Abri um tópico sobre programação em Assembly no fórum internacional do FreeBSD e há afirmações muito interessantes.Por exemplo, segundo o Google Tradutor, o Crivens disse que “Mas ainda existem locais onde escrever em binário é neccesary, não há nenhuma maneira ou de outra existe uma verdadeira grande vantagem em que ela paga dos problemas”. [referência:http://forums.freebsd.org/showthread.php?t=42856], o graudeejs disse que “Código binário é usado quando assembler não suporta algumas instruções de CPU ou seja assembler não é novo o suficiente. Então, eu não diria que a codificação binária é morto. Você basicamente código em asm e, em seguida, escrever instruções como seqüência de bytes.” [referência:http://forums.freebsd.org/showthread.php?t=42856]
Vocês concordam que é necessário escrever em código binário?
[quote=Vina]Concordo que é necessário aprender inglês e não depender do Google Tradutor.
Quanto à codificação binária, provavelmente deve ser usada para codificar instruções de alto desempenho em chips. Não vejo outra utilidade.[/quote]
Eu não diria que só em chips, mas desenvolvimento a nível de hardware.
Posso estar equivocado, mas deve ser nesse nível que funciona o desenvolvimento de drivers, por exemplo.
Você vai precisar escrever em assembly por exemplo, se você quiser escrever um driver para compatibilizar o hardware x para o FreeBSD. Ou então trabalhar com microchips baratos.
Ademais, eu realmente queria entender qual é essa “tara” por assembly …
Assembly é uma linguagem de programação de baixo nível, hoje voltada para programação de microcontroladores ou microprocessadores.
É específica para uma família de processadores, então você programa em assembly usando um conjunto de instruções restrito àquela arquitetura.
Então, assembly ainda é muito utilizada, mas não no ambiente de desenvolvimento “comum”.
Assembly é muito usada pra desenvolvimento em cima de hardwares que não tem muito desempenho, onde precisa se ter o máximo de desempenho possível, se aproveitando da arquitetura do hardware em questão.
Concordo com o que seu colega lhe disse que “ainda há muita programação em Assembly”, e existe mesmo, mas isso é geralmente pra coisas muito específicas e pontuais. Se você precisar “torcer o négocio até sair a última gota”, tem que ir de Assembly com certeza. Mas como eu já disse, é coisa muito pontual…
Assembly é muito legal pra aprender Arquitetura de Computadores, estudar aqueles chips 8086 e 8088, é muito bom.