[quote=adriano_si][quote=marcelo.bellissimo][quote=adriano_si][quote=marcelo.bellissimo][quote=Leonardo3001]Cara,
é assim: o pessoal está lhe dando (e você também está propenso a) uma receita Waterfall de fazer as coisas. Porém, uma coisa é certa na nossa área: Waterfall não funciona. Aliás, na nossa área está cheio disso: um monte de coisas que sabe-se que não funciona, mas nada de coisas que certamente funciona.
Você postou no fórum de Java Básico. Então pressuponho que você tem pouca prática com programação. Por isso, te dou um conselho: se você quer fazer um sistema de padaria, faça-o; mesmo não tendo uma ideia de como fazer, faça de qualquer jeito.
O único jeito de aprender é errando, e é nos erros que você vai entender a falta que determinada prática ou metodologia faz. Esquece essa discussão de melhor forma de fazer as coisas. Não existe receita pronta e você só vai entender o que é bom praticando.[/quote]
Não é bem por aí no mundo dos negócios… tenta chegar no seu GP e falar “vou fazer do meu jeito e não estou nem aí pras suas métricas e o seu processo”… :lol: [/quote]
Nao eh bem isso que o Leonardo quis dizer… ele quis dizer justamente sobre o “PROCESSO” e as Metricas que seu GP (Super power mega hiper formado e certificado) possui…
Ele ta falando de metodos onde voce tem uma pessoa que chuta prazos e “mede” o Software como se fosse uma coisa estatica…
Lembro da Engenharia de Software que aprendi na faculdade… A primeira comparacao que fizemos foi… “Quando voce vai construir um predio…” heueheueheuehueehuhe e eu, sem experiencia no dia a dia do negocio, acreditava em tudo como lei…
Cara… da uma lida sobre Metodologias Ageis e seja feliz…
Abracos 8)
Da pra comecar ja: http://www.manifestoagil.com.br/[/quote]
Não tem nada de chute, existem métodos muito bem definidos de se estimar custos e prazos de projetos, utilizando valores que podem ser facilmente mensurados por um bom GP…
Quem estuda metodologias ágeis sabe que o grande ponto fraco é sua falta de capacidade para determinar os riscos do projeto… agora, se você fosse uma empresa grande, com um projeto grande, utilizaria uma metodologia que não te garante os riscos? O bolso dói e não deixa, né?
GP’s super power mega hiper formados e certificados, usam esse tipo de metodologia, pois para projetos super power mega hiper complicados e grandes, o risco é super power mega hiper perigoso e grande também, pra se usar outro tipo de metodologia…
Não digo que não há mercado pra esse tipo de metodologia, sempre tem uma ou outra empresa com coragem pra arriscar, mas convenhamos que a grande maioria não compartilha dessa opinião…[/quote]
Ops…Ok, cada um trabalha do jeito que quer e eh feliz como quer… mas Oh, so pra constar… faz tempo que Principios Ageis deixaram de ser aplicados so para pequenos projetos… Podia dar uma atualizada… Falows
[EDIT] - verdade… realmente a maioria nao compartilha da opniao… Porque sera que a maioria desses projetos Hiper Ultra Mega Robutoz, Grandes e Dificeis, vivem super, hiper megas Power atrasados ??? Cara… so tem uma pessoa que saberia estimar prazos e custos… esse cara se chama CLIENTE… e esse nao sabe o que quer ate ver alguma coisa funcionando…
Falows ;)[/quote]
Eu sei disso, mas o problema é que a ideologia dos grandes empresarios ainda é aquela ideologia tapada de só fazer as coisas com certeza, e achar que tudo é previsível e exato, quando nós sabemos que não é… até essa ideologia idiota mudar, temos que conviver com essas metodologias antigas… aos poucos as ágeis vão tomando conta, assim espero…