Desenvolver Web com Java de modo fácil

Olá,

Eu não gostei de utilizar o jsf com suas tags. Eu gostaria de estelizar as minhas próprias páginas com CSS e Javascript, e não usar os PrimeFaces, RichFaces e derivados.
Por exemplo, se eu crio um formulário com jsf, é muito complicado eu estelizar o formulário com css e jquery. Eu queria utilizar as próprias tags HTML normal, pois assim, fica fácil eu fazer a manutenção com o jquery e css. Há alguma forma de poder programar Java dessa forma ?

Use frameworks Action-Based (VRaptor, Spring MVC, Struts) ou nenhum

Nenhum ? Se eu usar nenhum eu não consigo fazer com Java!

Por que não? Tem muito framework web que faz pouca coisa, Struts 1 que eu conheço é um deles, maior parte das facilidades dele não serve mais pq tem coisa melhor já por padrão e nada impede você de continuar a usar as mesmas libs que ele usa como Apache Commons e Tiles, e outras não relacionadas como Hibernate

Mas já falei, se quer controle sobre as tags e usar um framework web tem que ser com os Action-Based. Os baseados em componentes lhe forçam a usar os componentes prontos deles com o padrão de tags deles

Quando ele diz nenhum ele quer dizer usar Serlvets + JSP na unha. Um outro framework que eu achei interessante (mas não experimentei ainda) é o Mentawai.

Spring+Apache Wicket

pessoal, entrando um pouco na discussão, qual o melhor framework para um iniciante começar a estudar?

Essa eh a pergunta de 1 milhão de dolares.

O meu pensamento é que não existe um framework melhor…

Para iniciante, caso nao conheça nada, eu recomento a estudar Servlets e Jsp antes de partir pra frameworks.

Depois dessa etapa, pode ir para várias opções:

JSF, SPring MVC, Stripes, Wicket, dentre outros…

Com o tempo vc vai achar o melhor framework, para vc ou para um projeto específico…