Desenvolver Aplicativos

Beleza galera, gostaria de tirar uma dúvida.

Galera eu gosto muito de programação e quero trabalhar com isso, uma área que chama minha atenção é a area de aplicativos, porém eu ouvi falar que para desenvolver aplicativos não é necessário tanta programação, é mais clicar e arrastar gostaria de saber se isso é verdade. Outra coisa que eu gostaria de saber é se quem desenvolve aplicativos consegue, por exemplo, desenvolver um software comercial para gerenciar uma empresa. Galera desde já agradeço pela atenção.

Eu não trabalho com isso, sou desenvolvedor por hobbie, então não tome minha palavra como verdade.

Primeiramente, um programador que faz aplicativos é um programador como qualquer outro, dito isto.

Existe sim uma facilidade de se fazer a parte gráfica(GUI) dos aplicativos, agora, a programação é a mesma tanto em desktops, mobile, e servidores, o que muda é a complexidade do programa de acordo com as funcionalidades do mesmo e a quantidade de coisas já feitas que você vai encontrar pelo caminho.

Um programador de aplicativos é perfeitamente capaz de fazer um software corporativo, desde que ele saiba os princípios de programação(as IDEs usadas no desenvolvimento de aplicativos meio que fazem uma boa parte do trabalho por você), um software corporativo é muito mais complexo que um aplicativo, existem muitas bibliotecas prontas para desenvolvimento de aplicativos(se levar em consideração que a maioria dos SOs mobile tem uma linguagem padrão, não é difícil imaginar a quantidade de coisa desenvolvida em torno de tal ambiente), já em softwares corporativos algumas coisas você vai ter que implementar na unha, porque as libs que existem não são boas pro que você precisa ou porque tem uma licença paga, ou restritiva, etc.

Basicamente é isso, pode começar no mobile ou no desktop(ou até nos servers), o importante é começar, a diferença é que um programador de aplicativos usa mais coisas prontas, enquanto um programador desktop costuma fazer mais suas ferramentas(pela fragmentação de linguagens).

muitos programadores investem tempo para dominar linguagens, bibliotecas e ferramentas.

porem desenvolver uma aplicação demanda uma noção de negocios ou oportunidade, alem da tecnica.

se vc usa software, vc tem noçao do que é bom, do que é facil de usar, etc. interfaces boas e ruins estão ai aos montes.

usar ferramentas que aceleram o desenvolvimento ajudam a vc transportae o negocio para o codigo. por dentro pode ser ruim ( ou talvez aceitavel ) mas isso vc pode arrumar depois (se possivel).

Aplicativos casuais qualquer jovem empolgado em aprender corretamente pode criar sozinho.

Aplicações corporativas o cidadão tem que começar já tendo pessoas experientes na equipe e ir vivenciando a experiencia do cliente real. É muito mais orientado ao negócio do que a tecnologia.

Lógico que não são só essas situações, as atuações na área são muito variadas. Importante é partir de um objetivo concreto inicial.

Storyboards no iOS ajuda a criar apenas a view (até porque, você não quer ficar que nem Android, criando uma versão de código pra cada combinação de tela), ainda resta o model e controller.

Se vc possui milhares de clientes satisfeitos com sua app, não vejo porque não poderia criar um sistema corporativo. Consumidores são mais exigentes que funcionários de empresa, isso significa que desenvolver um app popular precisa de um conjunto de conhecimentos diversificado, estou falando de programação, UX, marketing e business.

Funcionários de empresas são literalmente pagos pra usar qualquer porcaria sem reclamar, então um software desenvolvido por estagiários acaba sendo suficiente na maioria das vezes.

O funcionário operador é só um escravo mesmo que vai ter que usar goela abaixo seja lá o que for. As exigencias sobre o sistema vem da diretoria.

Editei meu post porque pensando bem, acho que escravos não recebiam salário.

Sim, a diretoria provavelmente comunica entre si por meio de apps instaladas no seu iPhone pessoal e criptografado, enquanto isso os funcionários são obrigados a usar software medíocre feito por estagiários ou infestado com spyware. Que maldade…

Tranquilo, não levei ao pé da letra.

mais ou menos

empresas investem pra resolver um problema. por acaso alguem ofereceu aquele sistema web doido cobrando duzentão e alguem achou q valia pagar ( e tem gente interessada no meio ).

o que não quer dizer que resolveu o problema. as vezes cria novos