vídeo como áudio. O html 5 ainda só faz playback deles. Outra coisa é acessar periféricos. Ainda é necessário usar plugins para resolver esse problema.

A oracle foi inteligente em reformular o jfx. A intenção hoje é ter algo melhor que o swing e uma plataforma(standalone multimedia).Em aplicações para browsers o html5 já supre todos esses quesitos.

Também sou da seguinte opinião: A medida que o HTML 5 for evoluindo, plugins como como os dado Java, deveriam sumir; isso evita dependências por parte do clientes. Mas lógico que os browsers precisão da suporte total ao html 5.

o weblogic (ao menos versões antigas) também precisa para algumas “coisinhas”.