Oi pessoal,
Tenho uma página em jsf que contém formulario, um botão inserir e outro filtrar. Logo abaixo do formulário tem uma tabela com todos os registros. Alguns campos nesse formulário são obrigatórios e estão com a propriedade “requerid=true”, então ao clicar em inserir as validações são feitas pelo próprio jsf e caso exista campos requeridos sem preenchimento, o formulário nem é submetido.
Porém uso esse mesmo formulário para fazer um filtro e mostrar dados na tabela abaixo. O usuário preenche alguns campos e clica em filtrar e então vou no banco de dados e atualizo a tabela com o filtro.
Problema:
Quando o usuário vai fazer o filtro ele preenche alguns campos de seu interesse e como alguns campos estão marcados como “requerid=true”, ao clicar em filtrar o jsf faz a validação, mostra o erro que alguns campos não estão preenchidos e o action do botao “Filtrar” nem é chamado e consequentimente o filtro não é executado.
Pergunta:
Existe alguma forma de desligar essas validações para o clique do botão filtrar? Sei que posso fazer validações dos campos no java, mas não queria perder o recurso que o jsf oferece de fazer essas validações implícitas.
Valeu pessoal.