Desenvolvimento agil

Ola pessoal,

Semana passada e esta semana eu tive um serie de cursos e workshops com o Henrik Kniberg da consultoria Crisp. Ele eh tipo expert em desenvolvimento agile, eh consultor, palestrante e ja publicou muitos livros sobre desenvolvimento agil.
Henrik tb eh autor do livro Scrum and XP from the trenches que pode ser baixado gratuitamente em:

O livro inclusive tem traducao pra portugues.

Atualmente nos trabalhamos com scrum aqui na empresa, ele apontou alguns problemas que nos temos por aqui e nos estamos num processo agora de achar solucoes pra melhorar o nosso processo de desenvolvimento, durante esses workshops ele nos apresentou o Kanban. Nao vou ficar entrando muito em detalhes sobre o Kanban, tem um artigo bom aqui http://www.infoq.com/articles/hiranabe-lean-agile-kanban .

Eu gostaria de ouvir a experiencia de vcs, vcs usam Kanban? Scrum? Mudaram de Scrum pra Kanban?

//Daniel

Há quase 2 anos usamos Kanban por aqui. As features estão sempre priorizadas e o o fluxo de desenvolvimento se resume em pegar a próxima feature mais importante para implementar, obedecendo o limite de WIP (Work in Progress).

Funciona muito bem principalmente porque não ficamos presos a iterações. Fazemos stand-ups diariamente e planejamento/retrospectiva/review/release acontecem por demanda, a qualquer momento que julguemos necessário. Exige uma disciplina ainda maior do que Scrum, mas no final das contas vale a pena: não perdemos tempo com cerimônias “obrigatórias” e resolvemos problemas assim que eles aparecem. No nosso caso isso se traduz em releases ainda mais frequentes.

s4nchez,

Essa abordagem por features seria algo como o Feature Driven Development?

E como vcs fazem com os artefatos? Eles são bem definidos ou vcs usam o que precisar?

Por último, vcs usam TDD para testes e UML para modelagem?

Vlw.

[quote=DanielGimenes]Essa abordagem por features seria algo como o Feature Driven Development?
[/quote]
Não. A gente trata como feature qualquer coisa que traga valor para o cliente, mas não seguimos FDD

Código é o principal artefato. Para o resto usamos um Wiki. Trabalhamos em duplas e próximos de testadores e analistas diariamente, então não há razão para ficar criando muita coisa.

Usamos TDD tanto para comunicarmos em alto nível (testes de aceitação com FitNesse) quanto o tradicional usando teste de unidade. Há mais de 5 anos não sei o que é UML. Usamos quadro branco para discutir arquitetura quando surge algum problema cabeludo, mas no geral a modelagem é baseada em testes mesmo.

puxa, que legal!

ainda quero trabalhar em uma empresa que use métodos ágeis.

Obrigado pela info.

[[]]'s
Daniel