Desenvolver Sistemas JSP sem Utilizar Servlet

Bom dia Galera…
To estudano JSP para que futuramente eu consiga desenvolver sistemas WEB com java, mas eu to vendo que “Servlet” da muito erro, ai me surgiu uma dúvida, é possível desenvolver sistemas JSP sem utilizar Servlet???

Anderson,

JSP é compilado em Servlets.

Você pode criar um sistema todo baseado em jsps, porém, no final das contas, serão todos servlets. =)

Isso de “Servlet dá muito problema” não existe. =)

Abraço.

Você quer programar sem ter que enfrentar nenhum erro? Aí fica difícil…

[quote=fabiozoroastro]Anderson,

Você pode criar um sistema todo baseado em jsps, porém, no final das contas, serão todos servlets. =)

Abraço.[/quote]

Deixa eu ver se entendi, o Servlet existe implicitamente de todo jeito dentro de sistemas WEB JSP certo??
Você desenvolvendo Servlet ou não ele estará lá??

Eu citei que servlet da muito erro é por que eu to seguindo uma apostila da Caelum ai lá o professor está mapeando um Servlet dentro do arquivo WEB.XML, mais aqui no meu Ecplise ele não aceita… kkkkkkkk

Então é possível desenvolver um sistema todo com JSP sem utilizar Servlet, mas implicitamente o Servlet estará lá?? É isso mesmo ou eu entendi errado???

A questão não é essa, eu sei que programação da erro, mas minha dúvida é se tem como desenvolver sistemas WEB sem Servlet, só isso!!

Como disse o fabiozoroastro, tudo no final das contas é servlet.

Hoje em dia quase não se usa mais “servlet puro” para desenvolver sistemas web.

Existem diversos frameworks pra tornar o desenvolvimento web menos complicado e mais produtivo, como Struts, JSF, Spring MVC e etc…

Flws.

[quote=Anderson S.][quote=fabiozoroastro]Anderson,

Abraço.[/quote]

Deixa eu ver se entendi… [/quote]

Anderson, exatamente.

Os frameworks de mercado possuem implementações genéricas, abstrações, padrões e vários recursos mas no fim sempre haverá um servlet(pelo menos um) orquestrando as chamadas das ações.

Reforçando, no caso do JSP, ele compila o JSP e gera uma classe .class(que será um servlet).

Abraços.

[quote=fabiozoroastro][quote=Anderson S.][quote=fabiozoroastro]Anderson,

Abraço.[/quote]

Anderson, exatamente.

Os frameworks de mercado possuem implementações genéricas, abstrações, padrões e vários recursos mas no fim sempre haverá um servlet(pelo menos um) orquestrando as chamadas das ações.

Reforçando, no caso do JSP, ele compila o JSP e gera uma classe .java(que será um servlet).

Abraços.[/quote]

A tha, então quer dizer que posso desenvolver o sistema todo em JSP juntamente com DAO certo??
Não preciso quebrar a cabeça desenvoovendo Servlet certo??
ou estou enganado, de todo jeito eu tenho que desenvolver um Servlet?? Ou não precisa??

[quote=Anderson S.][quote=fabiozoroastro][quote=Anderson S.][quote=fabiozoroastro]Anderson,

Abraço.[/quote]

Anderson, exatamente.

Reforçando, no caso do JSP, ele compila o JSP e gera uma classe .java(que será um servlet).

Abraços.[/quote]

A tha, então quer dizer que posso desenvolver o sistema todo em JSP juntamente com DAO certo??
ou estou enganado, de todo jeito eu tenho que desenvolver um Servlet?? Ou não precisa??[/quote]

Fala Anderson, beleza?

É possível desenvolver só em JSP, mas por baixo, os containers web irão transformar os JSPs em Servlet.
É possível você fazer tudo diretamente no JSP (inclusive regras de negócio e conexão com o BD), mas dificilmente você verá isso em algum lugar, pois isso torna a manutenção extremamente difícil (inclusive acho que você não deve fazer isso).

Os frameworks servem para facilitar isso, mas entender o que acontece nunca é demais.

Aconselho você a ler o livro Use a Cabeça!: JSP & Servlets da kathy sierra, que tem uma didática espetacular.

abraços e bons estudos.

Pode fazer todo em JSP sim.

Porém, como você está fazendo essa app apenas para estudos(pelo que entendi) eu aconselho a você utilizar JSP e servlet para você aprender mais. =)

Abraço.

[quote=fabiozoroastro]Pode fazer todo em JSP sim.

Porém, como você está fazendo essa app apenas para estudos(pelo que entendi) eu aconselho a você utilizar JSP e servlet para você aprender mais. =)

Abraço.[/quote]

Obrigado, estou estudando por que no mercado, JSP está em alta…

[quote=mabiel][quote=Anderson S.][quote=fabiozoroastro][quote=Anderson S.][quote=fabiozoroastro]Anderson,

Abraço.[/quote]

Anderson, exatamente.

Abraços.[/quote]

ou estou enganado, de todo jeito eu tenho que desenvolver um Servlet?? Ou não precisa??[/quote]

Fala Anderson, beleza?

É possível desenvolver só em JSP, mas por baixo, os containers web irão transformar os JSPs em Servlet.
É possível você fazer tudo diretamente no JSP (inclusive regras de negócio e conexão com o BD), mas dificilmente você verá isso em algum lugar, pois isso torna a manutenção extremamente difícil (inclusive acho que você não deve fazer isso).

Os frameworks servem para facilitar isso, mas entender o que acontece nunca é demais.

Aconselho você a ler o livro Use a Cabeça!: JSP & Servlets da kathy sierra, que tem uma didática espetacular.

abraços e bons estudos.[/quote]

Ok, Entendi falando do JSP eu estou querendo aprender a desenvolver em MVC, ou seja irei colocar a parde de Banco de Dados no pacote DAO, os Bens que são as classes que representam minha tabela do banco de dados em outro pacote, cujo nome pode ser Negocio, e o JSP em outro pacote, no pacote do JSP só vai codigo HTML e JSP nada de conexão com ol Banco de dados, acho que está lógica está certa ou não???
Existe algum erro ou controvercia no que eu falei acima??

Siobre o livro, no momento estou sem “Capital” para compra-lo, sendo assim, você tem ele ai em PDF, ou sabe de um link na interner que o forneca???

[quote=Anderson S.][quote=fabiozoroastro]Pode fazer todo em JSP sim.

Abraço.[/quote]

Obrigado, estou estudando por que no mercado, JSP está em alta…[/quote]
Se é esse o motivo, então recomendo fortemente que aprenda a usar jsp com servlets e aprenda os frameworks mais usados para esse tratamento: JSF, Spring e Struts (este último parece que está caindo em desuso).

Ao programar apenas com JSP, entre desenvolvedores java, é uma prática pouco aconselhada, mas totalmente possível.