Bom dia Galera…
To estudano JSP para que futuramente eu consiga desenvolver sistemas WEB com java, mas eu to vendo que “Servlet” da muito erro, ai me surgiu uma dúvida, é possível desenvolver sistemas JSP sem utilizar Servlet???
Anderson,
JSP é compilado em Servlets.
Você pode criar um sistema todo baseado em jsps, porém, no final das contas, serão todos servlets. =)
Isso de “Servlet dá muito problema” não existe. =)
Abraço.
Você quer programar sem ter que enfrentar nenhum erro? Aí fica difícil…
[quote=fabiozoroastro]Anderson,
Você pode criar um sistema todo baseado em jsps, porém, no final das contas, serão todos servlets. =)
Abraço.[/quote]
Deixa eu ver se entendi, o Servlet existe implicitamente de todo jeito dentro de sistemas WEB JSP certo??
Você desenvolvendo Servlet ou não ele estará lá??
Eu citei que servlet da muito erro é por que eu to seguindo uma apostila da Caelum ai lá o professor está mapeando um Servlet dentro do arquivo WEB.XML, mais aqui no meu Ecplise ele não aceita… kkkkkkkk
Então é possível desenvolver um sistema todo com JSP sem utilizar Servlet, mas implicitamente o Servlet estará lá?? É isso mesmo ou eu entendi errado???
A questão não é essa, eu sei que programação da erro, mas minha dúvida é se tem como desenvolver sistemas WEB sem Servlet, só isso!!
Como disse o fabiozoroastro, tudo no final das contas é servlet.
Hoje em dia quase não se usa mais “servlet puro” para desenvolver sistemas web.
Existem diversos frameworks pra tornar o desenvolvimento web menos complicado e mais produtivo, como Struts, JSF, Spring MVC e etc…
Flws.
[quote=Anderson S.][quote=fabiozoroastro]Anderson,
Abraço.[/quote]
Deixa eu ver se entendi… [/quote]
Anderson, exatamente.
Os frameworks de mercado possuem implementações genéricas, abstrações, padrões e vários recursos mas no fim sempre haverá um servlet(pelo menos um) orquestrando as chamadas das ações.
Reforçando, no caso do JSP, ele compila o JSP e gera uma classe .class(que será um servlet).
Abraços.
[quote=fabiozoroastro][quote=Anderson S.][quote=fabiozoroastro]Anderson,
Abraço.[/quote]
Anderson, exatamente.
Os frameworks de mercado possuem implementações genéricas, abstrações, padrões e vários recursos mas no fim sempre haverá um servlet(pelo menos um) orquestrando as chamadas das ações.
Reforçando, no caso do JSP, ele compila o JSP e gera uma classe .java(que será um servlet).
Abraços.[/quote]
A tha, então quer dizer que posso desenvolver o sistema todo em JSP juntamente com DAO certo??
Não preciso quebrar a cabeça desenvoovendo Servlet certo??
ou estou enganado, de todo jeito eu tenho que desenvolver um Servlet?? Ou não precisa??
[quote=Anderson S.][quote=fabiozoroastro][quote=Anderson S.][quote=fabiozoroastro]Anderson,
Abraço.[/quote]
Anderson, exatamente.
Reforçando, no caso do JSP, ele compila o JSP e gera uma classe .java(que será um servlet).
Abraços.[/quote]
A tha, então quer dizer que posso desenvolver o sistema todo em JSP juntamente com DAO certo??
ou estou enganado, de todo jeito eu tenho que desenvolver um Servlet?? Ou não precisa??[/quote]
Fala Anderson, beleza?
É possível desenvolver só em JSP, mas por baixo, os containers web irão transformar os JSPs em Servlet.
É possível você fazer tudo diretamente no JSP (inclusive regras de negócio e conexão com o BD), mas dificilmente você verá isso em algum lugar, pois isso torna a manutenção extremamente difícil (inclusive acho que você não deve fazer isso).
Os frameworks servem para facilitar isso, mas entender o que acontece nunca é demais.
Aconselho você a ler o livro Use a Cabeça!: JSP & Servlets da kathy sierra, que tem uma didática espetacular.
abraços e bons estudos.
Pode fazer todo em JSP sim.
Porém, como você está fazendo essa app apenas para estudos(pelo que entendi) eu aconselho a você utilizar JSP e servlet para você aprender mais. =)
Abraço.
[quote=fabiozoroastro]Pode fazer todo em JSP sim.
Porém, como você está fazendo essa app apenas para estudos(pelo que entendi) eu aconselho a você utilizar JSP e servlet para você aprender mais. =)
Abraço.[/quote]
Obrigado, estou estudando por que no mercado, JSP está em alta…
[quote=mabiel][quote=Anderson S.][quote=fabiozoroastro][quote=Anderson S.][quote=fabiozoroastro]Anderson,
Abraço.[/quote]
Anderson, exatamente.
Abraços.[/quote]
ou estou enganado, de todo jeito eu tenho que desenvolver um Servlet?? Ou não precisa??[/quote]
Fala Anderson, beleza?
É possível desenvolver só em JSP, mas por baixo, os containers web irão transformar os JSPs em Servlet.
É possível você fazer tudo diretamente no JSP (inclusive regras de negócio e conexão com o BD), mas dificilmente você verá isso em algum lugar, pois isso torna a manutenção extremamente difícil (inclusive acho que você não deve fazer isso).
Os frameworks servem para facilitar isso, mas entender o que acontece nunca é demais.
Aconselho você a ler o livro Use a Cabeça!: JSP & Servlets da kathy sierra, que tem uma didática espetacular.
abraços e bons estudos.[/quote]
Ok, Entendi falando do JSP eu estou querendo aprender a desenvolver em MVC, ou seja irei colocar a parde de Banco de Dados no pacote DAO, os Bens que são as classes que representam minha tabela do banco de dados em outro pacote, cujo nome pode ser Negocio, e o JSP em outro pacote, no pacote do JSP só vai codigo HTML e JSP nada de conexão com ol Banco de dados, acho que está lógica está certa ou não???
Existe algum erro ou controvercia no que eu falei acima??
Siobre o livro, no momento estou sem “Capital” para compra-lo, sendo assim, você tem ele ai em PDF, ou sabe de um link na interner que o forneca???
[quote=Anderson S.][quote=fabiozoroastro]Pode fazer todo em JSP sim.
Abraço.[/quote]
Obrigado, estou estudando por que no mercado, JSP está em alta…[/quote]
Se é esse o motivo, então recomendo fortemente que aprenda a usar jsp com servlets e aprenda os frameworks mais usados para esse tratamento: JSF, Spring e Struts (este último parece que está caindo em desuso).
Ao programar apenas com JSP, entre desenvolvedores java, é uma prática pouco aconselhada, mas totalmente possível.