Design patterns

Ola a todos.

talvez minha pergunta soe um pouco ignorante, mas ela vem me incomodando a algum tempo… :lol:

o q significam os design patterns?? p/ q servem no codigo??
qual a diferenca de um codigo com e outro sem design pattern??

obrigado

Olá Rafael,

Design Patterns (ou “padrões de design”) são técnicas de desenvolvimento (não necessariamente tecnologias, mas metodologias seria um termo um pouco mais apropriado) que se utilizam na engenharia de software. Cada padrão de design tras suas próprias vantagens e desvantagens, como exemplo, um dos padrões mais conhecidos é o MVC (modelo-visão-controlador) que separa um software em três “camadas”, o modelo (classes com lógica de negócios) a visão (a interface do usuário) e o controlador, que faz a comunicação entre as duas outras camadas.

Vantagens? Por exemplo: Uma vez que é possível separar as classes que controlam os negócios da aplicação (Cliente, Funcionario, etc.) da interface do usuário, é possível criar diversas interfaces para uma mesma aplicação com muito menos esforço, afinal, todo o código de negócios (cálculo de salário, buscas etc.) estará na camada “modelo”, assim, o mesmo software pode ter uma interface web, uma interface gráfica, texto, que acessam as mesmas classes de “negócio”.

Existem milhares de outros padrões, alguns bem pequenos, mas que ajudam em pequenas tarefas ou resolver problemas comuns. É uma excelente maneira de ser mais produtivo, pois você estará utilizando técnicas comprovadamente funcionais, criadas e testadas por diversos profissionais. Mas cuidado… apenas porque um padrão existe, não significa que ele deva ser usado… ele pode acabar te causando mais trabalho do que benefícios!

Esperto ter ajudado a compreender :slight_smile:
Abraço!

existem milhares de definicoes

mas a melhor

design pattern eh uma solucao para um problema que ocorre constantemente. voce vai se deparar em um problema de OO que muitas outras pessoas ja enferentaram, e encontraram uma solucao muito boa para ele…

Mais conteúdo sobre MVC recomendo acessar este link: http://www.guj.com.br/posts/list/129277.java
Vou adicionar este tópico como referência na lista de links sobre MVC que estão na primeira postagem do link que estou recomendando.
Cuidado: Não confunda MVC com CAMADAS (Layer’s). Uma coisa é MVC, outra coisa é Layer’s!
Espero ter colaborado! :wink:

Oi

Você deu uma olhada para ver de quando é este tópico?? Eu acho que ele já deve ter aprendido nesses 7 anos que se passaram… :slight_smile:

Oi André, tudo bom? :smiley:
Espero que sim e que ele volte para trazer suas experiências do passado ao presente! :smiley:
E não entenda isso como desaforo pelo amor de Deus :shock:, você é uma das pessoas a qual respeito incontestavelmente e que sempre que possível me ajudou muito com o assunto.

Obrigado por estar atento ao assunto André, felicidades e um forte abraço!

kkkkkkkkkkkk
os cara tao brincando de reviver tópico
vamo brincar também! HUAhuAhuAHU