Desenvolvimento de sistema de controle de Estoque

Gostaria de desenvolver um sistema de controle de estoque com cadastros de cliente, fornecedor, produtos e pedidos de venda. Posso fazer isso no JavaFX ou devo usar Swing? Qual o gerenciador de banco de dados recomendado para isto?

Nunca fiz isso no Java e vai ser uma empreitada grande. Vocês me recomendam algum SQL em particular para isto?

Quem quiser adotar a empreitada será bem aceito!
Um abraço ao pessoal da GUJ,
Ronaldo

Oi @anyblueangel3,

Não acho que há informação suficiente na sua pergunta para alguém ter bons argumentos pra te sugerir qualquer coisa.

Para quem é o cadastro? Você quer aprender? É para um cliente específico que está te pagando? É um software de “caixinha” pra vender?

Quais os recursos principais que esse sistema terá? Onde precisa rodar (windows, mobile, web)?

Quantos usuários terá? Qual o volume de informação processada?

Por que tá sugerindo tecnologias desktop, alguma restrição contra web?

Qual a sua experiência com esse domínio e com tecnologia?

Acho que respondendo esse tipo de pergunta te ajuda a limitar e dirigir suas opções.

1 curtida

Legal a sua iniciativa, e vou responder todas as perguntas.
O programa é de finalidade didática, mas com aproveitamento como software de caixinha. Não tenho restrições a web, adoraria ver esse programa rodando no Chrome ou Edge, mas nunca fiz nada parecido. Sou programador da década de 1990 de clipper summer 87. E estou estudando um livro muito bom (Java para iniciantes de Herbert Schildt). Não tem ninguém me pagando para fazer isto, mas se ficar bom eu lanço no mercado, mesmo que seja quase de graça. Estou estudando Kotlin para desenvolver aplicativos mobile, mas isto não tem nada a ver com minha proposta inicial.

O volume que eu gostaria de processar neste sistema é uma empresa com mil produtos, mil clientes, mil fornecedores, e mil pedidos mensais. É mera especulação, só para ter uma idéia. Os clientes e fornecedores podem ser pessoas físicas ou jurídicas. Gostaria que fosse multiusuário, mas isso é uma briga muito grande para quem nunca desenvolver um sistema java. Fica para depois.

Estou aqui para conversarmos, obrigado pela sua atenção,
Ronaldo

Tanto em Swing quanto em JavaFX funcionam, mas recomendo usar JavaFX por ser mais moderno e ter mais recursos. E tambem o Swing chegou a um ponto de maturidade que não tem mais correções, nem atualizações e a Oracle em versões futuras irá descontinuar.

Se for usar JavaFX
1.Instala SceneBuilder https://gluonhq.com/products/scene-builder/ pra fazer as telas (tá uma delicia usa-lo)

2.Fazer em varias camadas (Servidor conversa com Banco de Dados e Cliente JavaFX conversa com o Servidor).
Usar um pool de conexões no Servidor para ligar com o Banco de Dados é uma boa pratica.

3.Banco de Dados modelo relacional

• PostgreSQL << é muito bom !
  • MySQL << já tem uma certa fama
  • Embutido (H2, HyperSQL, Derby,etc) << São bem limitados,mas dependendo do projeto vão bem.

Banco de Dados NOSQL para ERP tambem

Vale a pena dar uma olhada tambem em Java RMI. (Esse eu uso sem moderação)

Se fazer assim, poderá tanto usar em clientes pequenos, medios e grandes, fazendo pequenas alterações de configurações internas.

Sei que suas duvidas estão no Java e não nisso tudo que estou colocando aqui, mas falo por experiencia de décadas.

Por mais que alguns falam que não existe produtividade em Java para sistemas ERP, se comparar o uso de Java estando no começo com Delphi, VB por exemplo, em Java será mais lento. Mas depois de entender os conceitos a produtividade em Java tende a aumentar e muito, mas isso depende sempre de cada um, do seu esforço e sua inteligencia.

Depois de terminado as vantagens do Java sobrepõem os demais, justamente pela segurança, a forte comunidade mundial, portabilidade, e claro ótimo pra dar manutenção.

Imaginar que se tenha uma sistema distribuido em diferentes sistemas operacionais e saber que o erro que dará neles será o mesmo, isso realmente e’ incrível.

2 curtidas