Bom, já que começamos com discussões, então vai mais uma pergunta que leva a várias respostas legais:
Para aplicações J2SE, que tipo de controle de fluxo usar? Mais além, como fazer para garantir um Design de aplicação que lhe permita mudar facilmente a implementação de classes sem que seja preciso reescrever códigos?
Factory, AbstractFactory, etc… Até que ponto usa-las? Qual seria a sua opinião para esse tipo de desenvolvimento? Arquivos XML?
Espero ter sido claro em minhas questões, sem ter dado muitas opiniões próprias… gostaria de respostas!
Abraços!
Jujo, acho que não ficou bem claro o “que tipo de controle de fluxo usar?” você está se referindo a qual fluxo? Dados? Telas?
tb fiquei meio “avuado” :lol:
Controle de fluxo ???
não sei se entendi, mas…
-
para controlar eventos do swing eu sempre uso o MEDIATOR ajuda pra caramba ter centralizado todo o controle de eventos da sua aplicação
-
para fazer operações complexas para determinado tipo de objeto eu uso o FAÇADE
*quando tenho uma lista de operações dou um jeito de usar um CHAIN_OF-RESPONSABILITY
Pessoal, desculpe eu nao ter postado antes… mas andei ocupado…
o negocio eh o seguinte… o controle de Fluxo, eh controle de Fluxo de Telas.
essa era a idéia inicial…
Como que eu posso fazer para que minha aplicação não fique engessada … que eu posso mudar ela mais facilmente… sem que precise ficar caçando código…
não sei se fui bem claro… mas o Samuel, entendeu um pouco mais… eh por ai a idéia… Tipo um struts-config.xml…
abraços!
Então…
para eventos é Mediator na cabeça!!! depois que começei a usar a manutenção ficou muito mais simples…
uma única classe é o listener para TODOS os eventos da sua aplicação…
e dependendo do evento ela o delega para outra classe (é um mediador).
EX: na sua aplicação os eventos podem ser divididos em eventos de setup, de execução ou de alguma outra coisa…
então um mediator vai receber o evento e passar para a classe ExecuteSetup ou para a ExecuteProgram… algo assim
[quote=“Samuel_Pessorrusso”]Então…
para eventos é Mediator na cabeça!!! depois que começei a usar a manutenção ficou muito mais simples…
uma única classe é o listener para TODOS os eventos da sua aplicação…
e dependendo do evento ela o delega para outra classe (é um mediador).
EX: na sua aplicação os eventos podem ser divididos em eventos de setup, de execução ou de alguma outra coisa…
então um mediator vai receber o evento e passar para a classe ExecuteSetup ou para a ExecuteProgram… algo assim[/quote]
Isso não seria um Observer não?
Onde Vc teria varios objetos interessados em um centralizador (Observable) e este notificaria todos os Observers qnd determinado evento ocorrece? :?:
[quote=“SamuelPessorrusso”]
*quando tenho uma lista de operações dou um jeito de usar um CHAIN_OF-RESPONSABILITY[/quote]
Se estas operações de fato possuirem contextos diferentes…
Onde eu não consigo resolver determinado problema… irei requisitar quem saiba resolver passando a responsabilidade da execução…
Creio q qnd vc possui um lista de operações se não forem de contextos diferentes vc simplesmente implementa uma Fachada. Suavizando a interação do Cliente com a camada provedora de Serviços…
To totalmente de acordo com o Samuel em usar Chain qnd existem varias telas de fluxo para uma determinada requisição.
Então com o Mediator eu queria dizer eventos do SWING (clique de um botão por exemplo), agora quando são eventos de outro tipo, como por exemplo quando as propriedades de um objeto são alteradas, ai sim uso o Observer.
Bom, agora vamos a um explosinho mais prático ai para que fique bem claro!
Quem se habilita?
www.jforms.org
da uma olhada, valhe a pena…