Bom dia galera! Tudo bem?
Eu recebi uma proposta para um sistema de validação de NF-e na Receita Federal, porém, eu não faço ideia de como posso começar a fazer isto!
A única coisa que eu sei é que eu devo gerar um arquivo XML e enviar para a Receita, que responderá se está correto ou não.
Gostaria de saber qual é o processo, ou seja, quais são os passos que devem ser seguidos para que eu valide esta nota e saiba se ela existe ou não.
Alguém pode me ajudar com isto? Procurei na internet mas não achei nada muito claro
Obrigado pela atenção de vocês!!
Se puder de uma olhada neste material que foi quando comecei com NF-e há um ano atrás, foi criado por mim e mim esclareceu muitas dúvidas.
http://www.javac.com.br/jc/posts/list/263.page
Muito obrigado pela ajuda!!
O artigo é muito bom!
Só tenho uma dúvida, meu aplicativo será somente de validação de NF-e, isto é, o usuário irá entrar com um arqvui em XML e eu enviarei para a Receita verificando se está correto ou não. Eu não vou precisar fazer mais nada além disso né (tipo a parte de geração de XML, cancelamento, inutilização)… somente validar mesmo né?
Obrigado
Você terá duas validações que é a validação local com os XSD que a Sefaz disponibiliza e terá a validação realizada pela SEFAZ.
A validação local irá verificar estrutura do XML.
A Validação da Sefaz irá validar os dados contidos na NF-e.
Lá no link que informei tem todos os passos e as classes prontas para cada passo e um projeto também já feito no eclipse somente para importar e usar.
Acho que estou começando a tomar gosto pela coisa hehehehe
Eu entendi todo o processo então!
Agora, só mais uma dúvida.
Na verdade, isto é mais cheirando a dica do que dúvida!
Eu vou precisar guardar um back-up destas NF-e em um banco de dados. O que você me recomenda?
- Desmembrar o XML e armazenar campo-a-campo; ou
- Guardar o arquivo inteiro no banco de dados?
Ou ambas as soluções?
Obrigado!!
No sistema armazeno somente alguns campos mais usados no banco e guardo em uma pasta o XML a ser utilizado.
Deixo o arquivo físico em um diretório, mas é tranquilo fazer ambas as soluções que você questionou, depende muito de cada necessidade.