Vou começar a desenvolver um software para um Laboratório.
Esse laboratório já tem um sistema de cobrança. Logo a necessidade do cliente é:
Realizar cadastro de pacientes
Realizar o cadastro de um pedido de exame vinculado a um paciente
Dar condições ao farmacêutico de digitar o resultado dos exames no programa
Dar condições dos atendentes imprimir o resultado dos exames
Dar condições do laboratório realizar pesquisas e emitir relatórios dos exames realizados
Vou desenvolver para aplicação Desktop e não vou programar para web (conforme a necessidade do cliente).
Gostaria de saber se existe alguma ferramenta que possa me auxiliar no desenvolvimento desse software…
Na finalidade de que eu não venha a esquecer nenhuma fase do projeto…
Para UML, onde vc vai desenvolver o esquema de suas classes, casos de uso, diagramas de classe e sequencia, existem diversos.
Você pode Usar o Rose da IBM (requer Licença), eu costumava usar o Jude que também é muito bom, Tem também o enterprise Architect que tb é pago.
Para modelar banco de dados pode-se usar o dbdesigner
Desenvolvimento Desktop em Java, eu recomendo o NetBeans para implementação, ele tem uma interface bem amigavel para esse tipo de desenvolvimento.
Para UML vou aceitar sua sugestão e utilizar o Jude-Community 5.4
Para a modelagem do Banco… vou aceitar sua sugestão e usar o dbDesigner…
Para o Gerenciar o Banco de Dados vou utilizar o Postogresql
Para o desenvolvimento da aplicação vou utilizar o Eclipse(versão Ganymede) pois eu já utilizo o eclipse.
Vou ter uma máquina servidora onde estará o BD. Essa máquina estará instalada com Linux-Ubuntu 9.04
Mas também gostaria de saber se existe alguma outra ferramenta que por exemplo, não me faça esquecer as ordens de cada etapa do projeto… por exemplo, que faça um cronograma, ou então que me relate quais as fases devem existir no desenvolvimento do projeto…
Entendeu?..
E caro lazaropj…
Com certeza gostaria de receber uma ajuda sua…
Moro em Pouso Alegre, MG
Meu email: manassesbc@yahoo.com.br
Cara, para desenvolvimento de aplicações desktop (Swing) sugiro que voce utilize o Netbeans. Ele possui uma paleta de componentes onde voce poder construir suas telas clicando e arrastando componentes como botões, campo de texto, area de texto, labels, etc. Olha, para a construcao das telas o NetBeans e imbativel!
[quote=Vini Fernandes]Cara, para desenvolvimento de aplicações desktop (Swing) sugiro que voce utilize o Netbeans. Ele possui uma paleta de componentes onde voce poder construir suas telas clicando e arrastando componentes como botões, campo de texto, area de texto, labels, etc. Olha, para a construcao das telas o NetBeans e imbativel!
ate mais[/quote]
Brother… não tenho nem noção como funciona o NetBeans… mas será que daria para desenvolver somente a parte das telas no NetBeans e a aplicação no Eclipse e depois juntar os dois?
Se der… como faço isso?
Ah… e gostaria de dizer também, que eu utilizo essas ferramentas(Eclipse, Jude, Postgresql) no Linux Ubuntu 9.04
Manass? Brito, tenho amigo que trabalha da forma que voce mencionou, mas eu nao recomendo, pois, tem grandes chances de que manutenção de codigo frequente exija que voce trabalhe com os dois IDEs simultaneamente. Isso não eh legal! Olha, o NetBeans nao tem grandes segredos, na verdade eu acho a interface dele mais “amigavel” do que a do Eclipse. Além do mais, ele tem uma aba chamada “Service”, na qual voce pode criar uma conexao com o seu banco de dados (PostgreSQL) e trabalhar com os dados sem sair da IDE (o que eh um saco…rsr). Não sei se existe um plug-in para o Eclipse que forneça esse serviço, o que posso afirmar eh que o MyEclipse possui isso, mas eh uma solução paga!!! Alem do mais, caso voce precise de um servidor de aplicativo, o NetBeans já vem com o Sun, chamado GlassFish.
Isso de alteração e sair substituindo os “jars” das maquinas é para quem nao conhece o Java WebStart hem… se for essa a desculpa de usar web e nao desktop, eu ficaria com o desktop mesmo. Se existir qualquer outro motivo…
O eclipse possui um plugin VE (Visual Editor) que permite trabalhar com componentes visuais assim como o Netbeans.
Funciona bem tranquilo e é gratuito.
Quanto a desktop ou web.
Precisa ver com o cliente se existe a possibilidade de se ter uma máquina para rodar o servidor de aplicação.
Porque se for rodar o servidor de aplicação na mesma máquina que a aplicação e o banco não tem sentido.
Meus caros amigos… realmente fico feliz em estar parcipando deste forum…
Conversei com o cliente e ele me informou que vai ter uma máquina somente para o banco de dados… e outras duas máquinas onde serão instalados o software…
Vou fazer uma aplicação Desktop mesmo, conforme vocês me sugeriram e estarei começando a ler alguns livros sobre Engenharia de Software… daqui a algum tempo vou citar meus conhecimentos estudados sobre esse assunto.
Só gostaria de saber como consigo o plugin VE (Visual Editor) para o Eclipse? E como é a utilização do Java WebStart?
Preciso muito de ajuda e sugestões. Por favor, enviem sugestões.